Mercado

Confira resultado do Prêmio Aberje 2022; categorias de Comunicadores, CEO e Mídias são destaques da cerimônia

Por Redação

30/11/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

*Conheça os Comunicadores do Ano em 2022 pela Aberje

Pedro Torres (Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional na Gerdau) foi eleito o Comunicador do Ano por voto popular

A mais tradicional premiação do setor de comunicação empresarial do país, o Prêmio Aberje  revelou, na noite desta terça-feira (29), os vencedores nacionais das categorias da 48ª edição, ou seja, os melhores projetos de Comunicação Corporativa realizados no país durante o período de 2022, na Casa Giardini, em São Paulo. Antecipadamente, a premiação divulgou os vencedores dos prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias do Ano e homenagens.

 

COMUNICADORES DO ANO

Anualmente, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.

Os nomes são definidos a partir das melhores performances dentro da premiação, de acordo com os critérios como notas dadas pelo júri aos projetos da empresa inscritos no Prêmio, número de projetos vencedores regionalmente e nacionalmente, e abrangência de projetos vencedores em diferentes regiões do país. Após o levantamento dos nomes, a lista é analisada e validada pelas gerências e diretoria da Aberje, que também se baseiam em uma rigorosa pesquisa, realizada pelo Centro de Memória e Referência da associação, sobre a atuação profissional de cada comunicador durante o ano.

Os dez eleitos já estão laureados com o troféu e, posteriormente, receberam votação online para o prêmio de Comunicador do Ano pela Audiência Aberje. O voto popular trouxe a Pedro Torres (Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional na Gerdau) Rafael Oliveira (Executivo de Comunicação na Unimed-Rio) e Simone Warmbrand Tcherniakovsky (Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk), respectivamente, o pódio entre os mais bem avaliados na solenidade. Confira os nomes:

 

Pedro Torres, Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional na Gerdau

Rafael Oliveira, Executivo de Comunicação na Unimed-Rio

Simone Warmbrand Tcherniakovsky, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk

Ana Carla Lopes, Head de Reputação no Grupo Boticário

Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Desenvolvimento Sustentável na Klabin

Daniele Salomão, Vice-Presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade no Grupo Energisa

João Bosco Reis da Silva, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais na ArcelorMittal

Juliana Calsa, Diretora de Comunicação na BRK Ambiental

Marco Greiffo, Head de Comunicação Corporativa na VOLVO

Raphaela Borba, Diretora de Comunicação, Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade na Neodent

 

MÍDIAS DO ANO

Jornal Nacional – Série Brasil em Constituição (categoria TV)

O Globo (categoria Jornal)

A Tarde (menção honrosa de Mídia Regional)

Hub de Conteúdo Braskem + The Economist (categoria Produção de Conteúdo)

Estadão Mobilidade (categoria Mídia Especializada)

 

CEO COMUNICADOR DO ANO

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, foi homenageado com o Prêmio CEO Comunicador do Ano

 

EMPRESA DO ANO

Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Na ocasião, foram anunciadas as empresas que venceram a disputa nacional das categorias competitivas do Prêmio. Foram os cases que mais se destacaram entre os 73 projetos finalistas (vencedores regionais) de um total de 340 projetos inscritos, das cinco regiões que compõem a premiação.

 

HOMENAGENS

Dividida em 16 categorias, da área de comunicação organizacional, a Aberje também prestigia instituições que de alguma forma tiveram uma grande atuação na sociedade civil, como foi o caso do Tribunal Superior Eleitoral por lançar o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, que recebeu o Prêmio Especial de 2022. Além disso. Já Cynthia Provedel, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e professora da Escola Aberje de Comunicação recebe o Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano, enquanto Ricardo Viveiros, da Viveiros & Associados, foi homenageado com o Prêmio Trajetória do Ano.

 

As 16 categorias de premiação estão divididas nos três eixos descritos abaixo. Conheça os vencedores em 2022:

COMUNICAÇÃO DE PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES VOLTADOS A:

  • GESTÃO DE CRISES ORGANIZACIONAIS: BRK Ambiental
  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Mineração Rio do Norte – MRN
  • ÉTICA, INTEGRIDADE E COMPLIANCE: Santos Brasil
  • MARCA: VTEX
  • MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: Klabin
  • SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: Vale

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM:

  • CONSUMIDOR/CLIENTE: Neodent
  • IMPRENSA E/OU INFLUENCIADORES: Gerdau
  • MULTIPÚBLICOS: iFood
  • PÚBLICO INTERNO: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
  • SOCIEDADE: Unimed-Rio

PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE:

  • EVENTO: iFood
  • MÍDIA AUDIOVISUAL: Vale
  • MÍDIA DIGITAL: Grupo Energisa
  • MÍDIA IMPRESSA: Sotreq
  • PUBLICAÇÃO ESPECIAL: Mattos Filho

O Prêmio

Desde que foi criado, em 1967, o Prêmio Aberje acompanha as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.

Ao longo de mais de cinco décadas, foram premiados mais de 2600 projetos e 900 diferentes empresas. As iniciativas vencedoras de edições anteriores podem ser consultadas no Centro de Memória e Referência da Aberje, assim como nos livros publicados pela Aberje Editorial com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais.

Sobre a Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for PR and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 

Confira também: