Formação visa destacar a importância de jovens terem acesso à informação, além da relevância da educação midiática e do combate às fake news desde à infância
O jornal Joca, em parceria com a ESPM, oferece nos próximos dias 17, 18 e 23 de março o curso online “Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos”. O objetivo do curso é apresentar a importância do jornalismo para crianças e jovens no Brasil e no mundo, trazendo experiências nacionais e internacionais sobre este tema tão importante na formação dos cidadãos desde a infância.
As aulas serão ministradas pela editora-chefe do jornal Joca, Maria Carolina Cristianini, que tem mais de 12 anos trabalhando com jornalismo para crianças e jovens. Esta é a segunda edição do curso idealizado pelo Joca, primeiro e principal jornal impresso voltado ao público infantojuvenil do Brasil.
O curso foi desenvolvido para destacar a importância de crianças e jovens estarem em contato com as notícias da atualidade desde a infância, combatendo as fake news por meio da educação midiática, fomentando o desenvolvimento crítico e ajudando na formação desses cidadãos.
A intenção do curso é fazer com que jornalistas, recém-formados ou estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação em geral e pessoas que tenham interesse em saber mais sobre o assunto possam entender a história, a relevância e os modos de fazer do jornalismo para crianças e jovens.
Conteúdo do curso
As aulas serão divididas em três dias, com atividades realizadas na quarta (17) e quinta-feira (18), das 20 horas às 21h30, e na semana seguinte, também na terça-feira (23), das 20 às 22 horas. Os temas abordados nas aulas serão:
- História e caminho do jornalismo para crianças e jovens
- O atual mercado de jornalismo para crianças e jovens
- Técnicas e recursos
- Convite a exercício prático para análise posterior da professora
- Análise do exercício para cinco alunos que se dispuserem a dividir sua produção com a turma
- Análise de cases
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no site da ESPM.
Informações gerais
Tema do curso: Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos.
Formato: Online, com aulas ao vivo, por webconferência.
Realização: jornal Joca e ESPM.
Data: 17,18, 23 de março.
Carga horária: 5 horas
Preço: R$ 349,00 ou em 10x de R$ 34,90* (alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da ESPM têm 20% de desconto; alunos e ex-alunos de cursos de Educação Continuada da ESPM têm 5% de desconto)
Inscrições: Até dia 15 de março, pelo site http://bit.ly/
Sobre o jornal Joca
O Joca é um jornal produzido especialmente para o público infantojuvenil. Fundado em novembro de 2011, por Stéphanie Habrich, em São Paulo, é o principal veículo brasileiro no setor, trazendo notícias de atualidades para crianças e adolescentes.
Desenvolvido pela editora Magia de Ler, o jornal Joca foi criado com o objetivo de fornecer conteúdos de qualidade, com linguagem adaptada e contextualizada, para informar e ensinar crianças e jovens, desenvolvendo o senso crítico, por meio do jornalismo imparcial.
Com quase 10 anos de existência, o jornal Joca tem entre seus princípios a formação de cidadãos ativos na sociedade, além de trabalhar a Educação Midiática, levando informação de qualidade e o debate sobre o que acontece no mundo para o público infantojuvenil – em suas casas, nas escolas públicas e particulares em todas as regiões do Brasil.
*Texto Divulgação