Comunidades fortalecem as marcas

Por Redação

24/03/2025 13h57

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Atualmente, vivemos em um cenário extremamente oportuno para as marcas. Os clientes querem ser ouvidos, enquanto as marcas buscam engajamento e conexão genuína com seu público. No entanto, a grande questão é: como promover esse encontro de forma eficaz e significativa?

A resposta que trago é a seguinte: por meio das comunidades de marca. Essas comunidades aproximam os clientes do negócio e criam um espaço valioso para pesquisas, feedbacks, cocriações e fortalecimento do relacionamento entre a marca e o seu consumidor. Quando bem estruturadas, as comunidades se tornam um canal estratégico para gerar engajamento e valor.

Agora, atenção!

Criar e manter uma comunidade de marca exige dedicação, investimento, planejamento e gestão ativa. É fundamental nutrí-la com conteúdo relevante, alinhado à identidade da marca e aos interesses do público. Para isso, contar com um gestor de comunidade e uma plataforma de marca bem estruturada são essenciais. Esse trabalho está diretamente ligado ao estrategista de branding, que precisa definir com clareza a personalidade da marca, seus pilares, propósito, identidade verbal e visual, garantindo que tudo esteja consistente e alinhado de forma estratégica.

Investir na construção de uma comunidade de marca é, portanto, uma estratégia para fortalecer o posicionamento, estreitar laços com os clientes e criar um ecossistema de engajamento genuíno. Quando bem conduzida, a comunidade impulsiona os clientes a serem verdadeiros embaixadores da marca, ampliando seu alcance e consolidando sua relevância no mercado.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.