A campanha traz um novo olhar sobre o turismo no país e visa posicionar o evento e a instituição como uma vitrine para o turismo e para os brasileiros
A nova campanha do Ministério do Turismo (MTur) intitulada: “Veja o Brasil como você nunca viu”, é assinada pela agência DeBrito Brasil, e levou para todo o país a divulgação do Salão e do Feirão do Turismo 2025, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de agosto, no Expo – Pavilhões Distrito do Anhembi, em São Paulo.
O Feirão ocorreu presencialmente, e se estendeu também ao ambiente online, com programação que ocorre até o dia 27/08. A entrada foi gratuita, e incluiu estandes turísticos, experiências culturais e shows à noite, posicionando o evento como uma vitrine da riqueza e da pluralidade do nosso país.
A iniciativa reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, e destacou a diversidade cultural, gastronômica e natural do Brasil, tendo como foco a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade. Foram os objetivos do evento: estimular o turismo interno, fortalecer o setor e incentivar viagens durante a baixa temporada, com vistas aumentar o número de viagens da população brasileira pelo país até 2027.
A campanha foi a primeira da DeBrito para o MTur, e demandou um trabalho intenso da agência para conhecer o cliente e suas necessidades, bem como suas formas de se comunicar com o seu público. O criativo da agência fez uma imersão pelo Brasil em busca de um conceito inspirador e inclusivo, como sugeria o briefing apresentado pelo novo cliente da agência.
Para além de tornar o Salão e o Feirão do Turismo conhecido entre os brasileiros, o conceito da campanha a ser criada precisava despertar o interesse da população em conhecer mais o Brasil, atrair público para o evento em São Paulo e ampliar a adesão da população aos produtos turísticos das empresas e prestadoras de serviço que aderiram ao Feirão.
Em resposta a esse desafio, a agência chegou ao conceito: “Veja o Brasil como você nunca viu”. Trata-se de um mote instigante que estimula os brasileiros a conhecer o país, e, ao mesmo tempo, buscar um novo olhar para tudo que possuímos em termos de recursos naturais e culturais, além das riquezas presentes na nossa diversidade étnica e nos modos de ser e de viver da nossa gente.
Neste sentido, as massagens, as peças e os formatos propostos contemplam a ideia, sempre em tom de voz, informativo, alegre e criativo, capaz de conectar com tudo que os brasileiros gostam quando o assunto é viajar pelo Brasil: Sol, praia, cachoeiras, música nos mais variados ritmos, aventuras e, até mesmo, um lugar para relaxar e meditar.
A campanha possui peças de veiculação antes, durante e no pós-evento. Para a TV, foram produzidos dois filmes de 30”, sendo um para a divulgação do Salão e outro para o Feirão online, tendo ambos suas versões reduzidas para os diversos meios, inclusive, a internet.
Todas as peças são lastreadas por mensagens que convidam cada brasileiro a ver o Brasil como não se viu antes. Tanto as cenas dos filmes como as dos demais vídeos para a Web são alegres, valorizam os diversos nichos de turismo e as regiões do Brasil, como forma segmentar os públicos e reforçar o desejo de viajar pelo país.
Na mesma perspectiva, estão os banners para a internet, as peças para a Mídia Exterior, anúncios e material gráfico, dentre outros formatos e meios. Já os spots destacam nossa diversidade musical e procuram contemplar os principais ritmos de preferências dos brasileiros, do forró ao “eletrobrega”. Nas redes sociais, as peças criadas tanto para feed quanto para os stories, informam a programação diária e de shows.
A veiculação prioritária será nacional, com foco na divulgação do Feirão, e na praça de São Paulo, contemplando tanto a capital quanto a região do Grande ABC, visando atrair público para o Salão, que acontecerá no Anhembi. Além de São Paulo, as praças do Rio de Janeiro e de Brasília também foram incluídas por apresentarem alto índice de emissão de turistas, sendo as principais origens de viajantes no país, atrás apenas de São Paulo.
Com base nesse cenário, a campanha possui veiculações conforme a seguinte estratégia: Mídia Exterior: São Paulo (capital), Grande ABC, Brasília, Rio de Janeiro; Rádio: São Paulo (capital e região metropolitana); TV Aberta: São Paulo (capital); TV Fechada: Nacional; Internet (Feirão presencial): São Paulo (capital) e Grande ABC; Internet (Feirão on-line): Nacional.
A estratégia de mídia também contemplou os canais segmentados de turismo, como o Canal Off, Modo Viagem e o Travel Box Brasil, durante duas semanas de veiculação nos dias que antecedem o salão e o feirão com 180 inserções de 30”.
Confira:
Ficha Técnica:
Agência: DeBrito Brasil
Cliente: Ministério do Turismo
Produto: Utilidade Pública
Campanha: Salão/Feirão do Turismo
Diretor executivo: Marcuce Luz
Diretor de criação: Pablo Seabra
Criação: Warley Oliveira / Rafael Lima
Diretora de contas: Lorena Carvalho
Atendimento: Paulo Renato Ferreira
Planejamento e Estratégia Digital: Cynthia Rocha
Mídia: Cecilia Crespo, Soraia Duarte, Thiago Ribeiro e Luísa Jaccoud
Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante, Joelma Rosa, Márcio Adriano, Fernando Ferreira e
Adailza Costa
Produtora: Olho Mágico Produções Audiovisuais LTDA
Direção: Felipe Vinhas Santos
Edição: Dico Silva
Pesquisadores: Bruna Porfirio
Motion: Rodrigo Senna
Color: Rodrigo Senna
Coordenação de produção: Luka Medina
Produtora de Áudio: SAXSOFUNNY
Direção Musical: José Mutarelli e Jorge Mutarelli
Atendimento: Lilian Ferreira
CEO: José Mutarelli
Coordenação de produção: Fabrizio Francucci
Finalização/Sound Design: Pedro Lima
Aprovação (cliente): Fábio Pinheiro, Renato Albuquerque, Fabiola Lima, Antônio Serra
