Adidas, Oral-B e Dove lideram após brasileiros responderem à pergunta feita pela YouGov: “de quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?
O ranking de marcas mais lembradas pelos consumidores no mês de julho, teve o seu levantamento feito entre os dias 20 de junho e 20 de julho. Divulgados mensalmente pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, os anunciantes que se destacam são monitorados pela ferramenta BrandIndex, que pergunta aos brasileiros “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?”. Quem liderou o ranking esse mês foram as marcas Adidas, Oral-B e Dove.
A marca campeã do mês, a Adidas, teve um aumento de 7,45 pontos na classificação de “Consciência da Publicidade”. A marca de roupas esportivas passou de uma pontuação de 34,4 (seu ponto mais baixo durante o período) para 41,8, uma das mais altas entre as 10 melhores do mês. Ela também apresentou uma melhoria percentual de 19%, a segunda maior entre as marcas com melhor desempenho no Brasil (atrás apenas da EA Sports, que tem classificações líquidas muito mais baixas e pode, portanto, aspirar mais facilmente a melhorias percentuais elevadas).
Os produtos de higiene bucal Oral-B melhorou 6,07 pontos entre o ponto mais baixo e o mais alto do período, e a marca de beleza pessoal Dove, 5,87 pontos. Junto com as três, ocupam o top 10: Colgate (+5,66), EA Sports (+5,64), Santander (+5,22), Guaraná Antártica (+4,82), Volkswagen (+4,75), Amazon (+4,38) e Trivago (+4,34).
Nas redes sociais, e especificamente no Twitter, a Adidas parece ter concentrado seus esforços em um único produto: os novos tênis X Crazyfast.
“O que chama a atenção na estratégia da marca de roupas esportivas é que ela não se concentrou em um único método: a marca misturou anúncios tradicionais (apresentando o produto, seu design e até mesmo usando celebridades para chamar a atenção sobre ele) com memes e conteúdos mais focados em tendências. A multinacional de origem alemã até produziu um vídeo curto, fortemente inspirado nos desafios do TikTok, para promover os calçados”, analisa David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina.
A empresa também aproveitou a oportunidade para seguir algumas das tendências que se tornaram populares em julho, conforme Eastman. Sem mencionar diretamente o filme da Barbie, ela encorajou as suas seguidoras mulheres a usarem uma das suas camisas cor-de-rosa para ir ao cinema. Além disso, durante o Dia Nacional do Futebol, em 19 de julho, em um simples tweet pediu que as pessoas compartilhassem o que consideravam ser os momentos mais icônicos da história do esporte no Brasil.
“Mesmo entre as principais marcas na classificação deste mês, a estratégia da Adidas parece ter sido particularmente eficaz. Em comparação com os outros participantes posicionados entre os cinco primeiros da lista, a marca de roupas esportivas parece ser a única que manteve uma tendência de crescimento constante durante todo o período”, acrescenta o diretor.
De acordo com os dados, Colgate e a Oral B, embora com pontuações líquidas mais altas, apresentaram tendência de estagnar e até chegaram a cair em meados de julho. Por outro lado, a Dove e a EA Sports começaram a subir mais tarde, o que provavelmente as impediu de apresentar um crescimento tão forte quanto o da Adidas.
Confira também:
CONARH 2023 encerra sua programação com painéis sobre estratégias e experiência do colaborador
Amar.elo Saúde Mental leva roda de palestras para CONARH 2023