Com nomes consagrados da publicidade e lideranças das principais agências do estado, o evento celebra uma nova fase do setor criativo pernambucano com projeção nacional
Na tarde de ontem (8), o Novotel Marina Recife foi palco do Cria Encontro Especial, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE). O evento reuniu criativos, lideranças do setor e associados para celebrar uma nova gestão, lançar movimentos estratégicos e debater os rumos da criatividade com quem faz história.
Na ocasião, foi apresentada a nova diretoria do Sinapro-PE, agora sob a liderança de Lelê Carvalho (Trio Comunicação), com Ricardo Lira Cavalcanti (Avesso Propaganda) como vice-presidente. A nova gestão sucede Daniel Queiroz (Ampla) e assume o compromisso de reposicionar o setor publicitário pernambucano como referência nacional, valorizando o talento criativo local e promovendo mais articulação institucional.
“Celebraremos a criatividade pernambucana no Festival Cria PE. Reuniremos profissionais de agências e importantes players do setor em um espaço dedicado ao networking, troca de conhecimentos e discussão de temas impactantes, como transformação digital, criatividade e novas tendências em comunicação. Também premiaremos os trabalhos mais criativos das nossas agências”, afirma Lelê Carvalho, presidente do Sinapro-PE.
“O Sinapro-PE tem papel essencial na articulação do nosso mercado. Nossa proposta é fortalecer ainda mais a atuação das agências locais, valorizando talentos e garantindo representatividade em espaços de decisão e projeção nacional”, completa o vice-presidente Ricardo Lira Cavalcanti.
A diretoria 2025–2028 conta ainda com Josival Eugênio da Silva Júnior (Buzz Lab) como diretor-tesoureiro, Elmo de Britto Cunha do Val (MV2 Partners) como vice-diretor tesoureiro, e Miguel Melo (Ítalo Bianchi) como diretor-secretário. No Conselho Fiscal, figuram nomes de destaque como João de Souza Leão (BG9), Lorena Leal de Farias (Casa Comunicação) e Danilo França da Rocha (Lean). E os suplentes do conselho fiscal: Gustavo Tigre Werneck de Abreu (Urbana), José Fernando Monteiro da Silva (Mandacaru Digital) e Moema Duarte Ribeiro de Oliveira (Oficina).
Cria PE 2025: criatividade com identidade e ambição
O evento também celebra o início do Movimento Cria PE 2025, uma plataforma que pretende fortalecer, capacitar e divulgar as iniciativas mais ousadas e criativas do mercado publicitário pernambucano. O foco é a excelência: transformar a identidade cultural local em vantagem competitiva no mercado nacional. Nos últimos anos, as agências do estado têm se destacado em premiações, rankings e festivais — e o Cria PE 2025 surge como catalisador desse reconhecimento.
Em 2024, o mercado publicitário pernambucano manteve crescimento moderado mesmo diante de um cenário econômico desafiador, com investimentos estimados em torno de R$ 450 milhões/ano em publicidade, incluindo digital, mídia tradicional e ativação. O setor também se destacou por fortalecer políticas de compliance e inclusão, e pela formação de novos talentos para a indústria criativa.