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Copa do Mundo 2022: Relatório da Zygon traça perfil do consumidor que gastará durante a Copa do Catar.

Por Redação

14/09/2022 15h34

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Relatório indica estimativa de 2.8 Bilhões de impressões online no período 

 

No Brasil o futebol é o esporte mais popular do país e a Copa do Mundo desperta ainda mais essa paixão, gerando grandes oportunidades para as marcas. E o relatório organizado pela Zygon, adtech especializada em marketing digital, ressalta que 68% dos brasileiros conectados são fãs de futebol – um crescimento de 12% entre os anos de 2013 e 2021, de acordo com pesquisa do Kantar Ibope Media.

 

A mesma pesquisa revela também que 44% dos fãs de futebol são mulheres. E vale destacar que a Copa do Mundo do Catar já movimenta o ambiente digital e ações de marketing e, esse ano, ela ainda acontecerá próxima de datas como Black Friday e Natal, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

 

O relatório traz ainda um levantamento realizado pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), onde aponta que o Mundial deve beneficiar o setor. E, junto ao crescimento do e-commerce, o faturamento pode chegar a R$ 165 bilhões em vendas até o final deste ano.

 

Acompanhando o comportamento e o consumo desses brasileiros, a pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI, revela que 61% planejam comprar algo e listam itens como: bebidas alcoólica, alimentação delivery, vestimenta à caráter, participação em bolões; contratação de streaming e aumento de velocidade de Internet.

 

“O cenário da Copa do Mundo de 2022 é algo inédito para o mercado e sairá na frente quem, além de se antecipar como endossado pelos nossos especialistas, falar com o consumidor certo. Com todos os dados apontados neste material é possível construir um planejamento que maximize a eficiência de entrega da mensagem, garantindo, no final do dia, a captura de uma audiência que agora – mais do que nunca – quer comprar”, afirma a Chief Operating Officer na Zygon Adtech, Jéssica Miúcha.

 

Audiência

A Zygon mergulhou nas DMPs e encontrou um perfil que já é comum e esperado para a sazonalidade:

 

  •       Masculino (69,66%);
  •       Maduro (35 – 39 anos);
  •       Solteiro (73,98%);
  •       E que pertencem as classes A/B (61,84%).

 

São dois perfis de torcedores: um é responsável pelo sustento da casa, batalha duro, busca estabilidade e economia; por isso prefere descontos, promoções e combos – é aquele que vai comprar uma televisão nova para assistir aos jogos do Brasil. E o segundo é torcedor que opta por exclusividade e não se importa em pagar um pouco mais caro pela inovação.

 

Tendências de Consumo

Uma pesquisa realizada pela Behup, Consumo 2º Semestre, indica que 56% dos entrevistados afirmaram comprar algum produto por conta da Copa do Mundo e, desses, 72% também pretendem comprar na Black Friday. 

 

O estudo trouxe as categorias com maior intenção de compra na Black Friday:

 

  •       34% Roupas e acessórios;
  •       33% Smartphone;
  •       33% Eletrônicos;
  •       27% Eletrodomésticos.

 

No Brasil outra importante tendência de consumo é o conteúdo. Essa produção de conteúdo relacionada à Copa já pode ser percebida nas redes sociais. São mais de 2.8 Bilhões de impressões estimadas para o período.

 

E, segundo estudo publicado pela Meta, 78% dos brasileiros prometem se reunir com amigos e familiares nos dias dos jogos. 80% dos usuários sinalizam que preferem assistir aos jogos de casa e pretendem comprar:

 

  •       56% Carne para churrasco;
  •       55% Bebidas;
  •       51% Salgadinhos;
  •       39% Sobremesa.

 

Mercado de Apostas

O mercado de apostas no Brasil é algo promissor e em crescimento, chegando a movimentar mais de R$7 Bilhões em 2020, segundo o site Aposta Hub – especializado no segmento, e a expectativa é que em 2023 alcance os R$12 Bilhões.

 

67% dos brasileiros consideram apostar online como uma forma de entretenimento e o futebol é o esporte mais apostado, de acordo com a pesquisa – Brazilian Player. 

 

E com a chegada na Copa do Mundo a tendência é que esse mercado fique mais aquecido.

 

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