A mídia Out-of-Home(OOH) está se consolidando cada vez mais como uma presença marcante no cotidiano da população. No último estudo realizado pelo Inside OOH 2023, publicado pela Kantar, o OOH impacta 89% dos brasileiros. Mais notável ainda é a sua representação regional. Em cidades como Recife e no Distrito Federal, por exemplo, o impacto do OOH chega a 95%. Em Fortaleza, essa presença é igualmente significativa, chegando a alcançar 93% da população.
Esses números evidenciam não apenas a onipresença do OOH no dia a dia dos brasileiros, mas também a sua eficácia em alcançar públicos diversificados e em diferentes contextos geográficos. A capacidade dessa mídia de se integrar naturalmente ao ambiente urbano e captar a atenção das pessoas em movimento a torna uma ferramenta poderosa para anunciantes em busca de uma comunicação impactante e relevante.
Daniel Joca, CEO da UrbMídia e das Franquias da Eletromidia do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Amazonas, explica que, diante desse panorama, estar constantemente alinhado com as novas tendências, utilizando inteligência de dados e métricas para permitir campanhas mais personalizadas e direcionadas, resultam numa maior eficácia, tratando-se de uma mídia democrática e de grande alcance, vindo daí a força do OOH.
A Eletromidia é o maior veículo OOH do Brasil com mais de 70 mil faces digitais e estáticas nas principais cidades do país. Daniel destaca também que o OOH está chegando ainda mais longe, para mais pessoas. No caso do Norte e Nordeste, com expansão bem-sucedida para outras capitais, como São Luís, Teresina, Manaus e Belém. Sobre como a mídia OOH ajuda a comunicar numa sociedade intergeracional e sobre sua importância e alcance nesse novo cenário, ele explica:
NM – A mídia Out Of Home (OOH) segue com muita força e parece que não vai perder espaço no futuro. Como você enxerga a mídia OOH numa sociedade intergeracional?
Nossa sociedade ainda é uma grande mistura de pessoas que foram se familiarizando aos poucos com a tecnologia e outras que cresceram com ela na palma da mão. Apesar disso, acredito que o OOH é universal e dialoga com qualquer um por meio das imagens, do movimento, do texto fácil. Há também a própria característica do “fora de casa”, então é uma mídia que existe em ambientes de comum acesso, frequentados por pessoas de todas as idades.
NM – Sabendo que, em alguns casos, temos duas (ou até mesmo três) gerações dentro de uma mesma empresa que precisa ser impactada por uma determinada mensagem, qual é a estratégia a ser utilizada na hora de criar conteúdo para mídia OOH?
A base da elaboração de uma estratégia de veiculação no OOH sempre passa pela pergunta “quem eu quero impactar?”. Às vezes, nos confrontamos com a realidade de que o público-alvo de um determinado projeto pode ser maior do que uma faixa de idade. Uma boa estratégia é sempre a linguagem direta somada à diversificação de ativos, uma mensagem clara presente na jornada desse público, seja nas ruas, em shoppings, nos prédios, acabam agregando públicos mais diversos.
NM – Em 2024, a Geração Z ultrapassará os Baby Boomers no mercado de trabalho. De que maneira isso poderá influenciar na forma como a mídia OOH é utilizada?
Significa um impulso interessante de criatividade, do que se pode fazer com a tecnologia. Estamos falando de um mercado de trabalho com ainda mais pessoas que estão além da alfabetização digital, são profissionais tão integrados com as novas tecnologias e linguagens que irão trazer pontos de vista inéditos sobre o que fazer com a mídia OOH, em formatos que ainda não exploramos. É uma perspectiva bem animadora.
NM – Como a Eletromidia tem se adaptado a essas mudanças no mercado?
A Eletromidia tem se adaptado às mudanças do mercado de OOH ao abraçar a transformação digital. A empresa desenvolveu o Eletromidia Ads, uma plataforma própria que combina dados e algoritmos para recomendar cenários ideais, identificando os ativos mais adequados para atingir os objetivos estratégicos dos clientes e maximizar o impacto de suas campanhas. Essas iniciativas demonstram o compromisso da Eletromidia em se manter na vanguarda da inovação e proporcionar resultados excepcionais aos seus clientes.
NM – Qual o diferencial das mídias OOH da Eletromidia na hora de se comunicar com esse novo formato de público?
Algo que nos diferencia nesse mercado é que reconhecemos a importância da tecnologia no dia a dia de todas as gerações. Estamos cada vez mais integrando soluções tecnológicas inovadoras em nossos ativos, como interatividade, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, conectividade digital, transmissões em tempo real e QR codes.
Tudo isso cria experiências imersivas e envolventes que atraem tanto os mais jovens quanto os mais velhos. É o conceito de Cidade Aumentada, que sobrepõe informações digitais ao mundo físico a partir dos nossos dispositivos móveis.
NM – Diante desse cenário, como você analisa a importância da mídia OOH e seus canais de comunicação?
As plataformas digitais OOH, no caso da Eletromidia, permitem que a gente veicule um conteúdo muito dinâmico e altamente personalizado, onde podemos adaptar a mensagem de uma campanha para diferentes segmentos demográficos, incluindo diferentes faixas etárias, garantindo que cada grupo seja atingido de maneira relevante e que esteja dentro do objetivo do cliente. É um investimento constante não só em novos formatos e tecnologias, como também em novos públicos e oportunidades.
NM – Como a mídia OOH ajuda a comunicar numa sociedade intergeracional?
Somos capazes de trabalhar com conteúdo e formatos que conversam com diferentes grupos etários, abordando temas e tendências relevantes para cada um deles. Acredito que dessa forma nós também estamos integrando essa sociedade intergeracional por meio da tecnologia, seja com campanhas publicitárias, conteúdo informativo ou entretenimento, nossa mensagem é impactante para todas as idades. Outra vantagem de ter um inventário digital tão amplo é que acaba complementando e sendo complementada por outros meios, divulgando conteúdo que está também na internet, por exemplo.
NM – Qual seria aquela “uma coisa” que só a Eletromidia faz junto ao mercado?
A Eletromidia se destaca no mercado de mídia OOH por sua abrangente atuação em diversas áreas, incluindo mídia em transportes, aeroportos, edifícios residenciais e comerciais, shoppings e mobiliário urbano, impactando diariamente mais de 22 milhões de pessoas. Sua inovação constante, combinada com o uso de dados e criatividade, permite o desenvolvimento de soluções que geram resultados e conexões relevantes entre marcas e pessoas, oferecendo uma seleção de conteúdo, serviços e experiências que enriquecem e facilitam a jornada de cada indivíduo, em qualquer momento e lugar.
Sobre
Daniel Joca Bayma, empresário com mais de 20 anos de experiência no mercado publicitário. Em 2007, fundou a franquia da Elemidia em Fortaleza, pioneira no Ceará e consolidada como referência regional. Com a aquisição da Elemidia pela Eletromidia em 2020, sua empresa passou a se chamar Eletromidia Ceará. Em 2023, Joca expandiu a franquia para os estados do Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Reconhecido por sua visão estratégica e liderança, Joca é uma figura influente no cenário empresarial do Nordeste brasileiro.