Inovação

Conheça a Sora, IA que transforma texto em vídeo de até 1 minuto

Por Victoria Lima

19/02/2024 11h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Criadora do ChatGPT apresenta primeiro modelo neste formato. OpenAI vai testar segurança e pedir feedback de artistas para melhorar ferramenta.

Criadora do ChatGPT, a OpenAI lançou um novo modelo de inteligência artificial generativa: Sora. Em comparação com outras plataformas que geram vídeos a partir de textos, o Sora se destaca pela sua capacidade de criar conteúdos mais longos e complexos. Modelos da concorrência geralmente trabalham com durações entre quatro e dez segundos, enquanto o Sora permite a criação de vídeos de até um minuto.

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para um pequeno grupo de pesquisadores, artistas visuais, designers e cineastas. Esse grupo seleto de usuários deve analisar o modelo para descobrir possíveis problemas e riscos durante o uso.

O Sora, que significa “céu” em japonês, vai demorar para ficar disponível para o público geral. Com promessa de ser bastante poderoso, o modelo que transforma textos em vídeos é capaz de entender os mínimos detalhes inclusos nos comandos.

“Sora é capaz de gerar cenas complexas com vários personagens, tipos específicos de movimento e detalhes precisos tanto no primeiro quanto no segundo plano.O modelo tem um profundo conhecimento da linguagem, o que lhe permite interpretar com precisão as instruções e gerar personagens atraentes que expressam emoções vibrantes. Sora também pode criar várias tomadas em um único vídeo gerado que mantém com precisão os personagens e o estilo visual”, afirma a OpenAI.

A OpenAI promete que sua IA conseguirá criar personagens convincentes, que expressam emoções vibrantes. Na página do modelo, a OpenAI diz que a Sora tem a habilidade de entender o que o usuário pediu e compreende como as coisas mencionadas no texto “existem no mundo físico”. 

A OpenAI compartilhou nas redes sociais alguns vídeos criados a partir do Sora, junto aos comandos usados para gerar os materiais. Alguns exemplos são:

A OpenAI ainda disse estar trabalhando com especialistas que estudam desinformação, conteúdo de ódio e preconceito para testar a plataforma antes de liberar ao público. A empresa também prometeu lançar ferramentas capazes de detectar vídeos gerados pelo Sora e incluir metadados nos vídeos para facilitar a detecção.

Até o momento, a OpenAI não informou como treinou o Sora. Ao The New York Times, a empresa explicou apenas ter utilizado “vídeos disponíveis publicamente”, assim como “vídeos licenciados pelos detentores dos direitos autorais”.