Design

Com 3 décadas de vida, Fino Sabor redesenha sua marca e posicionamento com Danke Design

Por Redação

06/11/2023 15h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A Fino Sabor é uma tradicional empresa de doces e salgados de Sobral/CE criada em 1992

A Fino Sabor havia acabado de completar 30 anos e estava em obra com um novo projeto de arquitetura. A ideia era tornar o local aconchegante, contemporâneo, mas ter um ar clássico, que pudesse remeter a essa tradição que a empresa tem. Após uma pesquisa com os consumidores, com o principal intuito de entender a conexão que eles tem com a marca e qual diferencial eles enxergam, ficou claro que as receitas dos doces, salgados e bolos, junto com o fato de ser uma empresa familiar e tradicional, faz uma diferença enorme na decisão de compra.

“Vilma nos procurou para um delicioso desafio, ajudar a modernizar a marca, sem perder toda a história que a trouxe até os dias de hoje. Ela mencionou dois pontos que foram muito importantes para o projeto, o amor e dedicação que sua mãe, carinhosamente apelidada de Dona Côta tinha pela empresa e suas receitas, e o desejo que Vilma tem por perpetuar o legado de sua vó e sua mãe”, conta Rafael, Fundador e Diretor Criativo da Danke.

“O processo que o Rafa e a Danke utiliza para conduzir o projeto é maravilhoso, eles conseguiram extrair todo o sentimento que ao meu ver, fez com que a Fino Sabor fosse e seja tão relevante na cidade até os dias de hoje. O de ser acolhedora, tratar as pessoas com simplicidade e ter receitas caseiras que as famílias Sobralenses conhecem”, destaca Vilma, Proprietária da Fino Sabor.

Com isso em mente, a Danke desenhou uma marca a partir do conceito “Gostoso como um abraço de vó”, no intuito de dar luz ao sentimento que as pessoas tem por sua avó, uma pessoa que geralmente tem as melhores receitas, conselhos sábios, afeto de sobra e momentos que geralmente são lembrados pra sempre.

“Ouvimos/lemos de vários entrevistados, que eles iam com o seus pais e/ou avós, ou que levam os netos lá pois já levaram os filhos, que sentem que lá são acolhidos como pessoas da família. Esse contexto familiar precisava vir à tona no posicionamento, nessa etapa do projeto, a gente ainda está aprendendo sobre a marca e começando a desenhar a estratégia, sem nenhum rabisco ou criação gráfica”, ressalta Rafael.


Isso se transformou em uma identidade transparente, leve e sem itens desnecessários. O logotipo com um desenho simples mas com personalidade, junta-se a selinhos com frases que transbordam afeto e carinho.

Antes
Depois

“No meio do processo, dona Côta faleceu. Sentimos que poderíamos fazer uma homenagem para ela e, junto com o Raphael Freire, um designer e ilustrador que sempre trabalha conosco, criamos uma pintura em aquarela de uma foto dela. Foi um momento emocionante quando na apresentação da marca, também apresentamos essa imagem que hoje está na parede de entrada da empresa”, finaliza Rafael.