A campanha visa a conscientização da população sobre o papel da fiscalização e os seus benefícios para a segurança da sociedade em geral
Durante o mês de agosto a DeBrito Brasil veicula em todo o país sua nova campanha publicitária intitulada: “Sem palpite. Fiscalização é segurança”. A campanha foi criada para o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e lançada na última segunda-feira (28). O filme tem como um dos principais objetivos reforçar a fiscalização das atividades profissionais da área tecnológica ─ engenharia, agronomia e geociências ─, bem como conscientizar a população sobre o papel da fiscalização e os seus benefícios para a segurança da sociedade em geral.
Para a DeBrito, a produção e idealização dessa campanha foi desafiadora, especialmente, porque a fiscalização nem sempre é bem acolhida pelo profissionais, que muitas vezes a enxergam como punição. Além disso, a população desconhece a real importância da fiscalização para a segurança da sociedade. Tratar desse tema com leveza e uma dose precisa de humor foi o que se propôs a linha criativa da agência, depois da necessária imersão do time, no universo das fiscalizações realizadas em todo o Brasil, principalmente, através dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas).
A agência acumula experiências com campanhas sobre fiscalização e entende que é preciso pensar “fora da caixa”, para abordar um tema, essencialmente técnico e que, ainda, é permeado por interpretações equivocadas. Neste sentido, a criação da campanha partiu para numa nova perspectiva: mais humana, próxima, real e transformadora, conectando o Sistema Confea/Crea com seus públicos de maneira inovadora, autêntica e efetiva.
Para driblar o caráter burocrático e intimidador, além dos estereótipos que a palavra fiscalização representa, o conceito da campanha procurou fazer um contraponto a esses estigmas, mostrando que fiscalizar não é travar processos, mas proteger pessoas e valorizar o trabalho de profissionais. O filme faz um paralelo leve e bem-humorado com um personagem bastante conhecido do nosso cotidiano: o “fiscal da vida alheia”, aquela pessoa que vive dando palpite, critica sem entender do assunto, mas que, no fim das contas, não muda absolutamente nada.
Já o fiscal do Crea é o oposto disso. Ele não dá opinião, ele age. E sua atuação faz diferença real. Ele garante que obras, instalações e projetos estejam nas mãos de profissionais registrados, assegurando qualidade, responsabilidade e, acima de tudo, segurança. Daí nasce o conceito da campanha ‘Sem palpite. Fiscalização é segurança‘, fortalecendo a percepção de que fiscalização, nessas áreas, não é interferir por achismo, mas zelar pela segurança da sociedade. Enquanto, o “fiscal da vida alheia só observa, o fiscal do Crea protege.”
A campanha possui filme com 60” e uma versão de 30”, com uma pegada bem-humorada, leve, e até mesmo cômica, e conta com a presença de um narrador que também compõe a cena, junto com outros personagens ao fundo do cenário.
A produção do filme mobilizou a participação de mais de 100 pessoas na missão de construir uma vila cenográfica. O filme contou com um cenário exclusivo, minimalista e sóbrio, privilegiando uma estética “bem a cara” do Confea. O cenário foi pensado e produzido nos mínimos detalhes para dar vida à história de cada personagem.
A campanha possui veiculação na TV aberta, fechada e conectada. Além de mídia exterior, canais digitais e rádio.
Confira:
Ficha Técnica:
Agência: DeBrito Brasil
Cliente: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)
Produto: Institucional
Campanha: Fiscalização
Diretor executivo: Marcuce Luz
Diretor de criação: Pablo Seabra
Criação: Camila Oliveira e Pedro Pessoa
Executivo de Conta: Helena Pessôa
Planejamento e Estratégia Digital: Cynthia Rocha e Iandra Aguiar
Mídia: Iandra Carvalho e Daniella Paiva
Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante, Joelma Rosa e Fernanda Bersan
Produtora: Plural Imagem e Som
Direção de Cena: Fabio Ribeiro
Direção de Fotografia: Marcelo Brito
Direção de Arte: Ana Carolina Mendes
Direção Executiva: Márcio Lemes e Rafael Rabelo
Atendimento Executivo: Eunice Marquez
Coordenação Geral: Flávio Moura
Produção Executiva: Marina Marttins
Assistente de Direção: Carla Rebouças Ribeiro e Catarina Vilela
Direção de Produção: Eleomar Rogério
Técnico de Som: Stella Neres
Produtora de Áudio: Elos estúdio
Aprovação (cliente): Marina Mattus
