O marketing político digital tem ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos da sociedade, como a política. Segundo dados das próprias plataformas, são quase 200 milhões de usuários que utilizam estas mídias no Brasil. De acordo com a pesquisa da empresa britânica GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país que mais fica conectado nas redes sociais, com uma média de 3 horas e 25 minutos por dia de interação nas mídias.
Segundo a jornalista e CEO da Octus Comunicação & Marketing, Rayane Moreira, é inegável o enorme potencial que estas ferramentas têm e que deve ser explorado pelos agentes políticos para garantir maior eficácia na comunicação do seu mandato.
Os hábitos para consumir informações dos brasileiros passam por um forte processo de mudança, inclusive na hora de decidir pela escolha dos seus representantes nas esferas de poder. Conforme pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado, 45% da população do país decidiu seu voto, de acordo com o conteúdo acessado em alguma rede social. Além disso, 79% dos entrevistados afirmaram que utilizam as plataformas para se informar.
“São números relevantes. O comportamento do eleitor mudou e é preciso que candidatos e mandatários fiquem atentos quanto a esta questão. A comunicação política deve ser tratada como prioridade para garantir maior visibilidade ao trabalho desenvolvido”, declara a consultora de marketing político digital, Rayane Moreira.
Sgundo Rayane, garantir maior assertividade na produção de conteúdo requer planejamento, estratégia e análise de métricas.
“Estes são três pilares essenciais para um resultado exitoso. É impossível ignorar o uso das redes sociais em uma estratégia de marketing político digital. Ter presença no ambiente virtual não é mais uma diferenciação, é uma necessidade para divulgar ações, defender pautas e manter um canal de relacionamento com o eleitor”, pontua Rayane.