O programa Parceria para Aceleração do Negócio (PAN) consiste na reestruturação de empresas e potencialização de seus resultados
A Fundação Dom Cabral (FDC) lançou um novo programa voltado para organizações de pequeno porte, startups e scale-ups que buscam potencializar seus resultados em um curto prazo e avançar nos processos de gestão. A iniciativa chama-se Parceria para Aceleração do Negócio (PAN) e consiste na oferta de um plano de negócio, encontros quinzenais, monitoria, mentoria coletiva e videoaulas para o empreendedor garantir conhecimento técnico e prático na hora de reestruturar as estratégias de sua empresa. O programa tem execução online, com acompanhamento direto dos professores e especialistas da FDC e da equipe Barros Soluções.
Apesar do momento de reabertura da economia, avanço da vacinação e diminuição das restrições promovidas pelos governos estaduais e municipais, a 11ª edição da pesquisa “O impacto da pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, assinada pelo Sebrae e FGV, revela que 79% das empresas registram perdas no faturamento. O índice é o pior desde julho de 2020, quando 81% dos pequenos negócios revelavam perda de receitas. Diante desse cenário, a FDC enxergou a demanda e resolveu apoiar esse grupo tão prejudicado pela pandemia.
Assim, o PAN tem como objetivo possibilitar que as empresas de pequeno porte possam assimilar os fundamentos de gestão para obter resultados com um crescimento sustentável, com foco na evolução rápida em seus processos de gestão críticos. Por meio do programa on-line, é possível ter o apoio de especialistas por até dois anos, além de:
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Desenvolver a sua empresa, a partir de ciclos de crescimento;
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Realizar diagnósticos de negócio e plano de crescimento;
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Participar de reuniões frequentes de acompanhamento da execução para engajar o time para as transformações e resultados;
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Participar de monitorias para estruturação de processos e melhoria da gestão;
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Participar de mentorias coletivas e intercâmbio de experiências entre empresas.
“O PAN acontece em ciclos anuais de desenvolvimento, com revisões trimestrais e acompanhamento quinzenal. Conteúdos e metodologias adequadas às necessidades da empresa. Ao longo do processo, os participantes trocam experiências com professores e executivos do mercado por meio de mentorias coletivas”, explica Gleidson Souza, Diretor de Negócios da Barros Soluções, associada à Fundação Dom Cabral do Ceará e Rio Grande do Norte.
Vitor Cunha é diretor comercial da VVC Distribuidora, que inicialmente surgiu como a distribuidora exclusiva do sistema Coca-Cola na cidade de Currais Novos (RN). Com mais de 26 anos no setor, a área de atuação foi ampliada para 153 municípios e hoje, com o suporte do Programa PAN, a empresa está em um momento de reestruturação para seguir crescendo. “A orientação que recebemos mudou bastante nossas estratégias de negócio para modernização e acompanhamento dos processos. Apesar de termos algum suporte da Coca-Cola, não era suficiente para capacitar parte dos nossos líderes e outros aspectos que dão mais consistência ao nosso negócio, por exemplo”, ressalta.
Para o gestor, a maior dificuldade é inerente à distribuição exclusiva em que não há influência na fixação de preços, com margens definidas pelos fabricantes. Quanto aos custos, um dos maiores pesos é o valor do combustível.
Para minimizar o impacto dessas questões, a adesão ao Programa PAN fez total diferença: “Estamos mobilizando a nossa equipe e já estamos vendo os resultados. Através do PAN, conseguimos, com um custo relativamente baixo, solucionar parte desses assuntos. Temos uma margem de orçamento muito pequena para esse tipo de serviço, que são indispensáveis para continuarmos nos desenvolvendo e crescendo”, reforça.
Para saber mais, acesse: empresas.fdc.org.br/programa/