Com uma programação que abrange inovação, tecnologia, universo digital, economia criativa, sustentabilidade, entre muitos outros temas, começou nesta quarta-feira a 7ª edição da Gramado Summit. Até sexta-feira, são esperadas 15 mil pessoas para acompanhar os cerca de 400 palestrantes que trazem as principais tendências de cada setor.
Quem abriu a programação foi o jornalista e humorista Rafael Cortez. O CEO do evento, Marcus Rossi, também fez a fala de boas-vindas.
“Uma das principais funções do evento é esse networking, a relação que se cria entre os visitantes. O crescimento da Gramado Summit é sempre um desafio. Quando falamos, em 2023, que pretendíamos colocar 15 mil pessoas aqui neste ano, tínhamos todo um caminho para percorrer e fazer com que isso acontecesse. E chegamos”, afirma o CEO.
A organização anunciou também a realização de uma edição do evento em Punta del Este nos dias 26 e 27 de setembro deste ano. Em parceria fechada com o governo uruguaio, a conferência de inovação dá um grande passo rumo à internacionalização. Para esta primeira edição, espera-se receber 1.500 participantes, dezenas de marcas em exposição e cerca de 50 palestrantes.
“Após o sucesso alcançado no Brasil, chegou o momento de ampliar nosso impacto a nível global e iniciar uma nova aventura com presença internacional, por isso, a partir de setembro de 2024, Punta del Este e o Uruguai serão um novo lar para pensarmos no futuro juntos”, destaca Marcus Rossi.
Um dos destaques nos primeiros momentos ficou por conta do governador Eduardo Leite, que, ao lado da secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, abordou as ações e investimentos do poder público em áreas como meio ambiente, saúde e mobilidade.
Durante a manhã quem também subiu ao palco foi a CEO da Mari Maria Makeup e influenciadora digital, Mari Maria. Na Gramado Summit 2024, Mari Maria compartilhou sobre como lidera as operações diárias da empresa, o desenvolvimento de produtos e o marketing da sua linha de cosméticos. Mari trouxe uma palestra voltada para mostrar como foi o processo para encontrar o seu propósito enquanto empreendedora.
Sua vulnerabilidade foi o seu maior diferencial na hora de criar seus produtos. Mari contou que fez da sua maior vergonha (suas sardas), o motivo do seu grande império. Mari Maria trouxe ensinamentos importantes sobre o poder do relacionamento de confiança com o consumidor.
Daniel Scuzzarello, CEO da Siemens Software também esteve no palco neste primeiro dia de Gramado Summit. A Siemens Digital Industries Software é uma divisão da Siemens que oferece produtos voltados para a manufatura digital, incluindo software de design 3D (CAD) e gestão de ciclo de vida do produto (PLM), além de soluções focadas em Internet das Coisas, entre outras.
O executivo compartilhou uma palestra inspiradora sobre a “beleza do medo”. Daniel lembrou aos participantes que quando se tem medo temos 2 opções: fugir ou lutar. E jogou uma provocação ao público: “O que você tem escolhido?”
Alfredo Soares, fundador e mentor do G4 Educação e presidente da Loja Integrada, subiu ao palco para falar sobre estratégias comerciais. O comunicador afirmou que o cliente é a grande fonte para criar estratégia, e que o que faz as marcas venderem é a atenção que se consegue do cliente. E que é importante criar estratégias em cima do que o cliente quer, não no que a empresa acha.
Alfredo afirmou que cada empresa tem que ter uma multi estratégia comercial, e que é muito importante ser intencional. Ele lembra que o maior erro das empresas em crescimento é não ter cuidado com os dados e informações que tem.
NM na Gramado Summit
O Nosso Meio participa pelo terceiro ano consecutivo da feira de inovação. Fernando Hélio Brito e Tamires Soares, diretores do Nosso Meio, foram convidados pela equipe da Gramado Summit para acompanhar os três dias de intensos conteúdos.
“Essa parceria estratégica entre o Nosso Meio e a Gramado Summit é um reconhecimento do nosso compromisso conjunto com o avanço e a evolução do mercado local. Estamos ansiosos para explorar as mais recentes tendências, tecnologias e insights que estão moldando o futuro dos negócios e da inovação. Tenho certeza de que as experiências e aprendizados que vamos adquirir aqui serão inestimáveis para o NM e para o mercado local como um todo”, afirma Fernando Hélio Brito.
“Estamos verdadeiramente empolgados com a oportunidade de participar da edição deste ano, especialmente por causa da qualidade excepcional dos palestrantes que estarão presentes. Estamos falando dos melhores em suas respectivas áreas, e a simples perspectiva de poder ouvir suas visões e insights é extremamente enriquecedora”, comenta Tamires Soares Brito.
Acompanhe as principais notícias sobre o evento no Portal Nosso Meio e nas redes sociais.