As técnicas de marketing de aplicativos, como publicidade, estratégias no aplicativo e recompensas, tornam-se aliadas de empresas que desejam impulsionar o crescimento exponencial de usuários de aplicativos
Não é novidade que o número de aplicativos vem aumentando a cada ano e que, dentre eles, os games representam a grande maioria para a felicidade de amantes de jogos. Segundo o ranking da Data.Ai, os gastos dos brasileiros com aplicativos móveis em 2022 chegaram a US$ 1,3 bilhão, representando um aumento de 15% ante o período anterior. E quando se trata de games, os gastos atingiram US$ 600 milhões de receita no país, também no ano passado.
Dada a crescente adoção de aplicativos de jogos e a possibilidade de segmentar novos e diversos públicos, é necessário que os formatos de anúncios se destaquem dos demais, além de contar com os KPIs corretos para medir seu desempenho e determinar a assertividade da campanha.
Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dicas para os profissionais de marketing de aplicativos poderem aproveitar essa vertical para criar campanhas mais eficazes e melhorar a monetização em seu aplicativo. Confira a lista:
#1 Anúncios jogáveis
São anúncios interativos que solicitam aos usuários que joguem uma demonstração rápida de um jogo que está sendo anunciado. O uso deste formato demonstrou ter um desempenho oito vezes melhor do que os anúncios intersticiais tradicionais, de acordo com dados da SmartyAds.
#2 Anúncios intersticiais
Caracterizam-se por serem interativos e aparecem em tela cheia entre as atividades ou fases do jogo. Esses anúncios fornecem grande visibilidade, mas como são potencialmente perturbadores, é imperativo que os profissionais de marketing usem intersticiais com moderação e de forma não intrusiva.
#3 Anúncios de recompensa
Este formato oferece aos usuários bônus no jogo em troca de ver um anúncio em sua tela que dura entre 15 segundos a 1 minuto. Embora seja um tipo de publicidade que não pode ser ignorada, oferece uma experiência positiva para usuários e profissionais de marketing. As recompensas podem ser qualquer coisa, desde desbloquear novos níveis ou ganhar dinheiro no aplicativo em troca.
#4 Anúncios de cupom
Fornecem aos usuários códigos exclusivos de cupom para resgatar prêmios e descontos fora do jogo, ou seja, é uma estratégia ideal para profissionais de marketing que buscam direcionar o tráfego de usuários ou clientes para lojas físicas. Os anúncios não devem interromper a jornada do usuário, mas oferecê-los em um momento em que ele não esteja totalmente dedicado à resolução de tarefas do jogo.
“Para aumentar as chances de sucesso de um aplicativo, a publicidade deve ser complementada pela combinação de uma estratégia in-app, uma boa experiência do usuário e um sistema de recompensa de alto valor para seus jogadores. Além disso, é conveniente alocar um orçamento para promover a atribuição móvel de forma a identificar audiências mais rentáveis, confirmadas por um processo de análise de dados”, afirma Renato Bastos, diretor da Rocket Lab no Brasil.
Os anúncios no aplicativo nessa vertical são benéficos para todos os envolvidos, pois os usuários poderão obter acesso gratuito a vários jogos graças à publicidade no aplicativo e os profissionais de marketing terão a oportunidade de adquirir novos usuários com anúncios realmente relevantes.
“Uma coisa que as pessoas não sabem é que hoje 74% de todos os brasileiros jogam, desde minha mãe, que tem 70 anos e joga Sudoku, que joga Biriba e meu filho de 7 anos que joga Roblox. Primeiro, dá um pouco de visibilidade do tamanho disso, e que as marcas podem se aproveitar disso e desse ambiente mesmo sem ter um viés de games especificamente, finaliza Rodrigo Tigre, Head of Audio da Adsmovil.
Tigre participou do NM2B e comentou mais sobre o uso da publicidade nos games, confira aqui.