Influência

Confira o que marcas como Brahma, Guaraná Antarctica, Nike, Mercado Bitcoin, Nubank e Mr. Jack Bet prepararam para marcar sua presença no digital na Copa do Mundo 2022

Por Redação

01/12/2022 08h00

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Projeto em parceria com a NWB reúne um time de aproximadamente 400 criadores de conteúdo para gerar informação e entretenimento multiplataforma a partir do Brasil e do Catar 

Antes mesmo de o juiz apitar início de partida no Catar, Brahma, Guaraná Antarctica, Nike, Mercado Bitcoin, Nubank e Mr. Jack Bet embarcaram em um projeto idealizado pela NWB – content tech que forma a maior rede digital de esportes do Brasil – que extrapola as quatro linhas do campo e da televisão nesta que promete ser a festa do futebol mais digital de todos os tempos. Desde abril, um time formado por mais de 400 criadores de conteúdo esportivo que se relacionam com diferentes pilares – como lifestyle, notícias, entretenimento e diversidade – foi escalado e está ativo em iniciativas multiplataforma.

 

“O foco é aproximar a audiência multitela às marcas e seus propósitos de forma a gerar reconhecimento, engajamento, conversas e trends em torno do futebol, da expectativa para esse momento global e dos seus símbolos não apenas durante os poucos dias que marcam a comunidade esportiva a cada quatro anos, mas enquanto um legado e uma plataforma de comunicação”, afirma Rafael Grostein, general manager da NWB.

 

O pontapé inicial na produção de conteúdo visando o grande momento do futebol em 2022 foi dado em primeiro de abril com uma programação especial de lives durante e depois do sorteio da fase de grupos do torneio nos canais Desimpedidos e Camisa 21, originais da NWB, com a parceria das empresas Nike, Mercado Bitcoin e Brahma. Juntas, as lives conquistaram um total de quase meio milhão de views e mais de 40 mil em engajamento com a comunidade.

Mas e agora? O que vem por aí?

O entretenimento não para. O Camisa 21 estreou o “Copa 21”, com episódios com convidados especiais em torno de histórias dos jogadores para o campeonato, como o jogador Lugano e o Vampeta. Além do “Camisa nas Ruas”, que será uma série exclusiva no Tiktok com seis capítulos para acompanhar a pintura das ruas nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, como Pereirão no RJ, e Brasilândia em SP.

Na programação do Passa a Bola, Alê Xavier e Luana Maluf apresentarão o “Copa na Mesa”, projeto com entrevistas e jogos com personalidades do mundo do futebol, como Grafite e André Hernan. Algumas delas, inclusive, tiveram a casa invadida no “Craque em Casa”, como Zinho e Arnaldo Cesar Coelho. Mas, mais do que isso, a NWB preparou para os criadores de conteúdo, para as marcas e para a audiência uma estrutura robusta de ativações que se multiplicam. 

 

No Brasil são esperados mais de 1.500 criadores de conteúdo na Praia da Bola NWB, um espaço ambientado para tornar o ato de torcer memorável ao trazer a experiência de vivenciar o Catar sem sair do Brasil. Chico, Paulo, Bira e Marília, do Desimpedidos, serão os anfitriões do espaço montado no Calçadão Pinheiros, em São Paulo, junto com os apresentadores do canal Camisa 21, Magal e Bolívia.

Outros talentos, como Futirinhas e Jukanalha, integram o projeto como representantes da TEIA NWB – vertical de negócio voltada para ajudar esse profissional a crescer, ser mais relevante e alcançar melhores resultados tanto por meio de conhecimento técnico sobre as plataformas e ferramentas, quanto de oportunidades de negócio que vão desde estratégias comerciais até agenciamento e gerenciamento de comunidades. E a lista fica completa com convidados externos.

A partir disso, os fãs de esportes poderão consumir não apenas os jogos em si, mas também se conectar com os seus criadores favoritos e ídolos do futebol em conteúdos divertidos em torno de jogos e dinâmicas proporcionados pelas marcas patrocinadoras do projeto. Os ingressos abertos ao público para o primeiro dia esgotaram em 1h30.

 

Estão previstas ações de entretenimento durante os eventos. Terá vídeo 360º da Brahma; tatuagens temporárias feitas digitalmente para torcer em grande estilo; máquina de garra da Frooty para “agarrar” as cobertura do seu açaí; e o tradicional bolão, na TV Nubank, a galera poderá descobrir como dar seu palpite do placar do jogo do dia, além de outros totens com as últimas notícias do André Hernan e ativação de Mr. Jack Bet, a bet oficial da Praia da Bola.

 

A transmissão dos jogos será em um telão de 21m² e todo o sistema de pagamentos e compras no espaço será feito por meio da tecnologia cashless. Todos os visitantes da praia vão receber sua pulseira personalizada com a identidade Nu logo na entrada, que fará o pagamento acontecer de forma rápida e tecnológica. Nos dias em que o Brasil entra em campo haverá, ainda, atrações musicais como Exaltasamba e Araketu para os convidados e mais uma série de atividades relacionadas aos originais NWB, como o “Desafio do Travessão” do Desimpedidos e a mesa clássica do “Copa na Mesa”, do Passa a Bola.

Já no Catar, a Casa BR está preparada para receber os talentos originais da casa Fred, Bianca e Danilo, do Desimpedidos; Alê Xavier e Luana Maluf, do Passa a Bola; e André Hernan, jornalista esportivo que migrou este ano para um canal próprio no YouTube após 18 anos na TV Globo. Outros nomes, como Maurício Meirelles, Jojoca e Gonze, também estarão na estação completa e equipada com tudo o que precisam para produzir seus conteúdos em diversos formatos – como live streaming e shorts – não apenas sobre as partidas, mas também em torno de tudo o que surge no campeonato periodicamente: as músicas de cada edição, os perrengues e situações inusitadas dos torcedores e dos jogadores; os memes, conquistas e decepções.

A Casa BR, que é um verdadeiro oásis no Catar, conta com campo de futebol, espaço de futvôlei, estúdio de gravação, churrasqueira e lounge, além de sete quartos para os hóspedes.

 

De olho no lance

A estimativa é que a NWB alcance 72M de impressões no período. Todo o projeto e as projeções são baseadas em dados. E se o hexa é incerto, a vitória do crescimento do meio digital ao mirar a grande festa do futebol é garantida!

Um levantamento realizado com base em informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) estima o alcance de 2,8 bilhões de impressões online no período em que o mundo estará concentrado nas seleções em campo, confirmando a tendência de consumo de conteúdo por meio desse canal. A expectativa é de que o setor fature cerca de R$ 165 bilhões até o fim do ano, de acordo com a esperança de vitória e o nível de conexão das pessoas com o evento.

 

Já o estudo Pulso da Copa, conduzido pelo Google, mostra que dos brasileiros que assistirão ao campeonato, 65% já estão engajados com o torneio desde junho. Google e YouTube (31%), TV aberta (29%) e mídias sociais (18%) lideram a preferência por busca de informações. Os influenciadores vêm na sequência. Do percentual que assistirá aos jogos (77%), a TV (51%) lidera a preferência, seguida pela internet (36%).

 

O cenário é condizente com as mudanças recentes. No intervalo de tempo entre a edição na Rússia, em 2018, para 2022, o território esportivo vivenciou uma acelerada transformação digital. Até meados de 2020, a Globo detinha o monopólio das transmissões esportivas. Com isso, a baixa influência do digital limitava o tempo/espaço de conversas sobre futebol/esportes, o que tornava o torcedor passivo, com acesso apenas ao que era oferecido a ele. Os programas de sócio-torcedor eram o elo mais próximo entre fãs de futebol e seus clubes. E, nesse contexto, as opções de comunicação para marcas eram reduzidas.

 

O fortalecimento das comunidades nas plataformas digitais despertou o interesse para novos acordos de transmissão, de forma descentralizada, o que gerou novas maneiras de comunicar e diversificar os tipos de conteúdo. “Os torcedores se tornaram produtores de conteúdo e protagonistas das suas narrativas. Eles querem falar e consumir esportes 24×7 e isso tornou este o projeto o mais complexo de ser feito até o momento em função da disputa pela atenção da comunidade dos apaixonados por futebol. A internet sai na frente dos meios tradicionais por estar mais preparada para ler dados e adequar rotas na construção de conteúdos a partir do diálogo com a audiência, com a possibilidade de rastrear, também, preferências de consumo e de hackear o algoritmo para conduzir relacionamento genuínos, capazes de gerar memórias inesquecíveis nos fãs”, finaliza Grostein.

 

Sobre NWB

Com mais de 11.8 bilhões de visualizações, a NWB é a maior rede digital de esportes do Brasil com seis canais proprietários – Desimpedidos, Acelerados, Passa a Bola, Camisa 21, André Hernan e Corrida na Veia – e mais de 700 criadores afiliados. Atua também como agência de talentos para influenciadores esportivos e produtora de conteúdos multiplataforma customizados para fãs de esportes.