Cursos de informática, ciência da computação e design gráfico lideram o ranking
A busca pelo desenvolvimento de habilidades digitais tornaram-se mais requisitadas, especialmente no mercado de trabalho. Áreas relacionadas a tecnologias, dados, design e profissões que utilizam o ambiente digital para vendas ou divulgação de produtos e serviços – como as redes sociais – já possuem um forte espaço dentro das empresas.
Entretanto, para se tornar um profissional que consiga ocupar esses locais, a qualificação é o primeiro passo para o encontro de boas oportunidades, e o brasileiro tem buscado se aperfeiçoar nessas áreas, segundo o estudo realizado pela DataCamp. A plataforma de cursos online de tecnologia, dados e inteligência artificial apontou quais foram os cursos mais buscados em 2024 voltados para o desenvolvimento de habilidades digitais.
Abaixo, é possível conferir o ranking com os quinze cursos mais procurados nas áreas de tecnologia, dados, design e comunicação digital:
Design, marketing e redes sociais
Dentro do desenvolvimento de habilidades digitais, mas voltadas para profissões que são conectadas com ramos da comunicação, cursos de marketing digital e de social media ganham mais espaço, especialmente em um momento em que as redes sociais são fonte de renda para muitos – desde blogueiros até pequenos empresários que dependem das plataformas para gerar renda. Já o curso de design gráfico, mais tradicional, segue bastante visado pelos brasileiros, aparecendo em terceira colocação no ranking. As áreas tendem a atrair pessoas que gostem da combinação do uso de conhecimentos técnicos com a criatividade.
IA e conhecimentos gerais
Alguns conhecimentos estão bastante atrelados às áreas do universo digital, mas podem ser usados em diversos segmentos do mercado. É o caso do excel, do pacote office e, recentemente, da inteligência artificial. Essas são ferramentas que possibilitam seu uso de forma básica até um nível avançado.
Com o surgimento da inteligência artificial e sua utilização já estabelecida na rotina de parte da população, o aprendizado de recursos como o ChatGPT se mostra estratégico para profissionais de todas as áreas e posições, pois aparece como um instrumento facilitador da execução de tarefas. Com a inteligência artificial mais presente no cotidiano, além de aprender suas funções para o auxílio em diversas tarefas, abrem-se vagas para quem se torna especialista no uso das ferramentas.
Tecnologia
Na tecnologia, percebe-se uma busca intensa por conhecimentos basilares da área, como nos cursos de informática e de tecnologia da informação, que estão diretamente ligados com a produção, armazenamento, transmissão, acesso e segurança de informações. Outro campo que gera interesse é o da programação, que pode ser percebido pelas buscas por cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, além do interesse por algumas linguagens específicas de programação como power bi e python.
Dados
A área de dados cresceu significativamente nos últimos anos, com destaque para 2024. Muitas das profissões relacionadas à análise e ao uso de dados aparecem como promissoras para 2025. Dentre os cursos mais buscados, os de ciência da computação, sistemas da informação e ciência de dados demonstram o crescente interesse dos brasileiros.
Para Martijn Theuwissen, COO do DataCamp, no meio digital, especialmente após os avanços acelerados observados com a inteligência artificial, mais raro alguém não precisar se aperfeiçoar regularmente, realizando novos cursos quase anualmente. “O mercado já está exigindo competências diversificadas e rápidas adaptações, tornando cursos – realmente aplicáveis no dia a dia – fundamentais para quem deseja se destacar e se manter relevante profissionalmente”, diz.
Metodologia
Para descobrir os cursos voltados para habilidades digitais mais buscados em 2024, a DataCamp partiu da investigação dos termos comumente utilizados pelos brasileiros para essa procura, como: “curso”, “curso de”, “aprender” e “aprendizado em”. Foram levantadas as buscas de plataformas da internet como Google, Bing, Youtube, TikTok, X e Pinterest. Analisaram-se então os dados disponíveis do último ano, correspondendo ao período de novembro de 2023 a outubro de 2024. Para a criação do ranking, foram selecionados os quinze primeiros cursos que apresentaram maior volume de buscas, na soma dos últimos doze meses.