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Como nascem os virais: fatores que fazem um conteúdo viralizar

Por Redação

31/03/2022 16h47

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A viralização de conteúdos na internet é algo cada vez mais incontrolável, mas isso é bom ou ruim? Com a velocidade com que as notícias se espalham, em questão de segundos, uma foto ou vídeo já estará viralizado na rede e sendo acessado por milhões de internautas. A grande questão é: como usar isso à favor da sua imagem?

 

As situações que viralizam na rede costumam ser as mais inusitadas possíveis, naturais e, na grande maioria das vezes, constrangedoras. Mas por outro lado, para quem quer gerar engajamento e ou ter seu “minuto de fama” é a situação dos sonhos.

 

Para quem quer justamente ganhar visibilidade e não quer esperar e contar com a sorte de ter um conteúdo viralizado naturalmente, existem sim métodos eficazes para que isso aconteça, pois as ações propositais estão diretamente relacionadas à psicologia e ao comportamento humano.

 

Jonah Berger, no seu livro “Contágio. Por que as coisas pegam?”, relata muito bem esse tipo de situação. Professor de Marketing da Universidade da Pensilvânia, o autor tem uma abordagem conhecida em sua carreira justamente por mostrar como há uma espécie de fórmula que é comum a todos os virais. 

 

Você sabe o que é STEPPS?

 

Do inglês “passos”, STEPPS é o motivo pelo qual um conteúdo viraliza. Berger fala sobre seis pontos que fazem um conteúdo viralizar: moeda social, gatilhos, emoção, público, valor prático e histórias.

 

A orientação do autor é uma base que deve ser analisada para ser aplicada a cada situação e perfil de pessoa ou marca, evidente. E, não necessariamente é preciso usar todos os pontos em uma única “tacada”.

 

Felipe Gubert, profissional com 12 anos atuando diretamente com Marketing, gestão de empresas, empreendedorismo e startups, e mais de 20 anos de desenvolvimento web, faz uma análise sobre os direcionamentos de Jonah Berger.

 

Moeda social

Felipe Gubert analisa que, a moeda social tem a ver com a vaidade. Ou seja, significa que as pessoas tendem a compartilhar algo quando esse algo as faz parecer mais inteligentes ou espertas. Em outras palavras, todo mundo na internet quer se sentir especial.

 

Nas redes sociais, aliás, o desejo por “manter as aparências” não é lá uma grande novidade. Portanto, não é de se espantar que, se um conteúdo puder melhorar o status social de alguém, ele vai ser mais compartilhado.

 

Gatilho

Um gatilho, em um conteúdo viral, pode se manifestar de várias formas. Um deles, por exemplo, é o de associação. Berger explica: um achocolatado nos faz pensar em leite. Basicamente, um assunto pode levar ao outro. No processo, desejamos falar sobre, emitir a nossa opinião. Aqui, entra o boca a boca.

 

Outro gatilho é o de curiosidade. Ou seja, o público tende a ir fundo em um conteúdo se for para descobrir algo.

 

Emoção

Um conteúdo viral pode emocionar, por exemplo. Além disso, pode fazer rir, levantar o nosso ânimo ou nos inspirar. Por outro lado, temos as emoções negativas também. Um conteúdo, portanto, pode nos fazer sentir raiva ou tristeza. O ser humano é extremamente emocional. Por isso, não tenha dúvidas de que as emoções nos movem.

 

Além disso, tendemos a compartilhar, pois somos seres sociais. Em outras palavras, não gostamos de sentir algo sozinhos. Desejamos, porém, que outras pessoas partilhem de nossos sentimentos. Assim, viralizamos algo.

 

Público

Se você pensou na necessidade de criar o conteúdo certo para o público certo, não está errado. Contudo, esse não é o único significado desse fator.

 

Aqui, podemos interpretar o fator como a tendência humana a imitar o comportamento de outra pessoa. As dancinhas do TikTok, por exemplo, se valem desse conceito de comportamento de grupo.

 

Valor prático

O ser humano gosta de ser útil. Além disso, gosta de descobrir ideias que sejam úteis também. Por isso, um conteúdo tende a viralizar quando ele é útil.

 

Nesse tópico, inclusive, podemos encontrar uma conexão com o valor social. Ou seja, se alguém compartilha uma utilidade, ele se sente importante para a comunidade com a qual está compartilhando. Afinal, está sendo útil para os outros também.

 

História

Contar histórias é uma arte milenar. Não é à toa, inclusive, que eu já falei disso por aqui.

 

Uma história bem contada é como uma viagem. Ela é, portanto, sedutora, irresistível. Elas despertam, além de tudo, emoção. Aqui, veja só, temos mais uma conexão entre fatores que fazem um conteúdo viralizar.