Inovação

“Como sair do senso comum da inovação” é questionamento central de painel com lideranças femininas no MMA Impact Brasil 2023

Por Redação

11/04/2023 21h31

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

 

As novas formas de lidar com os desafios da inovação moldam projetos mais resilientes e maduros, e entender sobre essas novas formas de pensamento é essencial para ir além na experimentação. 

 

Para falar sobre o tema, o primeiro dia de MMA Impact Brasil trouxe três grandes nomes do mercado de inovação: Ana Garcia, Diretora de Operações da Inteli, faculdade que almeja ser a melhor de computação da América Latina; e Mariam Topeshashvili, Diretora regional da Like To Know It (LTK), plataforma americana de marketing de influência. O momento foi mediado por Nathalia Brandão, Head de inovação da Ambev, responsável por contribuir na construção de uma nova categoria alcóolica no Brasil: os ready to drink. 

 

Ana Garcia lembra que a tecnologia hoje é transversalizada, e que está em todo o lugar. E é justamente numa época onde consumimos tecnologia a tempo todo, que é preciso ficar atento ao que de fato, é inovação. 

 

“Acho que o maior exemplo disso é o metaverso. Essa foi a palavra do ano em 2021, e todos achamos que em poucos meses estaríamos todos convivendo no metaverso. A verdade é que até hoje não sabemos o que é o Metaverso, e nem exatamente para que ele serve. Temos que ter cuidado em como a inovação pode realmente fazer diferença na vida dos consumidores”, afirma.  

 

E contextualizando o assunto de novas tecnologias e suas aplicações, Mariam Topeshashvili contou um pouco sobre a sua trajetória como empreendedora. Sua primeira empresa foi a Avocado Delivery, serviço de entregas rápidas que posteriormente foi comprado pela Rappi, que deu origem ao Rappi Turbo, serviço de venda de itens urgentes, com prazo de entrega de apenas 10 minutos.

 

“Toda inovação começa com um problema. No meu caso, o meu problema era “eu odiava ir ao supermercado perder tempo”. E foi aí que eu criei a Avocado. Mas aos 22 anos, eu não sabia captar dinheiro, e minha maior ajuda nesse momento foi o meu mentor. Então na hora de falar com novos empreendedores, a primeira coisa que eu digo é: Tenha um mentor. Porque essa pessoa vai te ajudar a pensar no problema que você quer resolver, e também te ajudar a entender o mercado. É muito importante entender como funciona tudo para aprender as regras do jogo”, pontua. 

 

Continuando a conversa, Ana Garcia pontuou que a inovação pode até ser divertida, mas que não é o único fator para entregar um bom resultado. Segundo a executiva, constância e solidez são pontos essenciais. 

 

“Empreender não é ver resultados a curto prazo, é necessário testar várias vezes, ter paciência. Devemos entender os limites do setor onde estamos posicionados. Precisamos analisar o impacto, os resultados, não é só inovar o tempo todo. Eu costumo dizer que a utilidade do seu produto é igual a proposta de valor, multiplicado pela soma da garantia e experiência. Ou seja, mas é necessário entregar garantia para uma entrega de solidez e segurança para o cliente”, garante. 

 

Se encaminhando para o fim da conversa, Mariam e Ana lembraram da importância de um negócio já começar com um setor de RH bem estruturado. Para as duas executivas, esse é um dos setores fundamentais para que uma empresa tenha bons resultados. 

 

“O RH tem papel fundamental na hora de empreender. Com uma área de RH muito bem consolidada e uma boa cultura e um propósito claro, é muito mais fácil ter um time engajado e criativo”, assegura Mariam. 

 

“Olha para a cultura é importante desde o início. Sempre achamos que esse processo não é prioridade, mas é muito importante ter contratações que estejam alinhadas com a cultura da empresa. Olhar para as pessoas é muito importante!”, conclui Ana. 

 

MMA Impact Brasil 2023

Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.