Além do ranking, a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB 2023) traz um parâmetro que mensura como os jogadores no Brasil se comportam com publicidades em lives, jogos e redes sociais.
O levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023, divulga nesta quarta-feira (24) os principais destaques deste ano. O novo levantamento mapeou mais de 500 marcas de 21 setores, incluindo dois inéditos: produtos de cuidado e higiene; e produtos alimentícios. Essa edição da pesquisa entrevistou 14.825 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano.
O painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 traz insights sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação a como as marcas abordam este universo. Segundo o estudo, para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país é importante respeitar a cultura gamer, como seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira diz que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece.
O estudo desenvolvido pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, revela que 70,1% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico.
“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, afirma Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023:
1. BANCOS
Mais conhecida: Nubank (82%)
Mais utilizada: Nubank (55,6%)
2. CARTÕES DE CRÉDITO
Mais conhecida: Mastercard (86,5%)
Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
3. CERVEJA
Mais conhecida: Brahma (85,3%)
Mais consumida: Heineken (51,6%)
4. COSMÉTICOS
Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
Mais consumida: O Boticário (66,7%)
5. ENERGÉTICOS
Mais conhecida: Red Bull (82,8%)
Mais consumida: Red Bull (61,5%)
6. FOOD SERVICES
Mais conhecida: McDonalds (78,2%)
Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
7. REFRIGERANTES
Mais conhecida: Coca-Cola (93,6%)
Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
8. SNACKS SALGADOS
Mais conhecida: Doritos (74,3%)
Mais consumida: Doritos (54,6%)
9. SNACKS DOCES
Mais conhecida: Kit Kat (71,1%)
Mais consumida: Nestlé (56,3%)
10. VESTUÁRIO E ROUPAS
Mais conhecida: Nike (75,4%)
Mais utilizada: Nike (57,7%)
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