As empresas de Tecnologia da Informação (TI) têm enfrentado desafios contínuos na hora de alavancar suas vendas. Apesar de ser um setor em constante evolução e crescimento, o aumento da concorrência e a necessidade de oferecer soluções cada vez mais inovadoras têm tornado o processo de venda mais complexo.
Uma das principais dificuldades é encontrar o equilíbrio entre a abordagem de vendas técnica e comercial. A carência de profissionais especializados em vendas no setor de TI é um gargalo enorme. Diversas empresas de tecnologia têm excelentes técnicos, programadores e engenheiros, mas têm dificuldades em encontrar profissionais com habilidades comerciais, o que pode limitar a capacidade de se expandir e alcançar novos clientes.
A solução para esses desafios pode estar em uma combinação de estratégias. Contratar técnicos com habilidades comerciais ou treinar vendedores para entender melhor as tecnologias pode ser uma saída. Outra opção é contar com parcerias com empresas de consultoria em vendas, que podem ajudar a alavancar as vendas através de ações de desenvolvimento do time de vendas.
Pesquisa realizada pela plataforma RD Station mostrou que, em 2022, 59% das empresas não destinaram verba para o desenvolvimento constante do time de vendas. Sabemos o quanto é importante que os times comerciais busquem o desenvolvimento contínuo. A área de vendas é extremamente dinâmica e muda o tempo todo, por isso, estar atualizado e em constante desenvolvimento traz ao vendedor uma camada mais estratégica dentro da operação.
É importante que as empresas de TI foquem em soluções inovadoras e de alta qualidade, que realmente atendam às necessidades dos clientes. O problema de não treinar vendas é que acabamos acreditando no talento e na improvisação do vendedor e não criamos um processo e um discurso que funcione. A venda consultiva, que entende o cenário e suas problemáticas e com isso conduz para a melhor proposta de solução, essa sim é o melhor e mais sustentável caminho.
Diego Azevedo
CEO do Grupo Ruanda