14ª edição

Criadores de conteúdo tornam-se estratégia para aproximar marcas dos seus públicos

Por Redação

18/12/2024 10h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Estudo indica que 68% das empresas aumentaram valores investidos na contratação de criadores digitais em 2024

Os criadores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores, são bastante renomados no meio digital para levar entretenimento, informação e descontração para a timeline dos usuários de redes sociais. No entanto, para além disso, os influenciadores digitais também ganharam novas atribuições, tornando-se parte das estratégias de comunicação de grandes marcas e empresas em todo o mundo.

A verdade é que criar conteúdo no meio digital deixou de ser apenas um hobby e se transformou em uma profissão bem estruturada. Seja na promoção de um produto e/ou serviço ou em campanhas pontuais, tornou-se comum ver os criadores de conteúdo representando grandes marcas.

De acordo com dados do estudo Dados e insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024, realizado pela Influency.me, a periodicidade na contratação de criadores de conteúdo cresceu de 59% para 82%, comparando os anos de 2022 e 2023. O estudo ainda conclui que, em 2024, cerca de 68% das empresas aumentaram os valores investidos na contratação de influenciadores digitais.

A realidade cada vez mais crescente da inserção dos criadores nas estratégias de comunicação tem apresentado um cenário cada vez mais claro de que eles são fundamentais no fortalecimento do elo entre marca e público, produzindo, por meio do storytelling, histórias cada vez mais reais, que vão além da promoção de um produto ou divulgação de serviços, tornando a comunicação ainda mais humanizada e autêntica.

E o estreitamento desse laço tem dado resultados. De acordo com pesquisa realizada pelo YouPix com a MindMiners, seis em cada dez seguidores já realizaram compras recomendadas por criadores de conteúdo.

Rafa Lotto, CEO da YouPix, principal hub de informação, conexão e negócios para o mercado de influência e criadores do país, ressalta que os criadores de conteúdo possuem uma conectividade muito peculiar e intensa, que se tornou interessante para o mercado. “Para além de interessante para o mercado, os criadores estão criando seus próprios negócios, transformando suas comunidades também em seus consumidores ou em seus conteúdos em verdadeiros impérios de mídia. É uma verdadeira revolução que começou com a possibilidade de cada pessoa ser protagonista da sua própria mensagem”, explica.

Ainda de acordo com Lotto, os benefícios da aliança entre marca e criadores de conteúdo, para além da venda, “estão exatamente em acessar uma comunidade sob a ‘lente’ do criador, que dá contexto para a mensagem da marca. Ao contrário da publicidade que interrompeu uma conversa, o marketing de influência participa dela. Isso é muito especial para as marcas”.

No entanto, essa conexão não tem sido positiva apenas para as marcas, mas também para os criadores de conteúdo, que crescem mais nesse mercado. De acordo com um levantamento realizado pelo YouPix e Brunch, cerca de 50% dos influenciadores têm uma renda mensal de até R$ 5 mil.

Aléxia Marina, criadora de conteúdo com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, entende que foi criado um elo muito forte entre influenciadores e suas comunidades, e por isso defende que a comunicação entre as partes precisa ser feita de maneira responsável.

“Os influenciadores têm bastante responsabilidade sobre sua audiência, visto que hoje se tornaram verdadeiros formadores de opinião e impactam diretamente não apenas as decisões de compra de sua comunidade, mas também seus comportamentos e estilo de vida. Entender isso é determinante para criar conteúdos consistentes, gerando identificação e, consequentemente, resultados positivos não só para aqueles que os acompanham, mas também para as marcas que se atrelam a essas narrativas criadas no seu dia a dia”, comenta.E como parte dessa responsabilidade, segundo Marina, é o cuidado em escolher cuidadosamente cada trabalho que será realizado. “Hoje, tudo que um influenciado tem é sua substituição; perder isso pode ser fatal para a carreira de um criador de conteúdo digital. Então, procure conhecer não só a qualidade e a procedência daquilo que vai se atrelar, mas também entender sobre a qualidade dos canais de venda da marca e do suporte ao cliente que eles oferecem é um dos pré-requisitos ao fechar uma parceria hoje”, finaliza.