Artigos

Comunicação e relacionamento serão sempre tendências

Por Redação

08/02/2021 14h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Artigo

 

Comunicação e relacionamento. Duas palavrinhas que nunca deveriam se separar, já que uma fortalece a outra. Em qualquer que seja a relação, pessoal ou profissional, comunicar-se bem é fundamental, até o sonhado ponto de não haver desentendimentos, interpretações dúbias e dedicação daquele precioso tempo em explicações daquilo que já foi dito e repetido. 

 

Parece um sonho? Mas é possível, desde que consigamos vencer o desafio de conseguir tempo para um cafezinho com os públicos com os quais, e para os quais, preciso me comunicar. Quanto mais fortalecido está o relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, menos será necessário “ler a mente” do outro para entender o que ele espera. Ou você nunca se viu nesta situação, de concluir que seu cliente quer que você saiba o que ele está pensando, já que ele não externaliza? Ou só externaliza após a publicação do material (em qualquer que seja o espaço)?

 

 Nestas pausas para uma reunião, um almoço, um café, que aparentemente estão roubando um tempo precioso de produtividade, na verdade ganhamos tempo, para falar, ouvir, reforçar mensagens-chave, identificar falhas, corrigi-las, traçar planos e estar melhor preparados para um improviso, se necessário. 

 

Destacaria três outras palavrinhas importantes neste processo de fortalecer a relação para fortalecer a comunicação, e vice-versa: Clareza, Alinhamento e Foco. Clareza, no seu puro sentido, como habilidade de o processo ser comunicado e entendido pelas pessoas, de forma simples, por favor. O que eu quero comunicar? O que eu quero que as pessoas entendam? Como devo me comunicar para que elas entendam o que quero? 

 

Alinhamento, como união de todos os envolvidos em torno do mesmo processo. É aquilo: todo mundo falando a mesma língua, reforçando as mensagens-chave em seus discursos, dormindo e acordando com o processo claro na mente, para conseguir reproduzir quando for necessário.

 

E foco. Tenho clareza, tenho uma equipe alinhada, mas para onde quero ir? As atividades do dia a dia me levam para este lugar ou estão me distraindo? O acúmulo de informações que recebo diariamente me ajudam a chegar ao alvo ou atrasam o percurso? 

 

A cada pausa para uma boa conversa (virtual, que seja) entre empregado e empregador, cliente e agência, agência e parceiros, um novo fôlego para o relacionamento, uma nova chance para repetir, no melhor sentido, mensagens importantes, uma grande oportunidade de reforçar o poder da comunicação, com clareza, alinhamento e foco. 

 

As formas de se comunicar podem se atualizar, com o avanço tecnológico feroz, mas comunicação e relacionamento serão sempre tendências, que merecerão continuamente o olhar especializado de quem mergulhou nessa missão tão desafiadora e empolgante.   

 

 

Pollyana Rocha

Diretora de Comunicação Corporativa na Impulsione Comunicação. Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFPI, especialista em Assessoria de Imprensa pela Faculdade Estácio de Teresina (PI), atuou como Chefe de Reportagem do Jornal O Dia, em Teresina. Em Fortaleza (CE), atua no mercado de Comunicação Corporativa há sete anos.