Inovação

Conversa com Fernanda Faria marca primeiro encontro do Nosso Meio em Juazeiro do Norte

Por Luiza Sampaio

11/10/2023 17h48

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Cerca 70 pessoas marcaram presença na 10ª edição do Marketing, Pessoas & Relacionamento para conversar sobre a evolução dos posicionamentos de marca

Com foco em fortalecer a expansão e conexão do mercado nordestino, o Nosso Meio chega em Juazeiro do Norte, terceira cidade mais populosa do Ceará. Fernanda Faria, Diretora de Insights Estratégicos e Análise da agência Pande teve a missão de conduzir e agregar conteúdo na 10ª edição do evento Marketing, Pessoas & Relacionamento, que contou com um público de 70 pessoas, entre profissionais e estudantes. A executiva tem 25 anos de experiência em empresas globais como, General Mills, Natura, Avon, Motorola e Unilever. 

O encontro contou com a parceria de 8 marcas que acreditam no propósito do Nosso Meio em unir marcas e pessoas por meio do conhecimento. Fernando Hélio, Fundador da empresa, apresentou aos convidados a missão e os vastos produtos oferecidos pela plataforma. 

Confira os principais insights desenvolvidos na palestra de Fernanda Faria, Diretora de Insights Estratégicos e Análise da agência Pande:

O tema da conversa foi a (R)evolução da percepção das marcas sobre a consciência social. Fernanda apresentou alguns dos diferenciais oferecidos pela Pande, como as quatro frentes integradas: metodologias específicas; pesquisa e inovação; brand valuation; planejamento estratégico; e expressão da marca. 

“Diria que hoje nós estamos vivendo um processo de evolução do que de revolução e pra isso é importante entender o comportamento do consumidor”, introduz

Fernanda explica que quando se entende o ambiente contextual e macro dos processos, facilita a compreensão das oportunidades e ameaças que podem surgir nos negócios. Por exemplo, o consumidor recebe forças em diversos lugares e isso o influencia, mesmo que entrelinhas. 

Para deixar claro seu pensamento, a executiva instiga uma situação que desenha exatamente um cenário que envolve a mudança do comportamento do consumidor, como a redução do consumo do chiclete. Com isso, ela questiona quais motivos levariam as pessoas a abandonarem o uso do produto. Os convidados relacionaram a questão com  saúde, meio ambiente, novos produtos e a resposta era celulares, porque o consumo do chiclete estava atrelado ao desestresse e relaxamento, semelhante a razão pela qual se dá o uso dos smartphones. 

Ela ressalta que entender o contexto que cerca as mudanças de comportamento do consumidor é um grande tendão de aquiles das empresas. Fernanda explica a diferença dos estados do mundo entre os anos. A transição do mundo Vuca e Bani.

“Hoje a gente vive uma sociedade em rede, que é bem mais inconstante e imprevisível do que a era passada que obedecia uma hierarquia e previsibilidade nos processos. Nós estamos nesse momento do mundo de ganhar consciência sobre o que fizemos no passado e como podemos usar essas experiências para o nosso futuro”, aponta.

Por meio de dados, a executiva revela o impacto dessa evolução de consciência no mercado. 

  • 75% dos brasileiros estão preocupados com as mudanças climáticas;
  • 78% tentam causar impactos positivos ao meio ambiente através de ações diretas;
  • 66% consideram a discriminação contra grupos étnicos, raciais ou religiosos como problemas muito sérios;
  • 76% dos consumidores dizem que a saúde mental e a saúde física são igualmente importantes.

Frente a isso, o maior impacto é na percepção de valor. Fernanda instiga a consciência dos convidados sobre suas próprias marcas, questionando o público com algumas imagens de carros da BMW ao longo dos anos, e indaga qual situação a marca da pessoa se encaixa a partir das revoluções tecnológicas. 

“O valor é dinâmico. Uma mudança acarreta na outra e obriga as pessoas a se renovarem. Qual o valor que nós estamos gerando nos nossos consumidores para que eles valorizem mais as nossas marcas e nossos produtos”, reflete.

Atualmente, pela mudança de percepção, de consciência e de comportamento, existe uma tensão crescente entre preço do produto e valor de impacto socioambiental. A mudança de hábitos e a efervescência do ESG é um sinal disso. 

“A força climáticas e sociais são duas grandes forças que estão gerando a mudança de consciência”, destaca

Ela mostra como a mudança de consciência individual e coletiva está diretamente ligada à construção da marca. Para isso ela lança questionamentos que cada pessoa precisa fazer sobre suas próprias empresas e produtos.

Essa nova visão mudou as perspectivas das necessidades de Maslow, uma teoria da psicologia proposta por Abraham Maslow em seu artigo “A teoria da motivação humana”, publicado em 1943 na revista Psychological Review. Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de auto realização. 

Na construção de valor de uma marca, Fernanda explica que a satisfação do cliente entra como variável no desejo de compra e satisfação dos colaboradores entra como variável no custo dos processos. O equilíbrio entre essas duas pontas impacta diretamente na lucratividade da empresa. 

“É necessário aumentar o desejo de compra para aumentar a capacidade de venda”, ressalta

Ela finaliza mostrando cases de marcas que precisaram se reestruturar de acordo com a mudança do comportamento do consumidor, como a Modess .

A marca exigiu estudo de reestabelecimento dela no mercado, já que antes era uma marca de segmento e foi ficando ultrapassada pela falta de tecnologia e marketing investidos no produto. A Pande assinou o reposicionamento da marca que contou com pesquisas sobre as mulheres e identificações que a marca poderia gerar.

Sobre o Marketing, Pessoas & Relacionamento

O evento tem como objetivo proporcionar um ambiente de conhecimento e relacionamento. Lideranças do mercado se reúnem para usufruírem de um conteúdo de qualidade que permita uma profunda reflexão sobre suas iniciativas nas organizações. Quem promove esse encontro é o Nosso Meio, uma empresa de conteúdo especializado que conecta marcas e pessoas por meio da informação, do conhecimento e do relacionamento.

Ações do Nosso Meio

Além do Marketing, Pessoas & Relacionamento, o Nosso Meio atua em encontros que promovam a inovação no mercado local. Exemplo desse movimento é o NM2B – Nosso Meio To Business – encontro de alta gestão com foco em marketing, inovação e pessoas. Somando três edições, uma delas sendo a Edição Especial Fundadores, o encontro possibilita aos profissionais a chance de embarcar no universo do conhecimento.

Agindo como facilitador de negócios, o Nosso Meio ainda atua em parceria com marcas que desejam promover conhecimento, com esse propósito surge o Encontro com o Mercado, evento que nasce em correalização com organizações que entendem a urgência de investir em conteúdos especializados.