Mercado

Com ideal de ‘cultura transformadora’, Mostra Sesc de Artes Visuais é aberta em Sobral

Por Redação

28/07/2023 12h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

“Esta Mostra continua com ações sistemáticas, porque o Sesc não faz um evento pontual e vai embora. É uma instituição que trabalha com a transformação de vidas. E a cultura transforma vidas”, declarou a diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Sabrina Veras, na abertura da Mostra Sesc de Artes Visuais (MAV) de Sobral, na noite desta quarta-feira, 26. A gestora fez o discurso inaugural do evento, que segue até a próxima sexta-feira, 28, ocupando, com experiências artísticas diversas e programação gratuita, os espaços da Casa da Cultura – local da cerimônia -, a Praça e o Theatro São João no município da Região Norte do Ceará.

Os três dias reservarão aos visitantes, além de peças dessa linguagem artística, shows de música, peças teatrais, performances, rodas de conversa e atrações para as crianças, com a inclusão de ações formativas e uma biblioteca móvel – a Bibliosesc – fazendo parte da agenda da Mostra. 

Em outras palavras, o discurso de Sabrina Veras, que representou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt (@luizgastaoce), na solenidade, apontou para a relevância social e econômica que pode advir dessas e tantas outras expressões, como música, teatro e dança. 

Essas se reúnem em torno daquelas, palpáveis, para incluir Sobral no circuito almejado pelo Sesc, produzindo uma espécie de “triangulação” com outros dois eventos periódicos organizados pela instituição: a Mostra Sesc HQ de Pacoti e a Mostra Sesc Cariri de Culturas. “O Sesc vem trabalhando, ao longo de seus 75 anos, a valorização da cultura. E as mostras representam um marco”, destacou Sabrina Veras, agradecendo pelo apoio da Prefeitura de Sobral na execução do projeto. 

Povo afeito à cultura
Parceria que, conforme David Duarte, chefe de Gabinete da gestão municipal, presente em nome do prefeito Ivo Gomes nesta quarta-feira, tem rendido bons frutos. “O povo de Sobral gosta muito de cultura, e ficamos muito felizes quando recebemos eventos que trazem essa efervescência. É o que nos motiva cada vez mais em avançar nesse aspecto”, afirmou.

Restaurante
Ainda durante a solenidade, Sabrina Veras lembrou que há uma intenção do Sesc de inaugurar seu restaurante em Sobral até o fim do ano, com capacidade para mil refeições diárias e “trazendo alimentação de qualidade a um preço acessível para a população”. 

Ela anunciou ainda melhorias em equipamentos como a Escola Educar Sesc da cidade e a inauguração de um futuro Museu Orgânico no famoso Beco do Cotovelo, ícone cultural da cidade, para breve. “É uma cidade que nos acolhe, que é parceira, e o Sesc está aqui para fortalecer não apenas a cultura, mas a educação e a assistência”, concluiu.

Marcaram presença ainda na abertura da MAV o gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins; a gerente da unidade Sesc Sobral, Luciana Gomes; a secretária de Cultura do município, Simone Passos, e o curador da Mostra, Ed Ferreira.

Destaques do dia
Um dos destaques da noite inaugural da Mostra foi a abertura da exposição “Estrelas no Norte”, que conta com a participação de 30 artistas e uma grande variedade de trabalhos, e vai continuar aberta na cidade até meados de setembro. 

As crianças também ocuparam o espaço infantil destinado ao evento com brincadeiras e pintura em tela e puderam assistir ao espetáculo Cultura Popular aos Pequeninos, com o coletivo Bem Me Quer Bonecos & Cia. 

Também foi ocasião para conferir instalações visuais de vários artistas e a Conferência de abertura do evento: “Histórias de Amanhã: MASP, um Estudo de Caso”, com Regina Teixeira de Barros, enquanto a parte musical do dia ficou com o show do cantor e compositor Deibe Viana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MAV PARA QUINTA E SEXTA-FEIRA

Quinta-feira, 27 de julho

Casa da Cultura 

Das 8h às 12h e das 14h às 21h – Visita à Exposição de Artes Visuais 

9h – Roda de Conversa: “Mulheres nas Artes Visuais” – Mediação de Waléria Américo 

15h – Apresentação musical – Mariou Voz & Violão 

15h30 – Roda de Conversa: Mediação e Curadoria de Exposições / Produção de Artistas Dissidentes e Periféricos – Mediação: Luciara Ribeiro 

Margem Esquerda 

16h – Performance “Barra Limpa” – Com Jared Domício 

Praça do Teatro São João 

17h – Feira Criativa 

Das 18h às 21h – Bibliosesc – Biblioteca móvel 

Das 18 às 21h – Espaço infantil – Brincadeiras e pintura em tela 

18h – Espetáculo Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo – Companhia Trupe Motim de Teatro 

Quintal Casa da Cultura 

19h – Lançamento HQ “Além das Frentes” – Klevisson Viana 

Palco Praça São João 

20h Show com Eugênio Leandro 

21h Edley Inc. – O Show – Banda Edley 

Sexta-feira, 28 de julho 

Casa Da Cultura 

Das 8h às 12h e das 14h às 21h – Visita à Exposição de Artes Visuais 

15h – Roda de Conversa: História da Arte – Um Olhar sobre a Pesquisa Ação na Casa Intervenção – Mediação: Cláudia Sampaio 

Praça do Teatro São João 

17h – Feira Criativa  

Das 18h às 21h – Bibliosesc – Biblioteca móvel 

Das 18h às 21h – Espaço infantil 

18h – Apresentação teatral: O Gran Circo Malabar – Coletivo FusCirco 

19h – Espetáculo Vocal UFC 10 anos 

20h – Show Espiral – Ceumar (Belo Horizonte/MG)

Quintal da Poesia – Casa da Cultura 

18h – Conferência de Lançamento do Livro Mendez – com Levi Jucá e mediação de Zé Wellington