Encontrar profissionais qualificados para ocupar cargos estratégicos ou de especialistas, como é o caso de executivos, requer práticas específicas. A seleção desses profissionais demanda estratégias assertivas de recrutamento, garantindo que os melhores candidatos sejam encontrados e estejam aptos a assumir um cargo de grande importância na organização. É diante desse cenário que surge a figura do headhunter, que tem como principal foco a contratação dos melhores profissionais.
São diversas as estratégias utilizadas pelo RH de uma empresa, desde o networking à contratação de um profissional de caça de talentos (headhunter) para apoiar essas buscas. Em geral, empresas que passam por fase de crescimento, almejam ampliar os seus mercados ou desejam inovar para se diferenciar dentro do seu meio, tendem a procurar pelos serviços prestados por um headhunter.
“No processo de hunting, a busca do profissional acontece de um modo mais ativo e dinâmico. No lugar de esperar pelo profissional se candidatar a uma vaga específica , ele busca meios que permitam determinar os canais nos quais seja possível encontrar o colaborador ideal e a abordagem com mais chances de atraí-lo”, destaca a gestora executiva do Grupo Mrh, Valéria Mota.
O que difere um recrutador tradicional de um headhunter é o seu networking, ou seja, a sua rede de relacionamentos.Geralmente, quem realiza o serviço de hunting é muito bem relacionado e passa mais confiança no mercado, o que colabora muito para que ele encontre o candidato certo para a vaga certa.
“Vale ressaltar que, para obter os melhores resultados, o setor de RH pode atuar juntamente ao headhunter em todas as fases do processo, garantindo mais precisão, agilidade e economia de recursos”, destaca a gestora.