Com projeção de crescimento, o varejo começa o ano quente e com potencial de crescimento para confirmar tendências da NRF
Durante a maior feira de varejo do mundo, a NRF, o varejo físico foi um dos tópicos mais discutidos para o ano de 2023. Só no começo do ano, nos meses de janeiro e fevereiro, respectivamente, o segmento deve crescer 4,7% e 6,4%, de acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Os números reforçam que algumas das tendências e apostas, já consideradas eficazes, terão espaço para crescer ainda mais ao longo do ano.
Os novos investimentos realizados em lojas físicas devem focar em personalizar cada vez mais a jornada de compra, oferecendo experiências exclusivas para os visitantes e fortalecendo o relacionamento entre cliente e marca.
“O ano de 2023 já começou com duas palavras muito importantes para o varejo, que seriam tecnologia e fricção. Com isso, o varejo físico deverá estar cada vez mais tecnológico e com cada vez menos fricção nas jornadas”, afirma o diretor CEO da VarejOnline, Juliano Mortari.
Com base nisso, confira as 5 principais tendências para o varejo físico para o ano:
- Integração de canais
Com o desdobramento da omnicanalidade, espera-se que os varejistas que ainda não expandiram suas vertentes comecem a fazê-lo, integrando cada vez mais os seus canais físicos e digitais.
- Atenção à geração Z
Outro ponto a se destacar são os comportamentos da geração Z em relação às compras, que a difere de outras gerações, uma vez que eles levam em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência dos que nasceram depois de 1995, que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites e lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.
- Investimento em tech
Em termos de economia de tempo, inúmeras tecnologias foram criadas para facilitar o as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento e computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de certo produto. É importante utilizar essas estratégias para transformar a experiência de compra em algo mais simples e descomplicado para o cliente.
- Lojas inteligentes
Usufruindo de inteligência artificial e monitoramento das lojas, é possível coletar dados para melhor disponibilizar os produtos no estabelecimento e torná-lo mais atraente.
- Atendimento ao cliente
Esse é um ponto bastante importante, já que, quando vem a ser negativo, faz com que 64% das pessoas desistam de realizar compras no espaço físico da loja, segundo estudos da Opinion Box e da plataforma de marketing Dito.
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