Filha dos fundadores do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Ana Cristina de Holanda Martins dá continuidade ao legado da família à frente da diretoria-executiva da promissora instituição de ensino cearense. Advogada por formação, abandonou a carreira na advocacia para se dedicar ao setor de educação, administrando, inclusive, instituição de ensino na Paraíba.
Conheça mais sobre a visão empresarial de Ana Cristina, que contou ao Nosso Meio os detalhes da sua trajetória e pespectivas de negócio.
1) Tudo começou há 20 anos atrás, quando educadores com largo histórico de tradição e dedicação ao ensino construíram o Centro Universitário Fametro (Unifametro). Fazendo uma avaliação da própria contribuição da Unifametro com a economia e a educação no Ceará, o que mais traz orgulho nessa trajetória?
A transformação que a Unifametro realizou no entorno de suas instalações. O investimento no bairro Jacarecanga trouxe desenvolvimento econômico e social para a sociedade cearense. Além do comércio que se desenvolveu no entorno da Unifametro, houve uma melhoria da segurança, da iluminação pública dentre outros inúmeros impactos estruturais como consequência da circulação diária de nossos alunos e colaboradores. Além disso o que muito nos orgulha são nossos atendimentos médicos, odontológicos, veterinários e de gastronomia de qualidade que realizamos gratuitamente através de nossas clínicas. Transformamos a vida de nossos alunos e de nosso entorno.
2) Hoje, a Unifametro tem quatro campi em Fortaleza e unidades em Maracanaú e Cascavél, com ampla expansão pelo interior. Em que medida as raízes cearenses inspira e influencia seu jeito de gerir o negócio em educação?
Ser cearense é uma motivação ainda maior para fazer a gestão em várias unidades cearenses. Procuro sempre fazer minha gestão conectada aos valores da nossa cultura cearense, sempre com muita coragem e desafiando as pessoas a serem sempre melhores a cada dia. Desenvolver o potencial humano me motiva.
3) Conte um pouco sobre a trajetória da executiva por trás da Unifametro. Quem é Ana Cristina?
Sou advogada por formação há 22 anos. Durante minha faculdade fiz estágios na defensoria pública e ouvidoria geral do estado. Após a conclusão do curso de direito em 2020 fiz 2 especializações na área do direito, 1 mestrado em direito constitucional, MBA na FGV e MBA na PUC-RS (em andamento). Assumi concurso público de advogada da BR distribuidora onde fiquei quase 2 anos. Deixei o concurso para assumir uma IES do grupo na PB onde fiquei por 4,5 anos. Hoje estou na Unifametro como diretora executiva responsável por toda parte administrativa.
Quer receber nossas notícias no WhatsApp? Faça parte da nossa lista de transmissão diária
4) A Unifametro é certificada com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2021-2022, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Este é o 16º ano consecutivo que a instituição recebe a certificação. Hoje, a pauta ESG está cada vez mais forte e posicionada nas organizações. Quais a importância de ter um posicionamento ambiental, social e de governança bem definido no cenário atual dos negócios?
Atualmente o público busca um relacionamento com as marcas, algo que vai além do consumo. Então é importante que as empresas furem o limite do estar vendendo algo para oferecer algo para a sociedade, para as gerações futuras. A pauta ESG é uma forma de conquistar a confiança do público e colaborar com a construção de um futuro social e ambientalmente sustentável, algo que também é dever de uma instituição de ensino superior como a Unifametro, que preza pela educação e a formação dos profissionais do futuro.
5) Quais são as suas grandes referências como executivo(a) e qual a importância de ter referências femininas?
A minha maior referência é a minha mãe, Maria da Graça de Holanda Martins. Os primeiros passos da Unifametro, há mais de 20 anos, foram dados por ela e pelo meu pai, Antônio Colaço. Acredito que, em um mundo cercado por referências masculinas, olhar para uma mulher e ter ela como referência nos dá um norte, um guia de como devemos agir e, principalmente, dá forças para seguir em frente, na certeza de que não somos únicas e ainda temos a responsabilidade de sermos novas referências para as novas gestoras do futuro.
6) Sobre o futuro, há intenção de posicionar a marca em todo o Nordeste? Como está o processo de expansão da Unifametro?
Nós temos a intenção de levar educação ao máximo de lugares que pudermos, pois essa é a missão de vida da nossa família. Por enquanto, temos trabalhado para que o alcance da Unifametro se expanda no Ceará. Agora, estamos em processo de expansão do nosso Ead, com dois novos pólos já fechados, um em Juazeiro do Norte e outro em Paracuru. Com o Ead Unifametro, conseguimos ultrapassar os limites do estado, o que nos possibilita atingir alunos de todas as regiões. Novos cursos também estão vindo por aí nas unidades de Fortaleza, sempre de olho no mercado e nas suas necessidades.
7) Por fim, o que a visão executiva de Ana Cristina de Holanda Martins enxerga para os próximos anos 20 anos da Unifametro?
Enxergo 20 anos de crescimento de uma empresa que continuará a agregar cada vez mais valores para o seu público, e estará ainda mais presente na vida da comunidade de um modo geral. A nossa família irá lutar por isso, porque a Educação, para nós, é mais que um trabalho, uma missão de vida.
Confira também: