Como mensurar o ‘boom’ nas redes sociais?

Por Gabriela Veras

14/09/2023 12h14

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Entrevistas exclusivas com Luciana Junqueira, Sócia e COO da Acesso Comunicação, Guilherme Colares, Diretor de Novos Negócios da Advance Comunicação e Raquel Batista, CEO da Audaces Marketing

Com os dados ao seu favor, o Marketing Digital usufrui de uma possibilidade de mensuração capaz de mapear o consumo da comunicação veiculada no ambiente online. Porém, esse estudo de dados deve contar com uma análise minuciosa capaz de fomentar o desenvolvimento de uma comunicação estratégica e objetiva.

Para explicar sobre a análise dos dados no Marketing Digital, a ACADi em Foco convida as agências associadas Acesso Comunicação, Advance Comunicação e Audaces Marketing, que compartilham, por meio das suas vivências, a importância de esquadrinhar os dados para mensurar o ‘boom’ nas redes sociais.

Ciente da importância dos dados, a Acesso Comunicação investiu, em 2015, em uma empresa especializada na área. A Código Digital nasceu com o propósito de disponibilizar ferramentas voltadas para site e outros recursos digitais da época. 

A ideia inicial seria manter a Acesso e a Código como duas empresas separadas. Contudo o tempo nos mostrou que ambas as empresas seriam uma só, porque o mercado exigia uma prestação de serviço única. Os gerentes de marketing dos nossos clientes diziam que gostariam de conversar com uma única agência, uma vez que dialogar com duas gerava muito retrabalho para eles e principalmente dificultava essa unidade”, compartilha Luciana Junqueira, sócia e COO da Acesso. 

Com essa dificuldade mapeada, a Acesso enxergou a necessidade de integrar a Código Digital aos clientes da agência. Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, o estudo de dados da Acesso foi aprimorado e integrado à inteligência artificial.

“Foi então que no início de 2022 iniciamos uma segunda empresa chamada Mining Metrics, onde temos desenvolvido um algoritmo próprio que nos possibilita analisar as redes sociais dos nossos clientes e dos seus concorrentes. Essa análise acontece por meio de informações precisas em relação a perfil de público, comentários, associação de palavras, social NPS, entre outros. Tudo dentro da LGPD, trabalhando com dados públicos”, detalha Luciana. 

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Essa integração permite a Acesso a oportunidade de compreender questões que vão desde a comunicação a questões técnicas de uma empresa. 

“Em um trabalho recente, a nossa metodologia ajudou um cliente a identificar que não precisava, no momento, de uma campanha para a marca, como foi o pedido inicial deles. Identificamos o indicativo, de que antes, eles deveriam ajustar alguns pontos na assistência técnica de sua indústria, que estava sendo um ponto fraco para o público e prejudicando a saúde da marca”, compartilha.

Com os dados e a inteligência artificial, o papel da agência expande para além da criatividade e torna-se uma ferramenta de contribuição estratégica para a saúde da empresa.

“Além disso, acho importante destacar que com toda a certeza que hoje o mercado do Ceará tem agentes e agências de comunicação e marketing com metodologias e expertises competitivas com o mercado nacional e internacional. Como Diretora Administrativa da ACADI vemos diversos de nossos associados que atendem clientes tanto aqui quanto no mundo. Isso nos dá um orgulho danado em ver na prática e não apenas no discurso o quanto o cearense é invocado e faz acontecer por onde ele passa”, finaliza Luciana.

Comprovando a fala da Luciana, a Advance Comunicação, realiza a mensuração das redes sociais dos seus clientes envolvendo bastante tecnologia. Ciente do poder das redes sociais, a agência entrega mensalmente relatórios que contêm informações das principais repercussões no digital.

“Todos os clientes da agência contam com dashboards para acompanhar em tempo real a performance dos seus esforços de redes sociais e mídia paga. Ao final de cada mês, são apresentados relatórios com destaques e insights daquele período, incluindo indicadores de resultados, conteúdos que performaram melhor e benchmarks”, destaca Guilherme Colares, Diretor de Novos Negócios da Advance.

A Advance utiliza vários métodos para analisar os dados provenientes das redes sociais. Durante o Big Brother Brasil 2023, com a presença da Pague Menos no programa, a agência formou um time de profissionais trabalhando integralmente no ambiente online para acompanhar as repercussões do reality nas redes. “Criamos muitos memes e participamos de muitas conversas com a audiência online do programa”, reforça Guilherme.

Empenhados em fazer uma entrega cada vez mais assertiva com o estudo de dados, a Advance investe em metodologias, que juntas, fornecem uma base de informações capazes de estruturar novas estratégias para uma marca.

“Um deles é Data-Driven Attribution (DDA), que analisa todas as jornadas de compra dos consumidores e informa por meio de um algoritmo qual a real contribuição das redes sociais nas vendas digitais das marcas, tirando o foco da atribuição de last click. Outra análise é a Modelagem de Mix de Meios (MMM), que utiliza regressão multivariada para comparar a influência de cada plataforma de redes sociais e mídia digital nas vendas online dos nossos clientes. E realizamos, ainda, uma Análise Preditiva para estimar, com base no histórico de dados dos nossos clientes, qual o volume esperado para a receita ou acessos ao site de acordo com o investimento que será realizado no próximo mês, por exemplo”, finaliza Guilherme.

Compreendendo como os dados refletem as percepções sobre uma marca, Raquel Batista, CEO da Audaces Marketing, compartilha como a agência entrega estratégias online com resultado e faturamento.

“Na Audaces, nossa abordagem de mensuração é orientada a dados e envolve um conjunto abrangente de métricas que nos permitem medir o impacto e a eficácia de cada campanha digital. Utilizamos uma combinação de ferramentas de análise de redes sociais, rastreamento de tráfego no site e monitoramento de conversões diretamente com as vendas performadas em loja para obter uma visão completa do desempenho das campanhas”, explica Raquel.

Segundo Raquel, três métricas norteiam essa análise:

  1. Redes Sociais
  2. Taxa de conversão 
  3. Sentimento da Marca 

A Paladino Suplementos, marca agenciada pela Audaces Marketing, vivenciou esse ‘boom’ nas redes sociais e pode visualizar transformações na percepção da marca e no faturamento. 

“Nossa equipe desenvolveu uma série de vídeos curtos e envolventes destacando produtos e sentimentos, investimos em tráfego massivo para quatro áreas diferentes dentro do mix de produtos, ativamos ações no OFFLINE dentro de eventos completamente “fora da caixinha” furando a bolha do perfil de compra do cliente. Lançamos novidades, grupos de vendas, LIVE SHOPS e medimos tudo”, detalha Raquel.

Ao mensurar os resultados da campanha foi possível observar que:

  • Aumento de 300% no engajamento;
  • Aumento de 250% no tráfego do site durante o período da campanha;
  • A taxa de conversão do produto aumentou em 180% e o ticket médio de compra também.

“Além disso, as análises de sentimento mostraram que a campanha ajudou a reforçar a imagem da PALADINO como uma marca sólida, competente e fortaleceu ainda mais a linha própria que o cliente oferece. Essa ação gerou um faturamento de mais de 300 mil no mês de julho e conseguimos manter esse resultado também no mês de agosto”, finaliza Raquel.

Dessa forma, por meio dos dados foi possível observar que a alta repercussão nas redes sociais foi de fato positiva, gerando resultados que ultrapassam o engajamento do público e reflete no faturamento da marca.

Sobre a ACADi

A Associação Cearense de Agentes Digitais – ACADi tem como objetivo fomentar e fortalecer o mercado. A Associação foca na união de empresas que tenham soluções digitais como prioridade de atuação, profissionalizando processos e disseminando práticas éticas e responsáveis, ajudando a construir uma legítima cultura digital no Ceará.

A ACADi busca congregar os segmentos que compõem o Mercado, sendo uma referência consultiva e isenta para a contratação de projetos digitais, promovendo o seu desenvolvimento sustentável, sempre pautados em ética, relações justas e profissionalismo.


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Colaborativa
A coluna ACADi em Foco surge como um espaço para que as agências pertencentes a Associação Cearense de Agentes Digitais tenham a oportunidade de discutir sobre temas que cercam a digitalização do marketing. Continuando seu propósito de construir uma legítima cultura digital no Ceará, a ACADi se une ao Nosso Meio e inaugura esse ambiente de troca.