Premiação

Com primeira lata de alumínio com braile na tampa, Minalba Brasil e Ball Corporation conquistam prêmio Innovation by Design 2024

Por Lucas Abreu

29/07/2024 16h50

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Produto vencedor leva a possibilidade de escolha de bebidas em lata para pessoas com deficiência visual

O Prêmio Innovation by Design 2024, promovido pela Fast Company, elegeu a primeira lata de alumínio do Brasil com descrição em Braile na tampa como melhor design da América Latina. O novo produto é uma parceria entre a Minalba Brasil, empresa do Grupo Edson Queiroz (GEQ), e a Ball Corporation, especialista em em embalagens sustentáveis de alumínio, com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A solução foi projetada por uma equipe multidisciplinar da Ball, oferecendo duas opções: natural e com gás. Hugo Magalhães, diretor de marketing global da Ball, explicou o motivo das latas de água da Minalba serem as primeiras do mercado nacional com este formato de tampas. Segundo ele, o Braile é utilizado em superfícies planas para ser lido da esquerda para direita. Como as latas são circulares, diferentes estudos e testes precisaram ser feitos para garantir a legibilidade dos caracteres, bem como preservar a funcionalidade da embalagem e a segurança da bebida.

“Podemos facilmente gravar uma imagem em uma lata, mas o Braile é diferente. O tamanho do ponto e a distância devem ser legíveis”, afirma Magalhães.

Quando lançamos as primeiras latas de água mineral com descrição em braile na tampa, sabíamos que era só o começo de um movimento transformador para o mercado de bebidas brasileiro. Em 2024 estamos adotando a solução em todo nosso portfólio de latas, inclusive sendo novamente pioneiros ao trazer a solução na categoria de energéticos. O reconhecimento do Innovation by Design 2024 só reforça que estamos no caminho certo no compromisso com a diversidade e inclusão”, complementa Aélio Silveira, CEO da Minalba Brasil.

Ao integrar o braile nas embalagens de bebidas, a Ball Company convida a indústria a repensar suas soluções e abre caminho para investimentos em acessibilidade. Camila Vila Verde, gerente de marketing e novos negócios da Ball para América do Sul, afirma que a empresa está feliz em dar os primeiros primeiros de uma longa jornada para levar maior capacidade de escolhas de produtos a pessoas cegas ou com baixa visão.

“Recentemente, durante uma corrida onde as águas em lata da Minalba estavam sendo distribuídas, tive a oportunidade de conversar com uma mulher cega e perguntei se a tampa com braile era importante para ela, e ela respondeu que, além de importante, é essencial”, destaca Camila.