A Academia Brasileira Marketing (Abramark) acaba de eleger mais 10 novos nomes para o seu Hall da Fama
O Hall da Fama da Academia Brasileira Marketing (Abramark) reúnem empresários(as) e profissionais que oferecem, por suas atuações e exemplos, contribuições inestimáveis para a construção e fortalecimento de um marketing de excepcional qualidade em nosso país. Anualmente, o processo de seleção é feito por meio de indicações e avaliações feitas pelo o comitê da Academia, ao longo do ano, a revelação dos novos integrantes é feita de forma trimestral.
Fábio Madia, CEO da Abramark, detalha como funciona o processo de seleção dos grandes nomes do Hall da Fama.
“O processo dos novos integrantes do Hall da Fama é realizado 1 vez ao ano, pelos integrantes atuais da Abramark. Só eles podem indicar quem eles entendem que merecem fazer parte desse coletivo. A partir dar indicações promovemos a verificação, certificação e validação dos nomes e, aqueles que tiverem o maior números de indicações compõem um documento que detalha o expertise profissional de cada um deles e voltam para essa a base total dos integrantes atuais como os potenciais novos integrantes. Após a validação de todos, fazemos a divulgação dos novos integrantes 3 vezes ao ano”, conta.
A eleição para integrar o Hall da Fama é feita em etapas. Primeiro acontece a fase de indicações, quando Acadêmicos e membros do Hall da Fama indicam os nomes daqueles(as) que, no seu entendimento, fazem jus ao reconhecimento. As indicações são nominais e seguidas de minibiografia e motivos que as justificam. Depois disso, os nomes com mais indicações são submetidos ao pleno da Academia, em uma consulta para saber se alguém se manifesta de maneira contrária, e, caso isso aconteça, o porquê. Após isso, são realizadas entrevistas individuais com cada um dos(as) indicados(as), somente após essas três etapas acontece a consagração do(a) profissional ou empresário(a) ao Hall da Fama. O que define o ingresso desses executivos no hall da Abramark é a qualificação do profissional e sua trajetória.
“Não há diferencial, há qualificação e trajetória profissional. Têm que ter uma história relevante naquilo que entendemos ser a essência do Marketing que é a muito mais do que uma ferramenta ou um departamento, mas a ideologia da administra a administração moderna das empresas”, revela Fabio.
O reflexo dessa seleção no mercado de marketing já é uma realidade, Fabio destaca como o Hall da Fama impacta o meio do marketing no Brasil.
“Nós buscamos construir, a médio e longo prazo, uma ambiente que de fato as pessoas se sintam representadas e queiram participar. Um ambiente onde especialmente os micro e pequenos empresários e jovens estudantes busquem como referência em suas vidas, numa compreensão do que é o Marketing e o Branding e de como isso pode impactar positivamente suas trajetórias profissionais, os seus negócios e as empresas onde trabalham”, finaliza
Os(as) novos(as) integrantes do Hall da Fama da Abramark são:
Alice Ferraz – Fundadora e CEO da FHITS
Pioneira mundial em marketing de influência, está entre as 500 pessoas mais influentes do mundo pelo BOF, Business Of Fashion, como membro permanente; na lista das mais influentes pela Forbes; e entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela Vogue América. Alice é Editora de Moda do Jornal Estado de São Paulo, mentora do primeiro curso de graduação em mídias sociais no Centro Universitário Bela Artes, que tem nota máxima no MEC, além de mentora da pós-graduação em Fashion Marketing & Communications da Polimoda Firenze, Itália.
Camila Nunes – Diretora de Marketing e Prime da Amazon Brasil
Na empresa há 7 anos, foi líder de Marketing para Kindle e Dispositivos Amazon e hoje responde pela estratégia de marketing da Amazon e do programa Prime no País. Graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM, com um MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas, Camila tem vasta expertise em marketing online e offline, construída em mais de 20 anos de carreira.
Carlos Ferreirinha – Presidente da MCF Consultoria
Líder, gestor, pensador estratégico, business advisor, palestrante, colunista, formador de opinião, influencer, visionário e, empresário – empreendedor admirado e respeitado. Ferreirinha é pioneiro na tradução da Inteligência da Gestão do Luxo como business/negócios na região das Américas e reconhecido entre os principais pensadores, estrategistas e formadores de opinião sobre Negócio e Gestão do Luxo e Premium em diversas regiões do mundo, com destaque para América Latina, Brasil, Portugal, África. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes, Executive Marketing Leadership na Texas University e MBA Finanças no IBMEC, com aproximadamente 40 anos de trajetória profissional.
Dilma Campos – CEO e Partner da Nossa Praia I Head de ESG da BPartners.co
Iniciou sua carreira como bailarina, foi atriz, e passou por grandes agências brasileiras, em linha com sua formação: MBA em Gestão de Projetos pela FGV e MBA em Tendências e Estudos Futuros na ESPM. Atualmente é conselheira da Universidade São Judas, da Ampro – Associação de Marketing Promocional; da São Paulo Companhia de Dança e da Solum Capital. Winning Women 2016 da EY, influenciadora e mentora da Rede Mulher Empreendedora (RME), colunista na Revista Fast Company, TEDx Speaker e Coautora do livro Publicidade Antirracista, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e do IPÊ – Instituto de Pesquisa Ecológicas.
Joana Mendes – Presidente do Clube de Criação, Diretora de Criação da Ogilvy e Fundadora da YGB.black
Rondoniense, LGBTQIA+, redatora há 19 anos, primeira presidente negra da história do Clube de Criação, Diretora de Criação há 7 anos, escritora do Manual de Penteados para Crianças Negras. Com passagens por agências como, Loducca, FCB, R/GA, WT, dentre outras. Já fez mais de 25 design sprints para clientes como Nestlé, Nivea, Unilever, Kellogg’s, Nike Global e Google, onde foi a responsável pela campanha de maior sucesso da história da marca no Brasil. Foi jurada e palestrante em Cannes em 2022 e 2023, palestrante e jurada no D&AD 2023, jurada no El Sol, LIA, Clio, Cresta, Clube de Criação, dentre outros. Foi considerada uma das pessoas que está transformando a comunicação pelo Papel&Caneta, 100 Creative pela AdWeek. Atualmente, é Creative Lead LATAM na StudioX/WPP.
Luciana Fortuna – CMO do CNA Idiomas
Sua trajetória profissional com mais de 30 anos de carreira tem passagens por empresas líderes nos segmentos de varejo e franchising, como Unilever, Natura, Mondelez e Pepsico. Atualmente é CMO do CNA idiomas, uma das 30 maiores redes de franquias no Brasil, onde desde 2013 é responsável pela gestão da agência e comunicação mercadológica, posicionamento da marca, planejamento, criação e desenvolvimento de campanhas para branding e performance. Destaque para o case CNA Speaking Exchange, que conquistou 10 Leões no Festival de Cannes em 2014. Lidera uma equipe com mais de 40 profissionais no suporte à rede para comunicação B2B e B2C, ações comerciais, promoções e de incentivo, eventos, relacionamento com alunos, além da gestão do e-commerce, canais de aquisição, CRM e estratégia de growth.
Marc Tawil – Mentor, Linkedin Top Voice e TEDxSpeaker
Estrategista de Comunicação, mentor, palestrante e educador, Marc Tawil é Nº 1 LinkedIn Top Voices, LinkedIn Creator e Instrutor Oficial do LinkedIn Learning, com mais de 30 mil alunos treinados na plataforma (e + 20 mil treinados em outras Edtechs). Palestrante profissional nas áreas de Futuro do Trabalho, Futuro da Comunicação, IA e Autoridade Digital, Evolução das Marcas e Sociedade 5.0, Tawil é quatro vezes TEDxSpeaker e mestre de cerimônia TEDx. Colunista de Época Negócios e da Eletromidia Out Of Home, atua como Master Expert (curador) do MBA em Comunicação Executiva da HSM University e como LinkedIn Expert em O Novo Mercado. Também integra o Conselho de Reputação da Ipsos – líder global em pesquisa de mercado.
Pacete – Editor de Tecnologia e Inovação Forbes Brasil I Head de Conteúdo e Inovação da MMA Global
Top Voices Brasil, Editor de Tecnologia e inovação da Forbes Brasil e Head de Conteúdo da MMA Latam. Anteriormente, Editor da Fast Company Brasil e Editor do ProXXIma, além de Gestor de Conteúdo no Meio & Mensagem.
Paulo Lima – Editor e Fundador da Trip
Paulo Lima é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mas construiu sua carreira profissional no campo da comunicação, atuando desde 1981 em suas mais diversas frentes. Em 1986 fundou a Trip, considerada uma das mais bem-sucedidas e respeitadas empresas de conteúdo do Brasil. Recebeu também o Prêmio Esso, a mais importante premiação do jornalismo brasileiro em diferentes edições da honraria. Em 2011 foi eleito um dos dez mais destacados profissionais de mídia do Brasil pelo jornal Meio & Mensagem. Além das revistas, podcasts, programas de rádio, de TV, eventos e plataformas digitais concebidas com as marcas Trip e TPM, criou e produz conteúdos e estratégias de posicionamento e marca para destacadas empresas e personalidades como Itaú, Audi, Luciano Huck, Natura, Abílio Diniz, Ambev, Nestlé, Gol, Pão de Açúcar, Ambipar, Netflix, Grupo Ultra, entre várias outras.
Renato Camargo – Vice-Presidente de Clientes nas Farmácias Pague Menos e Extrafarma
Também atua como investidor anjo e advisor para startups. Teve passagem pela RecargaPay como Country Manager & CMO; pelo GPA, como Head de Marketing, e pelo Grupo Accor, como Gerente Geral de Marketing para a América Latina, além de Gol Linhas Aéreas, Panrotas Editora e Grupo White de Comunicação. Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, tem pós-graduação em administração de empresas e MBA em gestão empresarial, ambos pela FGV. Estilo de vida vegano. Entusiasta de Pets & Corrida.