Inovação

Descubra o que a Terravista 360 absorveu na maior feira voltada para o universo das tecnologias imersivas, a Laval Virtual 2023

Por Redação

24/04/2023 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Fernando Fernandez, diretor executivo do Grupo Terravista, vive a experiência da Laval Virtual 2023 e conta o que Terravista 360 irá implementar de novo

 

De olho nas tendências que cercam a tecnologia imersiva, a Terravista 360 esteve na França nos dias 12 a 14 de abril na 25° edição da Laval Virtual, feira voltada para experiências e conteúdos sobre realidade virtual e aumentada. Com o tema ‘Think the future’, a feira trouxe o que há de mais moderno no universo digital e mostrou como o mundo virtual está cada vez mais real. Presente no evento, Fernando Fernandez, diretor executivo do Grupo Terravista, contou ao Nosso Meio quais foram as grandes novidades da maior feira voltada às tecnologias imersivas da Europa e cita como as empresas seguem inovando.

 

 

“A Illumetry apresentou um pacote de hardware e software que possibilita trabalhar na frente do que pareceria ser um simples monitor de computador, e com a ajuda de um óculos XR ter a experiência de trabalhar com hologramas 3D. Uma solução focada em indústrias que necessitam de construções 3D, uma grande evolução da visualização de objetos 3D. A Barco, com outros parceiros, apresentaram a mesma tecnologia aplicada a displays de maiores formatos. Uma outra tecnologia que me chamou a atenção foi uma solução da empresa 4D Views, que apresentou uma solução de escaneamento volumétrico, uma tecnologia que já dominam a alguns anos, mas que vem sendo melhorada dia a dia. São tantas inovações e novidades, tive a percepção de que os últimos dois anos foram um salto tremendo em relação a evolução das tecnologias imersivas. Com certeza voltamos com a cabeça fervilhando”, relata Fernando.

 

A Laval Virtual 2023 recebeu grandes corporações como Meta, Microsoft e Samsung. Pautas como o futuro do XR, dilemas do metaverso e os benefícios do uso da realidade virtual/aumentada foram debatidas no evento. Além disso, empresas como Amazon, Snapchat e Chanel contaram como a realidade virtual transformou a rotina de trabalho interno e consequentemente impulsionou as vendas. 

 

Além das grandes temáticas debatidas, a feira possibilitou a experimentação de um conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos. 

 

“No que se refere a hardware, considerando os “cascos”, como os Franceses chamam (óculos), estavam presentes todos os maiores fabricantes com todo o arsenal disponível para experimentar, Meta, Vive, Pico, Hp, Barco entre outras. A Microsoft ganhou destaque, porque montou uma vila de parceiros, com muitas empresas principalmente da Europa e dos EUA. Destaco algumas empresas de criação de conteúdos como as Francesas Orange, Realcast e Small Creative, a Australiana Plum Baldas Production, A Alemã Quantumbar, e a Brasileira Studio Kwo”, descreve Fernando.

 

Com a ida para a feira com o olhar estratégico, Fernando compartilhou que a experiência no evento oxigenou as possibilidades que a imersão tecnológica pode proporcionar em um evento. A Terravista 360 trouxe na bagagem o que há de mais moderno no mercado tecnológico e certifica que a imersão tecnológica é a chave perfeita para gerar entretenimento nos encontros.

 

“A tecnologia está aí disponível e basta criatividade para aproveitar o melhor dela. Jogos personalizados, tour virtuais, cinema VR, experiências em 360 com foco nas pessoas, são muitas as possibilidades disponíveis hoje para gerar entretenimento e principalmente engajamento nos participantes dos eventos. O limite está na criatividade e no bolso do cliente”, diz.

 

Ainda como fruto do evento, a Terravista 360 trouxe em primeira mão para o Ceará a tecnologia Motion Capture, de uma empresa dinamarquesa. O método da empresa permite que as expressões faciais sejam captadas e espelhadas em um avatar virtual. Com esse recurso, é possível criar um personagem 3D com expressões mais reais e em menos tempo. Essa tecnologia foi responsável pela criação da Maya, a influenciadora virtual do Nosso Meio que foi desenvolvida pela engenharia digital da Terravista 360. O diretor executivo do Grupo Terravista, explica como a Motion Capture facilita a criação dos personagens 3D.

 

Conheça a Maya, influenciadora virtual do Nosso Meio

 

“As animações de personagens 3D sempre tiveram custos muito elevados por conta do tempo que se necessitava para implementar movimentos, além da dificuldade em dar qualidade e realismo a esses movimentos. Hoje com esta tecnologia a captação e animação real time, diminuem os prazos de execução e por consequência possibilita a redução de custos para os clientes e possibilitando que mais empresas tenham acesso a estas tecnologias. O Motion Capture pode ser utilizado em vários segmentos do nosso mercado, comerciais de TV, avatares virtuais e pode ser utilizado também em eventos, já que o funcionamento dele é real time”, compartilha Fernando.

 

De acordo com as previsões da Global Data, itens de realidade virtual gerarão uma receita global de US$ 50 bilhões até 2030. Segundo Fernando Fernandez, a realidade virtual vem se desenvolvendo desde a década de 90, e contribui atualmente para vários setores do mercado, como a indústria automobilística, aeronáutica, medicina, dentre outros. Mas, o que impressiona o diretor do Grupo Terravista é como a realidade virtual está, rapidamente, evoluindo. 

 

O que me chamou muito a atenção é que as tecnologias imersivas envolvem agora quase todos os sentidos. Visão e audição, é claro, mas também o tato, com as novas soluções táteis com luvas hápticas que permitem sentir os objetos virtuais tocados ou agarrados. Os mais recentes desenvolvimentos neste campo permitem até sentir o calor e o frio. O olfato também é possibilitado graças aos difusores de cheiro conectados a uma ferramenta informática, portanto há muito o que explorar e desenvolver. Aqui na 360 costumamos dizer que o cliente tem total liberdade para imaginar, nós buscaremos materializar”, finaliza.

 

Sobre a Terravista 360

Após mais de uma década de atuação no desenvolvimento de filmes publicitários e uma larga contribuição com a indústria cinematográfica, a Terravista Filmes lançou, recentemente, a Terravista 360, um braço de soluções completas que atende o setor corporativo e de eventos. Complementar a esse novo portfólio, o grupo ainda tem a Cine Boutique, que desde 2015 promove a locação de equipamentos para produções audiovisuais de pequeno, médio e grande porte no Nordeste.

 

Veja o que só o NM mostra na montagem do evento Cenários do Varejo 2023 com a Terravista 360

 

Para conhecer mais sobre a Terravista, acesse: www.terravistafilmes.com.br

E-mail: atendimento@terravista360.com.br

Telefone: (85) 98164.8821

Endereço: Rua Monsenhor Carneiro da Cunha, 442 – Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE, 60811-290