Nova governança separa decisões estratégicas e operacionais para fortalecer gestão e expandir negócios no Nordeste e no Brasil
No ano em que celebra nove décadas de existência, o Grupo JCPM anuncia mudanças na sua estrutura organizacional. As decisões estratégicas passam a ser concentradas na holding JCPMPar – Participações e Empreendimentos S.A, que terá um Conselho de Administração formado por seis integrantes.
Fazem parte dos negócios liderados pela holding empresas dos segmentos de Shopping Center, Construções, Incorporação e Ativos Imobiliários, Comunicação, com o Sistema Jornal do Commércio (TV, Rádio, Jornal e Digital) e Compromisso Social (Instituto JCPM e Fundação Pedro Paes Mendonça).
“O foco principal é ter uma estrutura focada na operação. As decisões estratégicas sobre investimentos, ampliação, possíveis aquisições ficam com o Conselho ligado à JCPMPar Participações e Empreendimentos S.A. Uma área vai cuidar de ‘coisas’, construção, dos empresariais, e a outra vai cuidar de pessoas, que é a divisão de shoppings. O executivo de Shoppings precisa gostar de gente. Esse é o principal ativo do setor. E ele precisa estar direcionado e focado nisso. Antes, havia, de certa forma, duplicidade nos papéis e entendemos que deixar a divisão de shoppings com uma gestão focada seria mais produtivo”, diz João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.
Hoje, o grupo ocupa a liderança no Nordeste no segmento de shopping e se posiciona como o quarto maior do Brasil. Participa de 11 empreendimentos que somam 640 mil m² de ABL geral, dos quais 500 mil m² são próprios, com cerca de 3,2 mil lojistas presentes. Na capital pernambucana, estão Shopping Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e RioMar Recife; em Fortaleza, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy. Em Sergipe, o RioMar Aracaju e o Jardins; em Salvador, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.
O Conselho será presidido por João Carlos Paes Mendonça e terá como membros João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho, Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, Jaime Queiroz Filho, vice-presidente do Conselho, e Marcelo Silva, conselheiro independente.
Os negócios relacionados ao setor de shopping ficarão concentrados na empresa JCPM Shopping Centers – que passa a contar com um CEO dedicado integralmente à operação do segmento, consolidando um modelo de gestão mais focado no negócio e proporcionando maior padrão nas operações nos diferentes estados de atuação (Pernambuco, Sergipe, Bahia e Ceará).
Para a função de CEO da Shopping Centers, o Grupo anuncia Sérgio Moraes Vieira Filho, 43 anos, pernambucano que iniciou sua carreira em 2002, na Coca-Cola Solar, com atuação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A partir de 2016, passou a atuar fora do Brasil, na Coca-Cola Hellenic, na Nigéria, passando pela Multon, uma joint venture da The Coca-Cola Company, com sede na Rússia e abrangência em 12 países da região. Na Multon exerceu a presidência e foi membro do Conselho. Sérgio deixa a vice-presidência da The Coca-Cola Company, na África do Sul, função que exercia desde 2023, e retorna ao seu Estado de origem.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização em Finanças pela Harvard Business School (2022). Passou por formações na ESPN, Singularity University California e The University of Chicago Booth School of Business.
