Responsabilidade

Confira iniciativas do mercado que fazem a diferença para a comunidade LGBTQIA+

Por Lucas Abreu

28/06/2024 11h18

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41% dos funcionários LGTQIA+ de empresas espalhadas pelo Brasil já sofreram algum tipo de discriminação

Promover oportunidades para a população LGTQIA+ no mercado de trabalho é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entretanto, estes indivíduos ainda enfrentam dificuldades para se inserirem dentro das empresas e encontrarem ambientes seguros para realizar suas funções.

Segundo pesquisa divulgada em 2016, realizada pelo Center for Talent Innovation, 33% das empresas localizadas no Brasil não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de liderança. A população trans continua sendo a mais discriminada, já que apenas 4% dos indivíduos estão no mercado formal de trabalho, conforme divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), e 80% já relataram que se sentiram discriminadas em processos seletivos, segundo levantamento recente da Agência AlmapBBDO e do Instituto On The Go.

A pesquisa do Center for Talent Innovation também aponta que 41% dos funcionários LGTQIA+ de empresas espalhadas pelo Brasil já sofreram algum tipo de discriminação relacionada a sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Além disso, 54% não se sentem seguros em falar abertamente sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente profissional, conforme pesquisa apontada pela consultoria Mais Diversidade.

Felizmente, algumas empresas estão empenhadas em transformar essa realidade, por meio de processos de recrutamento mais inclusivos e mudanças em sua cultura organizacional. Aqui, estão cinco delas:

1. Grupo Pão de Açúcar

Parceira do fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e da Transempregos, estima ter contratado 31 profissionais trans em 2019, além de participar do festival #AgoraVai que capacita membros desta comunidade para o mercado de trabalho.

Em 2018, criou o grupo Orgulho LGBT com mais de 60 colaboradores, realizando ações para atrair, reter e desenvolver talentos pertencentes a comunidade LGBTQIA+. Um ano depois, na semana da diversidade, promoveu eventos de conscientização com mais de 20 palestrantes e painelistas de diversas empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para mais de 1500 pessoas, incluindo público interno e externo.

2. Ambev

Criou em 2016, o grupo Larger, que discute as melhores práticas de inclusão e bem-estar de pessoas LGBTs no trabalho e funciona como “rede de apoio” para que os membros da comunidade LGBTQIA+ possam compartilhar experiências e dicas, como também buscar suporte durante a rotina de trabalho.

3. Itaú Unibanco

Além de patrocinar propostas de caráter cultural, educacional, esportivo ou social, que contemplam o respeito e a valorização da diversidade LGBTQIA+, o Itaú Unibanco possui o “Sou como sou”, grupo que ajuda a fomentar treinamentos, conversas e a revisão de políticas e procedimentos para que a linguagem dos materiais internos seja mais inclusiva. Dentro das áreas de gestão, comunicação institucional e governamental, há um profissional dedicado a olhar e atender questões relacionadas a comunidade LGBTQIA+.

4. EDP

Desde 2019, possui um Programa de Inclusão e Diversidade, que possui seis grupos de afinidade, sendo um focado na comunidade LGBTQIA+. A EDP também reformulou seu canal de ética para registrar casos de discriminação como LGBTfobia.

Em 2020, realizou um censo de diversidade, em formato anônimo, para conhecer melhor seus colaboradores e aprimorar ações de inclusão e acolhimento, como o treinamento de pessoas LGBTQIA+ para cargos de liderança. A empresa também patrocina a Feira Diversa, maior evento de recrutamento de jovens LGBTQIA+ na América Latina, e adere a Lei da Empresa Cidadã, que estende a casais LGBTQIA+ direitos como como licenças-maternidade e paternidade.

5. Salesforce

Desde 2018, a Salesforce divulga dados de diversidade para a equipe executiva, contendo um diagnóstico que apresenta o percentual de minorias sub-representadas contratadas ou promovidas. A empresa de tecnologia também conta com o grupo “OutForce”, focado em discutir temas relacionados à comunidade LGBTQIA+, e dá suporte a uma programação temática para o Mês do Orgulho, incluindo eventos virtuais para funcionários na América Latina e Europa.