Publicada no dia 28 de dezembro de 2022, a lista da Forbes Under 30 revelou quais jovens foram destaque no cenários das artes, gastronomia, finanças, marketing, empreendedorismo e tecnologia
Dentre os 90 nomes selecionados na lista da Forbes Under 30, Giulia Braide foi a única cearense na categoria do Marketing e Publicidade. A cearense recebeu destaque ao lado do seu sócio, Arthur Chini, pelos resultados da Messs. Em quase três anos, a agência/produtora de conteúdo já assinou campanhas para marcas como Levi’s, Prada e Banco Neon. A perspectiva para 2023 é um salto de 60% em receita, com a consolidação do grupo em três empresas: de comunicação e publicidade, a produtora, e de agenciamento e gestão de carreira de influenciadores.
Nascida em Fortaleza, Giulia é formada em Gestão de Marketing pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com um talento encorpado para a comunicação, Giulia iniciou sua vida acadêmica com uma dúvida que latejava na sua cabeça: qual curso vou fazer? Cercada pela dúvida, Giulia decidiu começar a cursar administração. Ainda não satisfeita com a escolha, Giulia tomou a decisão de mudar o curso após ler o livro Marketing 3.0.
“Desde nova não tinha a menor noção de qual faculdade queria fazer. Hoje entendo que isso se deu por uma falta de direcionamento na época da escola. Não era boa em exatas e ficava de recuperação, logo, era taxada como “burra”. Mas na realidade minhas aptidões eram outras e foi cursando administração de empresas que entendi que precisava buscar algo que ainda não sabia o que era, mas que esse esforço seria meu, de entender em que área meus skills melhor se encaixariam. E foi em uma noite entrando no quarto da minha mãe para pegar alguma coisa que vi um livro do Kotler “Marketing 3.0” na estante dela e pensei “vou ler esse livro”. Lendo o livro tudo fazia sentido, eu conseguia associar e entender todas as linhas e uma sensação de felicidade e certeza começou a nascer. Gosto de falar que ali me apaixonei pelo Marketing e depois disso procurei deixar essa relação cada vez mais próxima. Troquei de curso, comecei a me inscrever e pesquisar muito sobre o universo da comunicação e me jogava em toda e qualquer oportunidade que envolvesse aprender mais sobre marketing”, conta Giulia.
Com uma veia empreendedora, corajosa e não satisfeita com a zona de conforto, Giulia logo no primeiro semestre do novo curso já abriu a primeira empresa no ramo de mídias sociais, aos 18 anos.
“No primeiro semestre dessa minha nova faculdade resolvi abrir minha primeira empresa. Errei muito e fui acertando com o tempo. E quando resolvi me mudar para São Paulo em 2018 (após alguns anos como empreendedora) vi a oportunidade de me unir ao meu sócio para desenhar um formato de empresa de comunicação um pouco diferente do convencional. Assim nasceu a MESSS, em 2019, em um ato de coragem meu e do Arthur em seguir pelo lado oposto!“, diz.
Hoje, com quase três anos, a MESSS se divide em produtora e agência de comunicação com mais de 16 nomes dentre criadores de conteúdo e artistas. Giulia Braide atua como produtora executiva e diretora criativa e conta o que aprendeu na sua trajetória dentro da agência.
Ver essa foto no Instagram
“Não caberia em palavras todos os aprendizados (risos). Mas acredito que o maior aprendizado com a MESSS até então foi minha maturidade! Tive que lidar com muitas situações que me exigiram extrema flexibilidade e criatividade. Aprendi muito sobre o meu mercado e formatos de atuação. Fui desafiada constantemente em diversas situações e consegui manter minha concentração e foco para desenvolver o que era necessário. Aprendi que nenhum sonho é grande ou absurdo demais quando se tem dedicação, esforço e visão envolvidos. A MESSS me ensinou e ensina a ser a versão da Giulia que mais gosto e me orgulho!”, diz.
Com sete nordestinos presentes na lista da Fobes Under 30 e sendo a única cearense na categoria do Marketing e Publicidade, Giulia conta como sua origem à conduz para a originalidade e como faz para lidar com o preconceito presente no mercado da comunicação.
“Ser cearense é um dos meus maiores orgulhos. Amo ser nordestina. Amo meu sotaque. Amo o nosso jeito de ser! Falar que não existiram dificuldades ou preconceitos por isso seria uma mentira, mas todos eles se tornaram muito pequenos comparados com toda a força, personalidade e cultura de ter nascido e vivido no Ceará. Consigo ver na prática o choque cultural, mas acredito que seja algo positivo, pois tira muitas pessoas de suas zonas de conforto e traz novas possibilidades”, pontua.
Para 2023, pelo o fato de não ser satisfeita com a zona de conforto, Giulia garante que virão novos projetos pessoais. Além disso, a Messs será conduzida para uma reestruturação em busca de crescimento e inovação.
Para finalizar, Giulia deixa uma mensagem para os jovens que assim como ela, querem trilhar o caminho do empreendedorismo.
“Dedicação e paciência! Muitas vezes você que cria suas oportunidades. Muitas vezes é na terceira tentativa que da certo. Muitas vezes o cansaço pode falar mais alto mas você sabe o quanto você já abdicou e lutou. Muitas vezes a preguiça, procrastinação e ansiedade podem ser suas maiores inimigas. Respira, solta e segue o baile!”, aconselha.
Confira também: