José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda Mendonça, que faleceu hoje aos 77 anos, teve uma carreira marcada por grandes trabalhos. Ele nasceu em 10 de agosto de 1944, em Salvador e sua trajetória profissional de quase 50 anos começou a ganhar forma ainda em 1975, quando ele criou a agência DM9 Propaganda.
Logo depois Duda se tornou sócio dos também publicitários Domingos Logullo e Nizan Guanaes, em 1988, chegando a abrir um escritório em São Paulo. Já em 1990, a DM9 Bahia e a DM9 propaganda São Paulo se separaram e este foi o pontapé para a agência de Duda Mendonça produzir grandes campanhas para o mercado publicitário brasileiro. Ao longo das décadas, a agência firmou relações duradouras e parcerias icônicas com clientes como Itaú, Johnson & Johnson e Guaraná Antártica, ajudando a construir esses e outros anunciantes.
Com longa carreira no meio da publicidade, Duda foi um dos marqueteiros políticos mais importantes da história do Brasil. Ele ficou famoso principalmente pela campanha vitoriosa do ex-presidente Lula (PT) em 2002, onde criou o slogan “Lulinha, Paz e Amor”.
Separamos algumas campanhas que mostram o legado do publicitário e da DM9 para a propaganda e que fizeram com que a agência entrasse para a história da publicidade. Confira:
Pipoca na panela – Guaraná Antarctica (1991)
Completamente louco – Itaú seguros (1993)
Tomou? Parmalat (1996)
Gelol – Futebol (Não Basta ser Pai)
Filme criado e dirigido por Duda Mendonça. Ganhador do Leão de Ouro em Cannes por direção e criação.
Monotonia – Honda (1994)
Goleiro – Super Bonder (2003)
Eco – Amanco (2009)
Bebê Johnson com Síndrome de Down (2017)
Instagram Menu – M’c Donalds (2018)
https://youtu.be/OU2SPlEyYpE
Campanha Lula 2002 – Bastidores Duda Mendonça
Construção do Conceito, Slogan e Jingle da Campanha (2010)