Análise

David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, avalia o comportamento de marcas patrocinadoras do BBB24

Por Redação

05/02/2024 09h48

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Mais de 60% das pessoas que assistem a reality shows notaram merchandising de produto na TV nos últimos meses; O número está bem acima dos 45,6% da população em geral

Apenas 15,6% dos consumidores no Brasil afirmam assistir a reality shows e outros programas de TV sem roteiro, de acordo com a ferramenta YouGov Profiles, da YouGov. O dado pode inicialmente sugerir que patrocinar programas como o Big Brother Brasil, por exemplo, seja uma ideia com alcance limitado. No entanto, o BBB não é apenas um dos mais bem-sucedidos na indústria do entretenimento do país, como há evidências de que patrocinar um reality show é uma estratégia especialmente eficaz.

Em todas as etapas de captação de clientes, os amantes de programas como o BBB24 são estatisticamente muito mais suscetíveis a patrocínios do que o restante do Brasil. Os dados mostram que 60,2% dos que assistem reality shows notaram merchandising de produtos na TV nos últimos meses, muito mais do que os 45,6% da população em geral. Ainda, 44,3% daqueles que veem essas campanhas acessam as redes sociais do patrocinador (em comparação com 30,9% nacional), e mais importante ainda, mais da metade citou uma postagem no Facebook ou em outra plataforma como o elemento que os levou a realizar uma compra.

Segundo David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, embora todas as marcas tenham investido bastante para impulsionar sua imagem entre os brasileiros, como ocorreu na temporada anterior, nem todas devem obter total proveito deste aporte. Na verdade, dados da plataforma YouGov BrandIndex já mostram diferenças significativas no desempenho das empresas.

A plataforma rastreia 11 das 20 marcas patrocinadoras do evento. Antes do início do BBB24, a empresa que conseguiu criar mais expectativa entre os amantes de reality shows foi a Oi. A operadora de telefonia tinha uma pontuação de 7.1 em Buzz dia 7 de janeiro (um dia antes da estreia do programa) neste segmento. Essa pontuação representa um crescimento de 9.3 em relação à medição obtida quatro meses antes, a maior alta entre as empresas que apoiam o programa. Vale lembrar que esse indicador reflete quantas pessoas ouviram falar da marca em notícias, redes sociais ou com amigos e familiares, bem como quão positivas (ou negativas) são essas histórias.

“Uma das patrocinadoras também parece estar se beneficiando mais de sua participação no BBB24 do que as outras. De acordo com dados do BrandIndex, das 11 empresas que patrocinam o programa e são rastreadas pela plataforma, o Mercado Livre é o que mais melhorou sua pontuação de Consciência da publicidade desde o início do programa. Entre a população em geral, o site de comércio eletrônico registrou uma pontuação de 55.7 nesse indicador em 11 de janeiro de 2024, o dado mais recente disponível e quatro dias após o início da edição deste ano do Big Brother Brasil”, diz Eastman.

Essa cifra representa um aumento de 7.7 pontos em relação à pontuação obtida pelo Mercado Livre em 28 de dezembro de 2023, apenas alguns dias antes do início do programa. O índice de Consciência da publicidade reflete qual percentual dos brasileiros adultos se lembra de ter visto um anúncio da marca em questão nas últimas semanas.

Segundo Eastman, o claro avanço da plataforma de comércio eletrônico pode refletir um impacto maior no público em geral de sua participação até agora no BBB24.