Na noite de ontem (27), em São Paulo, foram revelados os vencedores da 47ª edição Prêmio Profissionais do Ano (PPA). Realizada pela Globo, a premiação que reconhece os melhores trabalhos de publicidade do ano, foi comandada pelos jornalistas William Bonner e Maju Coutinho. Ao todo, 16 campanhas foram premiadas em categorias nacionais e regionais.
“Mais do que uma premiação, o PPA é uma celebração da riqueza de olhares que colocam a publicidade brasileira entre as mais admiradas do mundo”, afirmou Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo.
O PPA 2025 reuniu 58 projetos finalistas, após a análise de 850 trabalhos publicitários, inscritos por 269 agências, 129 produtoras e 481 produtores. Na categoria nacional, seis agências foram contempladas com troféus.
O troféu de Melhor Filme 30” foi para a Lepub com o comercial “O Brinde” para a Heineken. Já o troféu de Melhor Filme 30”+foi para Africa Creative DDB com o comercial “Tempo de Mudar” para a Vivo. A Suno United Creators garantiu o troféu de Melhor Campanha com a criação da “Fácil Assim” para a Samsung, enquanto a Droga5 São Paulo levou o de Melhor Ações de Conteúdo com o “Chefs Placement” para a Ambev.
O troféu de “Melhor Integrada” foi para a Wieden+Kennedy SP pela campanha “Nu explica no JN” para o Nubank. Por fim, a Calia foi a grande vencedora do troféu de Valor Social com a campanha “Trabalho Invisível” para o Instituto Nós Por Elas. A campanha, lançada no Dia do Trabalho ganhou destaque nacional ao provocar reflexão sobre a urgência de uma divisão mais justa das responsabilidades dentro de casa.
“Conseguimos traduzir em poucos segundos uma realidade que atravessa gerações. Vencer o Profissionais do Ano é a validação da força criativa e social dessa campanha”, afirma Maurício Oliveira, diretor de criação da peça.
“Dar visibilidade ao que não se vê é um papel fundamental da comunicação. ‘Trabalho Invisível’ faz isso e, ao ganhar o Profissionais do Ano, mostra que a criatividade pode e deve gerar impacto real na sociedade”, complementa Gustavo Mouco, vice-presidente da Calia.

O PPA 2025 destacou as campanhas que tiveram, em suas equipes, o maior número de mulheres e profissionais negros. Nessas categorias, o troféu Força Criativa Feminina foi para a agência Droga5 São Paulo, enquanto o troféu Negritudes ficou com a Wieden+Kennedy SP. Após a premiação, a noite de festa foi encerrada com um show da banda Os Paralamas do Sucesso.
