Tiago Caldas conta sobre seu início na empresa e pontua novos planos para o marketing da Cajuína São Geraldo
Promovido a Gerente de Marketing da Cajuína São Geraldo, Tiago Caldas iniciou sua trajetória na empresa em 2016, e, atualmente, colhe frutos da sua atuação, inicialmente, como estagiário da marca, que se intitula como o sabor do Nordeste. Apaixonado pela empresa, o profissional já tinha a Cajuína São Geraldo como parte da sua rotina de consumo, mas foi após uma entrevista, em agosto de 2016, que Tiago iniciou sua aventura dentro da organização.
Com o propósito vivo dentro de si, Tiago entrou disposto a transformar o cenário da comunicação da Cajuína São Geraldo. Para isso, o profissional precisava organizar as redes sociais da empresa e construir um diálogo que fortalecesse a marca.
“Quando eu cheguei não havia praticamente nada de marketing definido na empresa. O Facebook era gerenciado por uma pessoa do RH, que postava algumas datas comemorativas e algumas vagas. A mídia era fechada por algumas pessoas do setor de compras. E os rótulos, artes internas e posts do Facebook, eram criados por um profissional terceirizado. Minha primeira missão foi atualizar todas as mídias que já estavam em veiculação, onde muitas delas ainda falavam dos sabores Cola, Laranja e Light, que a empresa já havia deixado de produzir a algum tempo. Então, criamos novos textos para os testemunhais, solicitamos a criação de um novo jingle, novo VT e vídeo institucional da empresa“, aponta Tiago.
Com a “casa” organizada, Tiago tomou a iniciativa de mergulhar no universo da história da marca. Com uma trajetória de 47 anos, a Cajuína São Geraldo escreveu sua narrativa inserida em costumes culturais da região sul do Estado do Ceará. Com isso, o profissional viu a oportunidade de promover a marca em eventos que estavam no calendário religioso da região.
“Participei de algumas romarias, que são bem fortes em nossa região, e realizei algumas pesquisas com os visitantes da fábrica. Através dessa pesquisa, o comercial recebeu informações de quais regiões estavam com mais dificuldade de encontrar o nosso produto e de onde vinham a maior parte desses visitantes que já conheciam o nosso produto e levavam para suas cidades. Percebi que haviam algumas bolsas sendo vendidas na “barraca dos romeiros”, espaço que temos para receber os visitantes. E utilizei essas bolsas pra montar o “Kit São Geraldo” pra enviar para alguns influenciadores e personalidades famosas. E a estratégia deu super certo e até hoje continua fazendo sucesso!“, conta.
Com os resultados das iniciativas do marketing repercutindo na organização, Tiago foi promovido a Assistente Comercial, o novo cargo trouxe como resultado o crescimento dos seguidores do Facebook, subindo de 9.428 para 47.279. Além do Facebook, Tiago foi responsável pela criação do perfil do Instagram da São Geraldo e a conta alcançou, nesse período, mais de 12 mil seguidores. Porém, internamente, as iniciativas ousadas de Tiago precisavam do aval da diretoria, que geria o negócio de perto e a passos cuidadosos.
“No início foi bem difícil convencer a diretoria a investir no marketing, aprovar algumas ideias e ousar. Tudo precisava ser levado para aprovação dos diretores: cada orçamento, cada ideia, cada passo. E pra mim isso era super compreensível porque aquilo tudo era novidade pra eles. Mas algo que me ajudou bastante a construir a confiança da diretoria foram os relatórios mensais que o gerente comercial me solicitava e adicionava na sua apresentação de resultados. Algumas delas onde eu mesmo ia apresentar”, desabafa o profissional.
Em dois anos, Tiago chegou ao cargo de Analista de Marketing. Com uma intensa atuação na empresa, o profissional já via o setor de marketing estruturado e conseguia, finalmente, alçar novos planos para a Cajuína. Em contrapartida, Tiago se via em um momento diferente, sendo dirigido por uma nova coordenação e, com maturidade, encarou o desafio de ver o setor sendo comandado por outra pessoa.
“Esse tempo foi super importante pra gente, e acredito que foi uma “virada de chave” para o marketing. O marketing deixaria de ser formado apenas por uma pessoa para se tornar um setor. O meu maior desafio foi internamente, de aceitar que outra pessoa estaria chegando pra assumir uma posição acima de mim e que eu teria duas opções: ficar e somar para o crescimento do setor, ou, ficar com raivinha e buscar outra oportunidade. Eu decidi ficar. Foi contratada uma gestora para o setor pra assumir a posição de Coordenadora de Marketing, uma estagiária para nos auxiliar nas demandas internas, e foi contratada a Acesso Comunicação como primeira agência da Cajuína São Geraldo. Foi nesse período que a diretoria determinou uma verba para o marketing trabalhar anualmente, e começamos a ter um pouco mais de autonomia”, esclarece.
Com as demandas das redes sociais sendo geridas pela agência, Tiago se viu finalmente com tempo para criar e inovar algumas marcas da empresa. Nesse período, o profissional criou a identidade visual da Água Mineral São Geraldo, além de dirigir a criação da nova identidade visual da frota da Cajuína.
“Desenvolvemos a identidade visual da Água Mineral incluindo marca, fardamentos, rótulos, adesivos da frota, materiais promocionais e criação das redes sociais da marca. Na Cajuína São Geraldo, continuei com as demandas internas, e orientava a agência sobre a utilização da marca. Também comecei a adaptar o Key Visual desenvolvido por eles para peças de merchandising, frota e outros materiais”, descreve.
Mas, ser Analista de Marketing não era suficiente. Inspirado em avançar e levar o sabor do Nordeste junto, Tiago foi promovido a Coordenador de Marketing e com esse espaço conquistado, trouxe premiações para a marca. Em 2 anos e 10 meses de coordenação, Tiago e sua equipe transformou a Cajuína São Geraldo na 3ª marca que mais representa o Ceará, segundo o Anuário DataFolha Top Of Mind 2022-2023. Nessa coordenação, o profissional criou a house interna da marca e conseguiu de fato estruturar o time que assinasse a voz da Cajuína.
“Começamos também a desenvolver a campanha “O sabor da nossa história” para celebrar os 45 anos da razão social Cajuína São Geraldo LTDA, em parceria com a agência Acesso Comunicação. Essa campanha nos trouxe muitos resultados, prêmios nacionais e até internacionais, e ajudou a posicionar a São Geraldo com o destaque que merece, concorrendo com grandes marcas nacionais”, diz.
Prosperando com propósito dentro da empresa, recentemente, Tiago aceitou mais um desafio e foi promovido a Gerente de Marketing da Cajuína São Geraldo. Sobre a oportunidade, o profissional pontuou como a organização tende a crescer nos próximos anos e como ele se sente motivado a participar desse movimento.
“Posso te dizer com toda certeza que hoje, como gerente de marketing, eu tenho a mesma animação e desejo de ver as coisas mudando pra melhor como quando fui contratado há 7 anos atrás como estagiário. Porém, a diferença é que hoje eu não sou mais um exército de um homem só. Eu tenho um time excelente de marketing do meu lado, tenho a confiança de toda a minha diretoria e Conselho Administrativo da empresa, tenho grandes parceiros dentre fornecedores e amigos, e principalmente muita fé de saber que o Deus que me trouxe até aqui pode me levar ainda mais longe. E como eu disse na minha entrevista ainda como estagiário: Eu quero ajudar a São Geraldo a realizar a sua visão de ser uma marca reconhecida em todo o Brasil”, finaliza.
Ao ser questionado sobre o que o levou a persistir na sua trajetória dentro da empresa, Tiago apontou a fé como sua principal aliada.
“Faça sempre o seu melhor, como se estivesse fazendo para Deus. Porque as pessoas podem não estar vendo, os diretores podem não estar vendo, os outros setores podem não estar vendo, mas Deus está vendo o seu esforço. E no momento certo Ele vai te recompensar! Essa é a mensagem que eu falo sempre para o meu time e vou carregar comigo para o resto da vida”, relembra Tiago Caldas, Gerente de Marketing da Cajuína São Geraldo.
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