Artigo de Opinião
Que essa pandemia trouxe mudanças nas vidas de todos nós, isso nós já sabemos. Mas existem algumas mudanças que nós sabíamos que deveríamos tê-las feito e foram aceleradas pela conjuntura na qual nos encontramos hoje. Vale conversarmos sobre uma delas que é a ATUAÇÃO DAS ÁREAS DE MARKETING NOS NEGÓCIOS. Falaríamos por horas, dias sobre o assunto, mas vamos aqui nos concentrar sobre como podemos aproveitar essa oportunidade para melhorarmos o meio em que estamos inseridos.
Não é incomum que as ferramentas e as ciências que orbitam em torno do que hoje entendemos como Marketing, enquanto ciência – ou seria arte? – sejam confundidas entre causa e consequência, ferramenta e fim. Como assim? Por tantas vezes há uma incompreensão sobre o real papel dos departamentos de Marketing, seus profissionais e o principal: sobre como podemos agregar valor para as mais diferentes realidades de negócios. Nós conhecemos as definições teóricas e gerenciais sobre o papel do Marketing, mas no dia a dia, sobretudo em mercados menores, apequenamos a atuação da área quando a reduzimos à Comunicação, Publicidade, seja em que meio for. E não que a Comunicação não seja importante, mas ela é uma das ferramentas da qual o Marketing se utiliza para atingir o seu propósito de gerar valor para os negócios trabalhando marcas relevantes. Esse é o nosso papel!
Nosso time de Marketing precisa estar cada vez mais conectado com o negócio, da porta pra fora e da porta pra dentro, orientando na construção das estratégias e suportando a execução com o ferramental incrível do qual dispomos, considerando as muitas variáveis que envolvem o business do qual se está inserido e o mercado como um todo. Acredito, de verdade, que seja esse o caminho para que as áreas de Marketing se façam cada vez mais relevantes e ganhem voz nas organizações. Nossa área talvez seja das poucas que consegue perpassar todas as demais estruturas das empresas, podemos estar em muitas frentes trazendo resultados positivos para as organizações. Só assim nos tornaremos mais robustos.
Convido a todos os meus colegas de profissão, nessa linda “arte de fazer dar certo” que é o Marketing, a se perguntarem hoje: como podemos melhorar a performance das nossas áreas? Como podemos orientar nossos times a perseguirem os indicadores de resultado do negócio? Estamos integrados com o todo ou trabalhando em ilhas? Vamos juntos, sempre melhores do que fomos ontem.
Camila Coutinho
Diretora de Marketing na Minalba Brasil. Apaixonada pelos movimentos do mercado, Camila Coutinho tem sua formação em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing. Atua no mercado há 20 anos, com sólida carreira desenvolvida em empresas de pequeno, médio e grande portes, seja em agência de comunicação, veículos ou empresas, além da docência. Durante esse tempo, acumulou entregas nas áreas de Marketing, Branding, Trade e Pricing, sempre com foco em resultados positivos, sabendo que estes só são possíveis com pessoas.