O Head Regional de Marketing da Ambev, Arnaldo Garcia, compartilhará cases de sucesso e resultados no próximo Marketing&Relacionamento realizado pelo Nosso Meio, no dia 30 de junho, no Espaço L’Ô 142
A Ambev, maior cervejaria da América Latina, é uma das principais responsáveis pelo aquecimento do mercado de grandes eventos. Com uma política de patrocínio bem definida, a empresa desenvolve e escolhe projetos voltados para o reconhecimento de marca, a responsabilidade socioambiental e/ou o consumo consciente. Assim, consegue fortalecer os seus principais valores e se relacionar com o consumidor final em momentos de entretenimento e lazer, que fazem toda a diferença na recordação de marca pelo público.
O próximo encontro executivo Marketing&Relacionamento, realizado pelo Nosso Meio, será dedicado às estratégias de ativação de marca dessa gigante brasileira ao longo do calendário festivo do país. O head Regional de Marketing da Ambev, Arnaldo Garcia, será o anfitrião que dará as boas-vindas a um seleto e qualificado público da indústria do Marketing do Ceará. Assim, o jantar é direcionado aos profissionais de eventos, marketing, comunicação, publicidade, recursos humanos e gestores que desejam potencializar os resultados dos seus negócios através de grandes eventos. O momento para convidados acontece no dia 30 de junho, no Espaço L’Ô 142. A Terravista360 é a patrocinadora da noite.
Como uma prévia da palestra, selecionamos alguns cases históricos de sucesso da Ambev:
Camarote da Brahma no Carnaval do Rio de Janeiro
A iniciativa surgiu ainda em 1989, consagrando-se como um dos maiores e mais longevos cases mais emblemáticos de PR, relacionamento e visibilidade do país. Há mais de 30 anos, a base do evento, a época do ano e o local onde é realizado são os mesmos, mas a cada ano, o tradicional Camarote da Brahma se renova. Em 2015, especialmente, o espaço mudou a marca de Brahma para Antarctica, outra cerveja da Ambev. O Camarote da Boa ainda comemorou os 130 anos da marca e os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro em 2015.
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Festival Skol Beats
As ativações de marca são diversas. A Skol, por exemplo, realizou entre 2000 e 2008 o festival Skol Beats, com edições nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, que contava com apresentações de artistas do cenário de música eletrônica. Tendo em vista a alta popularidade que a música eletrônica e a cultura DJ tinham na virada do milênio, a marca de cerveja Skol decidiu realizar um festival para promover sua marca e produtos. Sua primeira edição aconteceu no ano 2000 e cobriu todos os estilos que estavam bombando na época como Jungle, Drum ‘n’ Bass, Trance, House e o Techno, sendo que cada vertente tinha sua tenda dedicada. Essa primeira edição do Skol Beats contou com duas festas, uma versão menor foi realizada no Jockey Club de Curitiba e a versão full do festival foi feita no Autódromo de Interlagos. Em 2004, o Skol Beats deu mais um salto e se tornou a festa oficial de aniversário da cidade de São Paulo, que comemorou os seus 450 anos na data. O público total foi de 50 mil pessoas e os ingressos esgotaram no mesmo dia que foram postos à venda. Sim, quase 50 mil ingressos foram vendidos em um único dia.
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Stella Artois no Brasil Open de Tênis 2011
Em 2011, a Stella Artois foi a cerveja premium patrocinadora do Brasil Open de Tênis. A estratégia consistia em ajudar a posicionar a cerveja junto de quem aprecia o esporte. Assim, lounge para atletas em plena quadra central do Brasil Open de Tênis, degustação gratuita de produto nos camarotes e um concurso cultural para cinco torcedores acompanharem na Bahia a principal competição de tênis do país foram as principais ações da Stella Artois durante a semana de torneio na Costa do Sauípe.
Em 2018, o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, também contou com presença da Ambev. O evento reuniu atletas, shows, arte, lojas oficiais, cerveja premium e boa gastronomia em um só lugar. Um dos locais mais disputados do torneio foi a Praça Rio Open, que contou com um super bar da Stella Artois, com cerveja gelada, telão gigante para acompanhar os jogos e ainda uma belíssima vista para o Cristo.
Budweiser, Brahma, Stella Artois, Skol e Skol Beats no Music Park
Em 2016, a marca assumiu o patrocínio do maior espaço de entretenimento da região Sul. Desse modo, a Ambev consegue alcançar o público de cada produto e, ainda, reforça a sua responsabilidade social. O maior complexo de entretenimento do Sul do país, o Music Park, localizado em Jurerê Internacional, teve um contrato de duração de 4 anos. Com a Ambev à frente, Budweiser, Brahma, Stella Artois, Skol e Skol Beats passam a fazer parte do menu de bebidas da casa.
Skol no Lollapalooza
A partir de 2014, a parceria junto à agência BFerraz, marcou uma fase de ativações em eventos gigantescos. A Ambev esteve no Lollapalooza 2014, com o lançamento da Skol Stage, uma versão especial da cerveja, no Lollapalooza 2015, como a fábrica de vinis exclusivos e os pôsteres personalizados, e na primeira edição do Tomorrowland Brasil, com a megapromoção “Beats of Tomorrow”, que, além de distribuir ingressos, formou a comunidade de 25 pessoas que pôde curtir a festa hospedada num espaço diferenciado, o Skol Beats Camp.
Ambev no futebol
Por 20 anos, a Ambev patrocinou as transmissões de futebol da Rede Globo de Televisão. A parceria transformou a gigante brasileira em uma das memórias mais profundas para os apaixonados pelo esporte. Em 2010, a Brahma fechou acordo de patrocínio com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para a Copa do Mundo, realizada na África do Sul. Foi a primeira vez que uma marca brasileira patrocina o evento. Para 2022, patrocinadora da seleção brasileira, a Brahma decidiu enviar um presente para os adversários da equipe nacional, sorteados na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar 2022. No filme publicitário, Sérvia, Suíça e Camarões receberam um kit de boas-vindas da marca de cerveja.
No vídeo, Sérvia, Suíça e Camarões, adversários do Brasil na primeira fase da Copa, receberam kits com cerveja e “surpresas” – Divulgação / Brahma
Spaten na Oktoberfest de Blumenau 2022
A Ambev se tornou na última semana o novo patrocinador da Oktoberfest de Blumenau, tradicional festival germânico que ocorre na cidade do estado de Santa Catarina. A próxima Oktoberfest marcará o retorno da festa, interrompida nos últimos anos pelos efeitos da crise sanitária da COVID-19. O festival de Blumenau é um dos maiores do gênero no mundo, ficando atrás apenas do original que ocorre em Munique na Alemanha.
Para se tornar a patrocinadora do festival a Ambev apresentou uma proposta de R$ 2.551.000,00 milhões, ante ao valor mínimo de R$ 2,55 milhões. Esse montante porém, representa um incremento de 38% do valor pago pela cervejaria oficial da última edição em 2019, fazendo deste o maior contrato de cervejaria da história da Oktoberfest Blumenau. O investimento da empresa, incluindo as obrigações do edital referentes à cenografia do evento deverão superar R$ 6 milhões.
Ativação de marca regionalizada no Nordeste
Parceira de longa data do futebol brasileiro e patrocinadora oficial de grandes times do Brasil, a Brahma esteve presente na Copa Nordeste 2021, iniciando o relacionamento com o o público de forma mais regionalizada. O patrocínio envolveu uma cota customizada, que contou com placas em campo durante cada partida e participação nas redes sociais do campeonato. A Brahma também explorou os canais digitais da Copa Nordeste, em transmissões ao vivo no Nordeste FC e o LampiON, produto inspirado no Red Zone da NFL, no qual o torcedor acompanhava diversos lances dos jogos simultaneamente durante a partida. Em seguida, a marca garantiu uma aproximação com os times locais. Para isso, tornou-se a patrocinadora do Ceará e Fortaleza, com estratégia que pretende mostrar a potência do futebol cearense para colocá-los em um lugar de destaque o ano inteiro, com ações que valorizam e reforçam a relevância do futebol nordestino.
Fortal 2022
O Fortal é o maior carnaval fora de época do Brasil, que também retorna de vez em 2022 com uma edição histórica e cheia de novidades que prometem agitar o público. O Fortal 2022 acontece de 21 a 24 de julho na Cidade Fortal em uma megaestrutura para receber foliões de todo o país com muita comodidade e segurança. No corredor da folia, o público vai sentir a energia inconfundível de ícones da música no comando dos trios elétricos. E claro, a Brahma garantiu sua entrada na avenida, sendo mais uma vez a cerveja oficial do evento cearense.
Os cases de patrocínio cultural mostram que as empresa pode aproveitar os benefícios assim como grandes players do mercado. Hoje, a Ambev é a maior cervejaria da América Latina, está presente em 19 países, sendo que em dez deles é líder de mercado. Três de suas marcas – Skol, Brahma e Antarctica – estão entre as 25 mais valiosas do mercado de cerveja do mundo. É o que aponta a última pesquisa da consultoria internacional Brand Finance.
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