Companhia incrementa volumes e market share e fecha o balanço de 2023 com lucro de R$ 889 milhões
Com 55 lançamentos de massas e biscoitos realizados ao longo de 2023 e campanhas premiadas nas mídias on e off line, a M. Dias Branco, líder nacional nas duas categorias, fechou o ano de 2023 com lucro líquido anual de R$ 889 milhões, 84,5% acima do ano anterior. Somente no quarto trimestre (4T23), o lucro líquido alcançou R$ 342 milhões, ou vinte e duas vezes acima do registrado no mesmo período de 2022. A Receita Líquida da companhia alcançou R$ 10,84 bilhões em 2023, também um recorde histórico.
“É o resultado principalmente de expansão dos volumes vendidos (+4%) e do preço médio (+2,9%)”, explica Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco.
A companhia, presente no varejo de todo o país com biscoitos, massas, farinhas e margarinas, tem feito investimentos expressivos em marketing, seja para fortalecimento das principais marcas -Vitarella, Piraquê, Adria, Isabela, Fortaleza, Richester, Jasmine e Finna -, seja para renovação de portfólio e lançamento de produtos inovadores. Somente com os lançamentos dos últimos 24 meses, a M. Dias Branco conseguiu um incremento de receita de R$ 299,5 milhões ao longo de 2023.
Ao longo de 2023, a M. Dias Branco seguiu com a estratégia de fortalecimento das principais marcas, com destaque para as campanhas Parece igual, mas tem diferença (Vitarella); Neologios, da Adria, com Claude Troisgros; Isso tem um Quê de Piraquê e Família Maltado, da Piraquê, com Ludmilla; e Tem Isabela, tem história pra contar, da Isabela, marca de massas e biscoitos focada na região Sul.
Um dos destaques foi Piraquê, marca adquirida pela M. Dias Branco em 2018 e que tem tido crescimento acelerado em itens estratégicos, como cookies e wafers.
“Com o processo de nacionalização, Piraquê é hoje a segunda maior marca da companhia, atrás apenas de Vitarella, com receita líquida que chegou a R$ 1,2 bilhão no ano passado”, destaca Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco.
Entre as várias ações realizadas no ano passado, Piraquê recebeu dois Leões de bronze em Cannes com a campanha “Aceitar Cookies de Verdade”, criada pela Lew’Lara\TBWA.
Em massas, categoria em que a empresa também é líder nacional, houve crescimento principalmente nas subcategorias de massa comum e massa com ovos. O destaque é Adria, Topof Mind nacional pelo quarto ano (Datafolha).
“Embora o portfólio com maior valor agregado esteja trazendo contribuições significativas, não estamos descuidando das marcas mais populares. No 4T23, destacamos o retorno das marcas de baixo preço ao canal Cash & Cary, importante para o crescimento dos volumes nas regiões Norte e Nordeste”, pontua Cefaly.