Região ganha identidade visual, criada pela Design Bridge and Partners, para projetar o Turismo e os Negócios dos diferentes estados
Os nove estados do Nordeste estão agora unidos, por meio de uma marca, para aumentar a atratividade do setor de turismo e dar visibilidade ao potencial de negócios, tanto no mercado interno quanto no exterior. A iniciativa é resultado da colaboração pioneira entre Embratur, Sebrae e Consórcio Nordeste, e ganha vida em uma narrativa e representação que traduzem toda a pluralidade da região. O objetivo é romper com a lógica da promoção isolada e consolidar um bloco forte, com identidade própria, preparado para atrair ainda mais visitantes e investidores de fora do país.
O trabalho leva a assinatura da operação brasileira da Design Bridge and Partners, agência de global de design e branding da WPP. O processo de construção estratégica e criativa buscou refletir toda a riqueza existente, incluindo a referência aos cenários naturais exuberantes e ao acolhimento característico do nordestino, porém evitando estereótipos reducionistas. A personalidade multifacetada e original, como os destinos que representa, foi reforçada por meio de grafismos simbólicos e de referências ao legado artístico plural da região. A proposta de uma marca dinâmica busca inspirar novos olhares e gerar, ao mesmo tempo, desejo e admiração.
“Após um processo de imersão, pesquisas e entrevistas em profundidade com interlocutores-chave, elegemos o território conceitual batizado de Nordeste Além, apresentando um destino que é muito mais do que se espera, muito mais do que se vê e muito mais do que se sabe”, conta Raquel Sztejnberg, diretora executiva de estratégia da agência, ao explicar o processo criativo. O resultado traz “uma marca em movimento que propõe novas perspectivas e experiências de re-encantamento”, completa.

A nova marca é um convite a explorar um destino que transcende expectativas. Em um mundo que busca experiências autênticas, o Nordeste se apresenta como uma terra de possibilidades, em conexão com o povo e a arte inspira. O mosaico vibrante reflete paisagens ricas e biomas únicos, sabores coloridos e tradições ancestrais, uma cultura cativante e a hospitalidade genuína de um povo resiliente.
A marca é composta por elementos cuidadosamente desenhados para representar a sua essência. O pássaro, que simboliza a liberdade e o espírito leve, convida a transitar além das praias, adentrando o interior, a natureza e o coração do povo acolhedor, refletindo um céu sem fronteiras que vai do Oriente ao Ocidente, do mar à terra.
As formas diversas representam a multiplicidade de experiências possíveis, e a estrela de nove pontas no centro do pássaro simboliza a união dos estados, apontando para um destino feito de muitos lugares e sotaques. As cores escolhidas, uma releitura de todas as bandeiras da região, trazem tonalidades solares que tornam a marca calorosa e enérgica. A tipografia fluida e marcante, inspirada na espessura típica da xilogravura de cordel, conecta a marca à rica tradição artística do Nordeste.
Lançamento
O lançamento da marca aconteceu na última segunda-feira (29) na Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires (ARG). O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da criação de uma identidade unificada para o turismo: “ O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras que o Brasil tem. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirmou.

Além de ampliar a visibilidade internacional, o lançamento da marca dialoga com um momento estratégico de expansão da malha aérea entre Brasil e países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia, México, Paraguai, Peru e Costa Rica. Só em 2025, estão previstos 16.377 voos ligando Brasil e Argentina, com mais de 3,2 milhões de assentos disponíveis. Os números representam um recorde histórico.
Com mais de 300 mil chegadas de voos internacionais até agosto de 2025, a região Nordeste registrou um crescimento de 51,41% na comparação com o mesmo período de 2024. Os principais emissores de visitantes para o Nordeste neste ano são Argentina (107.600), Portugal (43.423), França (26.581) e Itália (22.075).
Saiba mais:
