Destaque

CSO da Pande abre ciclo de palestras no NM2B 2025 com discussão sobre o design estratégico

Por Lucas Abreu

13/08/2025 10h55

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Gian Franco utilizou conceitos filosóficos para destacar o papel do design na análise do passado de uma empresa e projeção para o seu futuro

A 4ª edição do NM2B – encontro para profissionais do mercado, com foco em marketing, inovação e pessoas – iniciou na manhã desta quarta-feira (13), no Espaço L’Ô, em Fortaleza, celebrando o 5º aniversário do Nosso Meio. Realizado pela plataforma de conteúdo especializada em negócios, o evento reúne palestras de grandes líderes, espaço de coworking e uma feira de negócios, onde marcas realizam a distribuição de brindes e oferecem experiências sensoriais e gastronômicas aos participantes.

Abrindo o ciclo de palestras, Gian Franco subiu ao palco para palestrar sobre design e branding. O sócio e CSO da Pande introduziu sua fala com a Matemática do Criativo, onde o que importa é a unidade, e não os interesses individuais. Em seguida, falou sobre o papel do design.

“Uma bússola para navegar em uma parte do mundo onde as coisas podem ser diferentes do que são”, aponta Gian.

Segundo o CSO da Pande, esses conceitos dialogam com os estudos de Henri Bergson, que define o tempo como um estágio de consciência plena, a partir de dois jatos temporais – um do futuro e outro do passado – que convergem no presente. Esse estágio é o que ajuda a determinar as escolhas feitas no passado que ajudam a projetar os caminhos do futuro, com novas ideias. Essas ideias, entretanto, precisam ter um significado para que a experiência seja integral dentro do Mundo Sensível de Platão, conforme os conceitos propostos por Adalbert Ames Jr.

“A experiência humana é uma experiência integral, ela não separa cadeiras de significados”, ressaltou Gian.

Parafraseando o filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella, Gian afirma que o valor é definido por uma série de necessidades que se encontram ao longo da vida, ordenadas naquilo que é mais e menos urgente, variando de indivíduo para indivíduo. E, no caso de uma empresa do presente, essas decisões também são uma forma de design.

“O design estratégico amplia o estado de consciência das empresas de acordo com as decisões tomadas no passado, para que se possa projetar as possibilidades do futuro e, assim, construir a história da organização. Afinal, decidir sobre o futuro, a estratégia, a cultura e o portfólio de uma empresa também é design”, afirmou Gian.

Gian Franco encerrou sua palestra destacando o papel do branding para que empresas possam refletir sobre suas identidades, definir suas atitudes e, assim, chegarem as formas de como devem se expressar. O publicitário também definiu o propósito como uma jornada da empresa de sair de sua missão – quem se é – para sua visão – quem quer ser. Onde os valores construídos a partir desse propósito e perpetuados por profissionais alinhados, capacitados e com ideias transformadoras, leva a organização para um futuro longe da linearidade e do mecaninicismo.

“O mundo não aceita mais ideias mecanicistas e lineares, e se as empresas não entenderem, elas vão começar a sofrer ao longo de suas trajetórias”, finalizou Gian.

­

Sobre o NM2B

O NM2B é um encontro para profissionais do mercado, com foco e marketing, inovação e pessoas realizado pelo Nosso Meio. Durante um dia inteiro, profissionais de alta gestão compartilham insights e estratégias de mercado, com o objetivo de inspirar profissionais a melhorarem o ecossistema local. Cada edição conta com um tema, que capitaneia as palestras, e com uma feira de negócios, onde os participantes podem realizar networking e conhecer as ativações realizadas pelas marcas patrocinadoras.

Na nova edição, o evento conta com o patrocínio de 26 marcas, entre elas estão: Banco do Nordeste, Governo Federal, Eletromídia, Fortes Tecnologia, Unimed Fortaleza, Moura Dubeux, São Geraldo, Somapay, Terravista 360, Unifor, Urbmidia, Aaron Rótulos e Etiquetas, EBM Quintto, Granja Regina, HYPR, Naturágua, 55 Mídia, Samsung Ads, Sobral Indústria Gráfica, Sua Música, UOL, ACADi, Bando Propaganda, Gocase, Mahalo e Sinapro-CE.