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Como as marcas podem utilizar a nostalgia para conquistar o cliente? 

Por Victor Campos

28/04/2025 10h15

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O sentimento de nostalgia vem se tornando um gancho para diversas marcas atrelarem seus produtos e serviços, conquistando novos públicos que desejam e reviver esse sentimento

De acordo com um estudo publicado no Journal of Consumer Research, a nostalgia pode tornar as pessoas mais propensas a gastar mais dinheiro. O estudo revela que os consumidores estão dispostos a pagar entre 10% a 15% a mais por produtos que evocam sentimentos nostálgicos. 

As gerações Millennial e Z, também fazem parte do público que almeja se atrelar a esse sentimento e são atualmente o principal público-alvo das marcas. Segundo a Forbes, 80% dos consumidores da Geração Millennial e da Gen Z buscam marcas que relembrem o seu passado.

Diversas marcas enxergam a oportunidade de vincular seus produtos ou serviços a esse sentimento, conquistando assim, tanto uma nova geração de consumidores, quanto reconquistando a geração que vivenciou esses produtos e serviços outrora.

A utilização desse sentimento como ferramenta é notada em diversos setores do mercado, como: Alimentos e Bebidas, Moda e Vestuário, Tecnologia e Eletrônica, Entretenimento e Cinema e Veículos Automotivos.

Confira algumas marcas que utilizam essa estratégia:

Coca-Cola:

A marca é uma das pioneiras na utilização dessa estratégia, quem nunca se sentiu nostálgico ao assistir uma campanha publicitária de Natal da marca? 

A Coca-Cola usa frequentemente a nostalgia em suas campanhas, com um estilo mais clássico a marca atrela seu produto para promover uma sensação de familiaridade em suas campanhas.

Reebok:

A Reebok relançou tênis clássicos, como o Reebok Pump, que fez sucesso nos anos 90. Esses relançamentos não só atraem novos clientes, mas também evocam memórias em consumidores que usaram esses modelos na juventude.

Nintendo:

A Nintendo relançou versões clássicas de consoles como o NES e o SNES com jogos embutidos, atraindo tanto novos consumidores quanto antigos fãs que queriam reviver a magia da infância.

Netflix:

A série Stranger Things da Netflix capitalizou fortemente na estética e cultura dos anos 1980, trazendo de volta, tendências, músicas e produtos da época, o que gerou uma onda de colaborações entre a série e marcas que buscavam conectar-se ao público pela nostalgia.

Disney:

A Disney também aproveitou o hype na nostalgia para atrair pessoas de diferentes faixas etárias para seus parques temáticos, filmes e produtos. A recriação de clássicos animados em versões live-action é um exemplo marcante de como a nostalgia pode ser revitalizada para cativar tanto os fãs originais quanto novos públicos.

Volkswagen:

A Volkswagen promoveu um encontro entre Maria Rita e Elis Regina, utilizando inteligência artificial para recriar a imagem da cantora falecida, celebrando os 70 anos da marca no Brasil, a campanha gerou emoções nostálgicas na internet e conquistou premiações.

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