Cases de sucesso, dicas para o dia a dia com as marcas e bate-papo com profissionais fizeram parte da tarde de conhecimento com o publicitário
Nesta quarta-feira (05), João Branco, atual Conselheiro da empresa V4 Company, eleito CMO mais efetivo do Brasil pela AD Latina, se reuniu com 30 publicitários cearenses no Vasto Restaurante, em um bate-papo oferecido pelo Nosso Meio, plataforma de conexão entre marcas e pessoas. João divide com os profissionais os seus 20 anos de experiência encantando clientes, compartilhando os principais cases de sucesso de sua carreira.
O palestrante iniciou o encontro falando de sua jornada em grandes empresas, como P&G e Kinder, além de ressaltar os feitos que fez nos últimos anos no McDonalds, apresentando um compilado dos melhores momentos de sua passagem pela empresa.
João liderou o time que fez o McDonald’s se tornar “Méqui”, viralizar e bater todos os recordes da história do Big Mac, mas afirmava: “eu não vendo Big Mac, vendo bons momentos!”. Dentre os seus feitos, estão as estratégias para familiarizar o termo “Méquizice”, comercializar o “McCafé” e ainda vender a marca de roupa do ‘McDonalds’.
Falando sobre os desafios que os publicitários podem encontrar na construção de uma boa estratégia para os seus clientes, João trouxe questionamentos que instigaram um novo olhar sobre esses entraves.
“É preciso encontrar as barreiras do seu mercado e tentar quebrar. O que é realmente uma barreira? Algo que se minha agência não vencer isso aqui ela não vai dar certo. Qual a maior? Qual a mais fácil de quebrar?”, instiga os publicitários.
Em seus cases, Branco sempre buscou estudar o comportamento do consumidor por trás de cada campanha, desde o dia a dia, consumindo o produto, até as repercussões das redes sociais.
“Cada consumidor tem uma história e eu preciso saber o que eu vou fazer com isso. Entender qual o problema de cada cliente, enxergar que história levou o meu cliente ali e saber qual a minha missão naquela situação”, destaca.
João ainda narra como foi o desafio de lançar a primeira linha de pastas de dente da Oral-B pela P&G. O publicitário destaca que o primeiro passo foi focar em um público que a marca concorrente não atendia tão bem e focar os seus esforços nisso, em pequenos passos, direcionados para as pessoas que tinham um certo perfeccionismo com a saúde bucal, por meio brinde dos produtos da marca, dentro de consultórios odontológicos e em farmácias.
“Quer ganhar do McDonalds? Escolhe um público que a marca não atende tão bem e atende melhor que eles, a exemplo de um restaurante vegano ou um restaurante família”, desafia.
Continuando sua fala, ele explica que aumentar a base de clientes, a frequência com que compram e aumentar a cartela de produtos que a marca tem, podem ser estratégias eficientes para crescer uma marca que já é grande.
Buscando a interação com os participantes, o publicitário deixou sua fala livre para comentários e perguntas. João foi questionado sobre a concorrência com o Burger King e Branco respondeu que o maior impacto desse embate, foi quando a marca deixou de ser a marca preferida para uma geração de consumidores. Assim, ele buscou novas soluções.
“A gente fez uma pesquisa com os ex-clientes e escutei coisas que eu não gostaria, a gente percebeu que eles ficam magoados, às vezes, por um dia que o pedido veio errado. E então, notamos que até então, só vendíamos pão, carne e queijo e abaixava o preço”, complementa.
“Eu preciso resgatar a paixão dessas pessoas”,aponta.
Ao falar sobre a mudança de posicionamento de marca, João fala sobre a falta de identificação que os clientes sentiam nas propagandas do McDonalds, pois as publicidades, por serem muito ensaiadas e perfeitas, esfriaram a relação com os consumidores e geram um afastamento. Enquanto outras marcas, buscavam conversar de uma forma mais natural com os clientes.
“Era tudo muito perfeito”, destaca.
Branco falou que para chegar nos resultados que a marca chegou durante sua gestão, ele focou na experiência do consumidor por meio dos detalhes que cercavam o seu comportamento.
“O melhor feedback que você vai ter do seu cliente, é saber como ele se sente e isso acontece por meio de pesquisa, no comportamento, no lixo do restaurante, das formas ele estiver falando com você”, destaca.
“Não existe melhor investimento de marketing, do que conhecendo o seu cliente”, complementa.
Segundo ele, o segredo para satisfazer seus clientes cada vez mais e melhor está em conhecê-los profundamente, uma complexa arte que ensina com maestria. Dessa forma, ele finaliza o seu momento de fala, destacando os próximos passos de sua carreira, comparando, como a um músico que descobre seu talento e aos poucos vai encantando o público por onde passa, já que nos próximos meses, ele irá investir em sua carreira de palestrante. Ele conclui afirmando que sua missão está em ensinar e emocionar.
Para Lud Oliveira, head de Mídias Sociais da Mulato Comunicação, o momento revigorou as suas energias para o trabalho com seus clientes.
“A gente sempre tenta fugir desse formato mais plástico, mais institucional, mais padrão e a gente vê que é uma batalha diária com os nossos clientes. Ele trazendo isso, reforça que a gente está direcionando os clientes no caminho certo, entendeu? Então dá mais credibilidade pra gente, a gente se sente mais confiante, até dar uma renovação nas forças pra gente continuar lutando para melhorar as marcas dos nossos clientes”, ressalta.
A forma como João Branco conduziu as suas estratégias de sucesso, foi o que chamou a atenção da Céu Studart, proprietária da Desencaixa Branding e consultora.
“O que eu tive de insight com a fala dele foi muito de trazer a autenticidade, de olhar pra esse público, perceber quais são realmente as necessidades, o que que eles gostam, estilo de vida, que a gente fala tanto, né? A gente vê que isso é importante, mas quando ele traz a experiência dele, o como ele fez, o como ele conduziu o processo, acho que esse é o grande ganho”, destaca.