Premiação

Conheça as cinco primeiras empresas do Ceará a receber o Selo ESG da FIEC

Por Redação

27/04/2023 16h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Nesta quarta-feira (26), cinco empresas foram contempladas com o certificado da Federação das Indústrias do Estado do Ceará: Vulcabras, Alimempro, Cerbras, Qair Brasil e Solar Coca-Cola. O programa de certificação ESG-FIEC é responsável por avaliar as indústrias cearenses nos contextos de gestão, ambiental e social. Aquelas que aderirem ao programa de certificação do selo passam por uma série de avaliações de uma equipe que audita se as ações implantadas pela indústria realmente estão de acordo com as práticas ESG.

 

A conquista deste selo é fundamental para que as empresas possam comprovar que estão, de fato, comprometidas com causas como a preservação dos recursos naturais, gestão de pessoas e crescimento da sociedade como um todo.

 

Essas empresas são bons exemplos para o mercado, já que assumiram o papel de protagonistas desse movimento pela inclusão dos pilares do ESG e da sustentabilidade na estratégia dos negócios, segundo o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante. Além dessa honraria, ele anunciou durante o evento que no final do ano ocorrerá mais uma premiação com o mesmo objetivo.

 

“Além dessas, já temos mais de quinze indústrias cearenses que já iniciaram seu processo de certificação. E certamente outras virão em seguida”, disse durante a cerimônia de premiação.

 

O presidente entregou o prêmio para as empresas honradas e afirmou que a aspiração de todos os membros da FIEC é observar as indústrias cearenses empenhadas no bem-estar das pessoas afetadas por suas atividades, seja por meio dos empregos proporcionados ou dos produtos oferecidos.

 

Os representantes que receberam o certificado também falaram sobre a experiência e importância do selo para suas empresas.

 

“Ações em defesa do meio ambiente, que beneficiem a sociedade, e que garantem responsabilidade nas decisões ligadas à governança fazem parte do cotidiano corporativo da Solar Coca-Cola. Trazemos o ESG para o centro do nosso negócio, além de investir efetivamente, incorporamos em nossa cultura temas como consumo responsável e acesso democratizado à água e energia, gestão de resíduos e economia circular, responsabilidade social, inclusão e diversidade, capacitação de jovens, bem como o empoderamento econômico e o bom relacionamento com comunidades do entorno das nossas fábricas”, explica Arthur Ferraz, gerente de Relações Externas da Solar Coca-Cola, que recebeu a honraria.

 

“O Selo ESG-FIEC veio para reafirmar o que somos e o que fazemos. Significa que nossas práticas e nossos pilares focados em pessoas, no meio ambiente e na qualidade, e estão fincados em uma base sólida de governança e transparência. Esse tema tão urgente, que tem sido discutido e cobrado, sempre esteve presente ao longo da nossa história, onde nossas ações caminham constantemente nessa direção com o propósito de criar valor sustentável para a sociedade. Somos gratos por essa certificação que nos dá ainda mais força e inspiração para continuamos firmes com nossas atividades sustentáveis focadas na qualidade dos nossos produtos, e também no bem-estar coletivo.”, afirma Ticiana Mota, vice-presidente administrativo e ambiental da Cerbras.

 

Confira também:

Temporada “A Raiz da gestão Humana” com Emiliana Albanaz, Diretora de Recursos Humanos na Solar Coca-Cola

C6 Bank lança extrato de carbono para conscientizar clientes sobre emissão de CO2

“As histórias contadas por elas na sustentabilidade” com Alcileia Sena e Águeda Muniz