O setor de móveis e eletrodomésticos foi um dos destaques, com aumento médio de 6,7%, impulsionado pela queda nas taxas de juros
O comércio varejista no Ceará registrou, em 2024, um crescimento de 5,2%, em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A média móvel trimestral teve uma variação positiva de 0,2% no segundo trimestre, e o acumulado dos últimos 12 meses registrou alta de 3,6%, marcando o 21º mês consecutivo de crescimento. No mês de junho, as vendas foram 4% maiores em relação ao mesmo período de 2023. O segmento de móveis e eletrodomésticos foi um dos destaques, com aumento de 6,7%, impulsionado pela queda nas taxas de juros.
Empresas locais têm aproveitado esse movimento de recuperação, adaptando-se às novas condições de mercado e buscando fortalecer suas operações. Para Ricardo Santos, Head Comercial da Solar Móveis e Eletros, o dado reflete o momento de otimismo e o papel estratégico do setor para a economia local.
“Os números mostram uma retomada sólida das vendas no varejo, o que é fundamental para o crescimento econômico do estado. O varejo tem um impacto direto na geração de empregos e no desenvolvimento de outras cadeias produtivas. Estamos aproveitando esse cenário para ampliar nossa atuação e oferecer cada vez mais opções e qualidade ao consumidor”, afirma.