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Confira o posicionamento do mercado varejista nas campanhas de Dia das Mães

Por Redação

10/05/2024 15h51

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A expectativa é que a data, considerada uma das mais importantes do calendário, movimente cerca de R$ 15 bilhões na economia brasileira

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro. Celebrada no dia 12 de maio, o momento é marcado para homenagear o amor, afeto, carinho e dedicação das mães com os filhos. 

No mundo dos negócios, diversos comércios varejistas criaram campanhas especiais, inovadoras e emotivas para solenizar a época, buscando associar o conforto e aconchego das mães aos seus produtos. 

Empresas como a O Boticário, Faber Castell, Brastemp, Vivo e Camicado, por exemplo, foram alguns dos empreendimentos que produziram campanhas e ofereceram um momento de conexão, trocas e olhar humanizado às mães. 

As iniciativas buscam celebrar a singularidade da mulher, bem como mostrar os desafios da maternidade, carreira e casa.

A expectativa é que o dia movimente cerca de R$ 15 bilhões na economia, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). 

  • Brastemp

A Brastemp traz para pauta um assunto muito atual de milhares de mulheres brasileiras que têm o conflito entre o relógio biológico e o relógio profissional, e que tiveram filhos em momentos importantes também para suas carreiras. Assim, a marca convidou a influenciadora Bianca Boca Rosa para abrir o diálogo e estrelar esse momento.

O ponto crucial da produção é a reflexão de que as mulheres vivem constantemente com relógios acelerados cobrando decisões e entregas relacionadas à vida, seja o sucesso profissional ou a construção de uma família a partir da maternidade.

A ativação, para além das redes sociais, continua em portais e plataformas de streaming, com um squad de casais influenciadores que vão abrir a conversa sobre os tantos relógios impostos às mulheres. 

Ainda como parte da campanha, mães serão convidadas a gravar um relato sobre a maternidade real, revelando medos, alegrias e desafios do tempo em que decidiram maternar.

  • Camicado

A Camicado, empresa varejista de artigos para casa e decoração, lançou o mote ‘Casa Cheia de Histórias’, apresentando o lar como o lugar do encontro cúmplice entre mães e filhos, onde se vivem momentos de afeto.

Para reforçar a narrativa, a Camicado traz uma série de ativações, como filme para TV, ações em loja, conteúdos para as redes sociais, além de uma squad de influenciadoras, que vão compartilhar suas histórias de maternidade. 

  • Faber Castell

Nesse Dia das Mães, a Faber-Castell acredita que, com a adoção, mais cores podem colorir novas histórias. É essa a mensagem da nova campanha da marca para TV, cinema e mídias sociais. 

A campanha traz um filme de 45” e versões reduzidas de 30”, 15” e 6”, retratando a chegada de um novo membro à família e reforçando a importância e a beleza da adoção para que novas histórias possam acontecer com amor e pertencimento. 

Os filmes mostram a chegada de um irmão adotivo em seu primeiro contato com a sua nova família. Com os lápis da marca, ambos desenham e colorem a família que, em breve, estará completa e unida. 

  • O Boticário

O grupo Boticário produziu um curta-metragem para retratar a cena de uma forte tempestade que acompanha uma discussão calorosa entre mãe e o filho adolescente. As cenas conturbadas fazem alusão aos momentos enfrentados na adolescência.

Durante o filme, o céu escurece, a ventania toma conta do que antes era uma casa, e a chuva cai em torrentes, mostrando que ambos, mãe e filho, estão em meio a uma tempestade em alto mar. 

Mas, em seguida, as ondas acalmam e existe a tão esperada reconciliação, reforçando que, por mais difícil que seja, essa fase passa, mas o período requer amparo, carinho e acolhimento.

  • Vivo

Maratona, natação, levantamento de peso e futebol. Essas são algumas das modalidades que, de forma figurativa ou não, fazem parte do cotidiano de quem é mãe. Com a homenagem “às atletas mais inspiradoras do mundo”, a Vivo lança campanha que reforça o patrocínio ao Comitê Olímpico do Brasil.

A iniciativa dá continuidade ao projeto da marca em apoio ao Time Brasil nas Olimpíadas 2024. O filme, une imagens de mãe e filhos reais em diferentes fases: desde os chutes quando o bebê ainda está na barriga até as noites maratonando com a criança no colo para fazê-la dormir.

Pão de Açúcar

O Dia das Mães é sempre um momento de celebrar a felicidade que elas trazem. Neste ano, o Pão de Açúcar, em conjunto com a agência Africa Creative, traz uma reflexão sobre o tema #MaternidadeReal conectado à essência da marca: a Felicidade. Com o tema “Mãe faz cada momento virar felicidade, e o Pão adora fazer parte disso”, a campanha mostra como as mães transformam os pequenos momentos em felicidade.

Para gerar reflexão sobre o tema, foi produzido um filme institucional em que são apresentados diversos tipos de mães em situações diferentes da maternidade que são transformadas pelo poder das mães em tornar cada momento em felicidade. Para promover engajamento e fortalecer a campanha, o Pão convidou, ainda, por meio do Instagram, todas as mães para publicarem fotos em suas redes sociais usando as hashtags #FelicidadePodeSer e #MaternidadeReal, mostrando o seu momento.