Os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas. Muitos comunicadores da mídia tradicional migraram sua influência dos estúdios para as mídias sociais. Isso aconteceu pois com plataformas virtuais, como o Instagram, ocorre uma facilidade maior para estar em contato com o público. É possível responder mensagens, ativar conversas de forma simples e rápida.
Os jornalistas presentes nas mídias sociais podem abordar diversos assuntos, fazendo com que assim obtenham um engajamento maior com o público. No entanto, ter a profissão de jornalista não é a única forma de ser relevante para a audiência, os comunicadores compartilham suas rotinas, dicas e curiosidades falando abertamente sobre diversos assuntos.
O Nosso Meio listou alguns jornalistas cearenses que engajam com o público através das redes sociais:
Luiz Esteves
O apresentador do CE 1º edição na TV Verdes Mares conta com mais de 160 mil seguidores no Instagram. Compartilhando os bastidores do jornalismo com bom humor, Luiz Esteves engaja com seus seguidores nos comentários, stories, reagindo com muitos memes. Conhecido como “Magão do meio dia” pelos telespectadores, o jornalista alterou seu nome no Twitter interagindo com o apelido engraçado. “Estou nas principais redes sociais há algum tempo. Começou como uma forma de interação com parentes e amigos, mas, por causa da minha exposição na TV, outras pessoas passaram a seguir e comentar. A interação com os espectadores do jornal é frequente. Gosto do Feedback. Recebo comentários elogiosos e críticas construtivas. Serve para repensar algumas pautas, rever comentários. Os seguidores ainda participam ativamente com sugestões de reportagem. O que é ótimo para a produção de um jornalístico com pegada comunitária”, explica Luiz.
Tais Lopes
Tais Lopes já se destacava com o público cearense como apresentadora do Bom Dia CE. Após participar do Jornal Nacional, compartilhando os bastidores do programa para a edição de aniversário do telejornal, a comunicadora ficou conhecida nacionalmente e passou a ser convidada por marcas para fotografar e hoje conta com 230 mil seguidores no Instagram. Nos stories, Tais compartilha caixinhas de perguntas para responder os seguidores, mostra seu dia a dia no trabalho e com a família, além de dicas de saúde e o que faz nas horas vagas. A jornalista ganhou matéria no Se Liga VM que mostrou a sua casa, após repercussão no Jornal Nacional. Tais retornou para o Ceará após experiência como âncora na emissora CNN e agora é apresentadora do jornal noturno CE2.
Lívia Baral
A editora e apresentadora da TV Cidade, conta com mais de 72 mil seguidores no instagram. Além de jornalista, Lívia Baral é mestre de cerimônia e cantora nas horas vagas. Compartilha diariamente sua rotina, viagens, bastidores do jornalismo, músicas, vídeos com muito humor e dicas gastronômicas. “A relação que tenho com os meus seguidores é uma relação de amizade que foi construída ao longo do tempo. Não foi uma coisa prevista, mas aconteceu e eu sou muito grata por isso. Acredito que por conta da minha transparência nas redes sociais, eu compartilho um pouco da minha vida, acredito que por isso eu tenho conseguido um engajamento dessas pessoas, mais seguidores, porque eu prezo por essa transparência”, compartilha Lívia.
“No começo eu tinha pouquíssimos seguidores e fui mostrando o cotidiano do jornalismo, isso interessou, sempre fui abrindo aquelas caixinhas de perguntas e as pessoas foram me conhecendo mais, para além da repórter apresentadora. E aí de repente me vi com com uma quantidade bacana de seguidores e feliz. Também porque eu sei que hoje o meio digital, a rede social é um grande meio de comunicação e quiçá mais pra frente pode se tornar o principal meio de comunicação”, destaca a jornalista.
Isis Cidade
Com quase 17 anos de TV Cidade Fortaleza, Isis Cidade tem recebido destaque nas redes sociais. A profissional, que já esteve na produção, reportagem e edição de texto, é, atualmente, a editora-chefe e apresentadora do Cidade Alerta Ceará, hoje soma mais de 96 mil seguidores no instagram. A jornalista explica que possui uma relação muito positiva com seus seguidores “é claro que as vezes tem ‘haters’ que entram, né? Com aquelas mensagens negativas, mas isso não me abala não, isso só mostra que a gente está se destacando de alguma forma”.
Isis explica que a experiência em canal aberto há muitos anos traz o carinho do público. “Eu mostro a minha vida pessoal, prezo muito pela questão da família, da religiosidade, da empatia. Eu acredito que é isso que chama muito a atenção das que me seguem. Eu tenho um público variado, que vai desde o adolescente ao idoso. Muitas idosas entram em contato comigo pelo direct falando das palavras de positividade que eu levava, que eu acho que esse é o nosso principal combustível. Levar positividade, levar a energia levar alegria e sempre a vibe positiva. Fiquei surpresa com o retorno, a cada semana a gente ganha mais seguidores, consigo alcançar um número de público maior, com uma diversidade incrível”, conta.
Márcia Travessoni
Márcia iniciou sua carreira como comunicadora no Sistema Verdes Mares em 2001, apresentando o programa M de Moda na TV Diário por 10 anos. Atualmente, Márcia possui uma plataforma online sobre eventos, viagens, lifestyle, beleza, moda, economia e entretenimento. Com cerca de 34 mil seguidores, Márcia acredita que esse engajamento com os seguidores foi formado ao longo do tempo “Eu acho que a gente vai construindo uma história e as pessoas vão acompanhando a nossa história. Então, desde 25 anos atrás, quando comecei minha história comunicação, as pessoas conhecem essa história, que eu passei pela TV, jornal, que fui construindo uma trajetória pautada sempre em cima de um propósito bem relevante, que é impactar sempre as pessoas de uma forma”, explica.
“A plataforma digital tem um propósito e ela tem, principalmente o respeito pela comunidade que a gente formou, pelos leitores, pelos seguidores. Estudamos para isso, eu tenho um time muito capacitado ao meu lado e esse propósito, esse sentido de estar nas redes sociais, de ser relevante, de oferecer conteúdos, diferencia porque sabemos que para estar em vários canais de comunicação, você precisa ter um sentido, então, eu acredito que seja isso, que as pessoas enxergam, que as pessoas engajam e porque elas sabem que existe, principalmente, um respeito”, explica Márcia.
Danielly Portela
Apresentadora do Panorama Tarde na TV Otimista, Danielly Portela possui mais de 18 mil seguidores nas redes sociais. “Acho que por conta da TV também, os números foram aumentando, e não aumentaram do dia para noite. De 2017 para cá, quando eu entrei na TV Diário, eu tinha mil seguidores e meio, hoje, são mais de 18 mil. E eu não uso estratégias para isso, porque eu sei que tem hashtag, de todo dia publicar determinadas quantidade de postagens, stories. Então, eu não uso isso como uma ferramenta de trabalho, mas acabei sendo procurada por muitas empresas para divulgar, às vezes até campanhas mesmo relacionadas a saúde”, esclarece Danielly.
A jornalista explica que o alance f algo natural, em 2017 quando foi apresentar na TV Diário decidiu abrir o perfil do instagram e interagir com os seguidores. “As coisas foram surgindo naturalmente, comecei mostrando as coisas do dia a dia, divulgando produtos que eu comprava e aos poucos as pessoas me enviavam presentes, e eu ia divulgando. Eu sou bem tratada nas redes sociais, as pessoas conversam comigo no direct, eu respondo na medida do possível, detesto, deixar alguém sem resposta. Às vezes a pessoa faz um elogio ou então faz uma pergunta, tira dúvida e eu respondo com maior prazer. E acabo tendo uma relação muito boa com empresas e com seguidores também”, conta.
Roberta Fontelles
Comunicadora e influenciadora, atualmente está como apresentadora na TV Otimista em um programa sobre saúde e bem-estar. Diariamente compartilha dicas de beleza, saúde, empreendedorismo e moda em suas redes sociais que já somam 105 mil seguidores. Roberta começou como repórter do caderno Buchicho no jornal O Povo, mas encontrou seu verdadeiro espaço quando começou assinar a coluna Beleza do Diário. Escreveu também a coluna social Bob to You, para O Povo, apresentou o quadro Beleza na TV O Povo, o quadro Terça de Compras na rádio O Povo CBN (CE) e, comanda o blog Beleza, no portal O Povo Online. Entre clicks com looks, Roberta também compartilha viagens, gastronomia e campanhas que participou no instagram.
Wanderson Trindade
O jornalista e repórter do O POVO sempre gostou de usar bastante as redes sociais e compartilhar parte de sua rotina. Wanderson também mantém um perfil no Instagram (@joga10news) falando de atualizações sobre o futebol para o Brasil inteiro. “Gosto de procurar e divulgar minhas matérias, além de, claro, produzir materiais para as redes sociais. Mas não apenas isso. Acredito que o público que me segue por conta do trabalho não me segue apenas pelo trabalho em si, mas também para entender minimamente o que acontece por trás dos meus vídeos e textos”, compartilha. O repórter mostra parte da rotina de jornalista “para dizer que ‘jornalista é gente como qualquer outra’, que trabalha, tem seus momentos de lazer e suas responsabilidades de casa — que no meu caso é cuidar de plantas e dos meus gatos”, comenta.
O jornalista ressalta que os leitores conversam com ele sobre como é trabalhar produzindo matérias. “Alguns perguntam como é o curso de Jornalismo e muitos me procuram inclusive sugerindo pautas, por exemplo. Tudo isso é muito legal de sentir e creio que acontece porque as pessoas me veem ali próximos a elas mesmo que virtualmente”, compartilha.
Adriana Dias
Apresentadora, locutora e editora do programa CE no Ar na TV Cidade, Adriana conta com mais de 29 mil seguidores nas redes sociais. A comunicadora compartilha com seus seguidores os bastidores do telejornal, dicas de maquiagem, cabelo, gastronomia, além de reflexões e dicas de conteúdo digital. Nas postagens, a jornalista recebe diversos elogios pelo trabalho e gera interação com os fãs.
Patrícia Calderón
A jornalista e apresentadora da Jovem Pan Fortaleza possui cerca de 15 mil seguidores no instagram. A comunicadora compartilha suas viagens, rotina com os filhos e a família. Divulga mimos e presentes que recebe de marcas, além de mostrar seu dia a dia durante a quarentena com dicas para fazer em casa.